#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Outro cenário

14-05-2017 | 02:17
Por

Agora com “papel principal”, Arthur Pecos é destaque no Jogo 3 e vive expectativa por disputar as Finais do NBB CAIXA pela 2ª vez

Quando o Paulistano/Corpore chegou às Finais do NBB CAIXA pela primeira vez, na temporada 2013/2014, Arthur Pecos era apenas um garoto e tinha papel de coadjuvante na equipe. Agora, o cenário é outro e, apesar de ter apenas 22 anos, o armador é um dos grandes protagonistas da campanha que levou o clube da capital paulista novamente à decisão da competição nacional.

Pecos teve atuação fundamental para triunfo alvirrubro no Jogo 3 da semifinal, com 19 pontos e quatro assistências (João Neto/LNB)

Único remanescente do elenco finalista na edição 2013/2014 – Renato Carbonari também fazia parte daquela equipe, mas teve uma passagem pelo São José antes de retornar ao clube nesta temporada –, Pecos veste a camisa do Paulistano pelo quarto ano seguido e vive, de longe, o melhor momento de sua carreira.

Na partida que cravou a classificação do Paulistano às Finais, neste domingo, Pecos teve uma atuação grandiosa e foi um dos principais destaques do triunfo por 70 a 67 sobre o Universo/Vitória. Ditando o ritmo do ataque paulista, o jovem jogador marcou 19 pontos e distribuiu quatro assistências, além de registrar quatro rebotes e duas bolas recuperadas.

“Nós somos um time. Quando um dos jogadores não está, cada um dá um pouco a mais para suprir essa ausência. Eu estou muito emocionado e chegar nas Finais do NBB CAIXA é demais. Acho que hoje atuamos como um time. Conseguimos segurar a vantagem quando precisamos, chegamos a vitória e agora estamos com a vaga na decisão”, disse Pecos, que soma 9,6 pontos por jogo nesta temporada – sua maior média no NBB CAIXA.

Formado nas categorias de base do Palmeiras, Pecos chegou ao Paulistano justamente na temporada 2013/2014. Com Kenny Dawkins como armador principal, além de Manteguinha que se revezava entre as funções de armador e ala/armador, Pecos teve pouco tempo de quadra naquele histórico campeonato para o clube.

Em sua quarta temporada com o Paulistano, Pecos vai para segunda decisão de NBB CAIXA, agora como um dos protagonistas (João Neto/LNB)

“Tenho muita gratidão ao Paulistano. Eu tive uma oportunidade muito grande com o Palmeiras e vim para cá para ser o segundo armador daquele time. Criei minha raiz aqui e a única palavra que posso expressar pelo Paulistano é gratidão”, disse Pecos, que fechou a fase de classificação com a quarta maior média de assistências do campeonato, com 5,6 por jogo.

De lá para cá, muita coisa mudou e o armador virou uma das referências do técnico Gustavo De Conti em quadra. Nesta temporada, o camisa 14 é o terceiro jogador que mais fica em quadra pelo Paulistano, atrás apenas de Georginho e Lucas Dias, com média de 25,8 minutos por jogo.

“Eu tive a oportunidade de estar no time que chegou as Finais do NBB CAIXA 13/14 e aprendi muito com os jogadores que estavam lá, inclusive o Kenny (Dawkins) era um deles. E é bom demais voltar a decisão, não tem preço. A oportunidade que o Gustavinho está dando para a gente é fantástica e precisamos agarrar ainda mais agora, indo com tudo para a final”, concluiu Pecos.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.