
26/02
03/03
04/03
06/03
07/03
09/03
11/03
13/03
22/03

Outra história


Em casa e com estreia de três novos jogadores, Brasília mostra bom rendimento e bate Vila Velha no primeiro dia de disputas da segunda etapa da LDB 2013
Por Liga Nacional de Basquete


A campanha do Uniceub/BRB/Brasília na primeira etapa da LDB 2013 não foi das melhores, mas nesta quarta-feira a equipe deu mostras de que pode melhorar na competição. Com uma boa atuação, o esquadrão candango bateu o Vila Velha/Garoto/IVV/Cetaf, pelo placar de 84 a 55, em duelo disputado em seus domínios, no Ginásio da Asceb, na capital federal.
Depois de somar apenas três triunfos nas nove primeiras rodadas do maior campeonato de base do basquete brasileiro, o time da Região Centro-Oeste do país conheceu sua quarta vitória na LDB. Enquanto isso, os capixabas possuem agora uma campanha de três resultados positivos também em dez jogos disputados.
Além de jogar em casa, o Brasília contou com outro trunfo para sair vencedor. A equipe comandada pelo técnico Ronaldo Pacheco teve as estreias do armador Bruno, do ala Maxwell e do ala/pivô Salvador. Com seus três reforços no quinteto titular, o time dominou as ações do início ao fim e não deu chances aos adversários.
“Demos o primeiro passo para a nossa recuperação no campeonato. Temos como objetivo a classificação entre os oito melhores e vamos atrás disso. Tivemos a estreia de três jogadores que não estavam na primeira etapa e nosso time ainda está ganhando uma cara. Sei que nossa produção pode ser ainda melhor e vamos tentar evoluir para os próximos jogos”, afirmou o treinador do Brasília, Ronaldo Pacheco.
Ex-jogador do Paulistano/Unimed, Bruno mostrou um ótimo cartão de visitas em sua estreia. O camisa 23 marcou 14 pontos, distribuiu seis assistências, apanhou quatro rebotes e teve o melhor índice de eficiência da equipe (22). Outros destaques do time candango foram o ala Paulo e o pivô Ronald, que marcaram 20 e 13 pontos, respectivamente.
[galeria id=”40629″]
Jogando em seus domínios, Brasília começou a partida com tudo. Com um defesa forte e uma rápida saída para os contra-ataques, a equipe da capital federal rapidamente colocou 13 a 4 de vantagem, com pouco mais de dois minutos jogados. O Vila Velha até esboçou uma reação, graças a boas jogadas da dupla Rafael Mauro e Robson, mas o esquadrão candango manteve sua postura agressiva e fechou o primeiro quarto 22 a 14 de vantagem.
Diante de uma defesa por zona dos capixabas, Brasília passou a explorar o jogo interno, com o pivô Ronald. E deu certo. O jogador mais experiente do time comandado por Ronaldo Pacheco não só pontuou, como deu liberdade para que seus companheiros pudessem arremessar sem marcação. Sem dar chances de os rivais encostarem, os donos da casa mantiveram o controle da partida em suas mãos e fecharam a primeira metade da partida com 12 pontos de frente: 40 a 28.
O começo do terceiro quarto até foi animador para o Vila Velha. Com seis pontos seguidos de Rafael Mauro, os capixabas baixaram a desvantagem no placar para 42 a 34. Mas a partir deste momento só deu Brasília. Novamente com uma defesa agressiva, que gerou facilidade para a realização de contra-ataques, a equipe da capital federal engatou uma ótima sequência e rapidamente apagou a reação dos rivais.
Até então discreto na partida, o armador Bruno comandou as ações dos candangos, com direito a boas infiltrações, assistências e até mesmo uma bela enterrada. Desta maneira, após uma incrível sequência de 31 a 8, o time anfitrião fechou a parcial com o placar em 73 a 42 a seu favor.
Com 31 pontos de frente, Brasília pouco precisou se esforçar para confirmar sua vitória e o técnico Ronaldo Pacheco deu um descanso a seus principais jogadores. Também recheado de reservas em quadra, o Vila Velha venceu a última parcial, por 13 a 11, mas não conseguiu ameaçar em nenhum momento a liderança dos rivais no placar.
“Nosso time é muito novo e sentimos um pouco o jogo. Também tivemos muita dificuldade nos rebotes, já que não temos um jogador da posição cinco e jogamos contra um time que tem um cara muito alto, que é o Ronald. Mas agora temos que esquecer essa derrota e pensar nos próximos jogos”, disse o ala do Vila Velha Rafael Mauro, cestinha do jogo, com 23 pontos.
A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).