HOJE
Outro cenário
Por
Mão na massa e ensinamento de sobra: atletas estrelas aprovam experiência como técnicos no primeiro dia do Nike Elite NBB Camp
O 1º Nike Elite NBB Camp trouxe uma nova experiência para cinco dos mais renomados jogadores do NBB CAIXA. Chamados de “atletas estrelas”, Fúlvio, Larry Taylor, Shamell, Jefferson e Murilo foram os responsáveis por treinar os 22 garotos escolhidos para participar do evento promovido por Nike e LNB.
A iniciativa inédita de colocar atletas em atividade para sessões de treinamentos com jovens prospectos tem como objetivo aprimorar o nível técnico visando impacto imediato e promover o intercâmbio entre as mais variadas gerações do basquete nacional.
“Estar com esses garotos de alto nível e poder passar alguns ensinamentos foi algo muito gratificante. Tenho uma escolinha de basquete, mas lá trabalho com crianças que estão iniciando. Aqui foi completamente outra coisa e espero que os garotos tenham pegado um pouquinho dos ensinamentos de cada um dos ‘veteranos’. Quando era garoto, eu não tive nada parecido com isso e esses moleques estão dando um passo à frente em suas carreiras”, disse Jefferson.
Durante o primeiro dia de atividades, cada um dos “atletas estrelas” comandou treinos com quatro garotos de sua posição. Fúlvio ficou com os armadores, Larry Taylor com os alas/armadores, Shamell com os alas, Jefferson William com os alas/pivôs e Murilo Becker com os pivôs.
“Esse camp foi muito bom para os jogadores. Eles são o futuro do basquete brasileiro e, com a ajuda de nós jogadores mais experientes e técnicos, podemos passar algumas dicas e dar alguns toques para eles melhorarem. Todos que estão envolvidos querem ver o basquete brasileiro crescer. Esse foi só o primeiro desse camp e espero que tenhamos muitos outros. Acho que estamos no caminho certo”, declarou Larry.
Ao longo dos treinamentos, os “atletas estrelas” colocaram a mão na massa, literalmente. Sem medir esforços, os cinco craques do NBB CAIXA exemplificaram situações para os garotos e suaram a camisa durante as atividades realizadas no Club Athletico Paulistano, em São Paulo (SP).
“A paixão pelo basquete fala mais alto em um momento como esse. Ver a vontade que os garotos estão de aprender, de tentar tirar algum ensinamento específico, é algo que nos deixou ainda mais animado para esse evento. Se trata de uma iniciativa fantástica, que na prática se tornou algo extremamente útil para o desenvolvimento do basquete nacional”, disse Murilo.
Nas atividades, os jogadores experientes usaram ações de jogo para passarem seus ensinamentos aos jovens. Desde as mais diversas situações de finalização até dribles e fintas mais ousadas, os “atletas estrelas” apresentaram um grande conteúdo técnico aos jovens jogadores.
“O mais bacana desse camp é passar os atalhos, as malícias. Tentei ensinar aquele passe entre as pernas que gosto de dar. Acho legal a gente passar isso, porque o passe natural, o arremesso, o corte, eles já sabem. Mas temos que passar coisas mais detalhadas. Isso faz total diferença”, comentou Fúlvio.
Antes do treinamento em quadra, os garotos passaram por uma rápida sessão de palestras e vídeos, com direito a uma participação especial do armador Marcelinho Huertas, capitão da Seleção Brasileira nas últimas competições. Outro a discursar para os meninos foi Shamell, que falou sobre métodos de treinamentos usados por Kobe Bryant, seu ídolo pessoal.
“Nossa missão aqui é ajudar os meninos. Queremos fazer eles entenderem mais detalhes, a ter mais leitura de jogo. Eu, que sou americano, vim de uma cultura assim, em que os ensinamentos são compartilhados e os garotos são preparados para jogar no mais alto nível. Esses meninos são o futuro do basquete brasileiro e esse evento é um primeiro passo. O evento já é um sucesso e tomara que seja o primeiro de muitos”, disse Shamell.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.