HOJE
Página histórica
Por Liga Nacional de Basquete
Segunda equipe brasileira a participar da pré-temporada da NBA, Bauru inicia série de dois amistosos nos EUA nesta quarta, contra New York Knicks, ao vivo no SporTV

O técnico Guerrinha faz os últimos ajustes para a partida histórica entre Bauru e Knicks (Caio Casagrande/ Bauru Basket)
Falta pouco para o Paschoalotto/Bauru escrever uma nova página em sua história no basquete. Nesta quarta-feira (07/10), a equipe bauruense entra em quadra, no Madison Square Garden, em Nova York, para dar início a sua sequência de dois amistosos na pré-temporada da NBA.
O primeiro adversário do time comandado pelo técnico Guerrinha será nada mais nada menos que o New York Knicks, uma das franquias mais tradicionais da liga norte-americana. As duas equipes se enfrentam nesta quarta, às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais do SporTV.
“Cresci vendo grandes jogos do Knicks no Madson Square Garden. Vi o Michel Jordan jogar lá pelos Bulls e imaginar que vou atuar no mesmo local que estrelas da NBA atuam é simplesmente indescritível”, disse o ala norte-americano Robert Day.
“Esse convite não acontece de uma hora para outra. Trabalhamos duro por muito tempo para que o basquete de Bauru ganhasse forma e estivesse entre os melhores do Brasil. Começamos pequeno lá atrás e fomos crescendo com muito trabalho e chegamos até aqui”, declarou o técnico Guerrinha.
Após desempenho quase que perfeito na temporada passada, com as conquistas do título da Liga das Américas, da Liga Sul-Americana, do campeonato estadual, do vice-campeonato do NBB 2014/2015, o Bauru iniciou a temporada 2015/2016 com a disputa da Copa Intercontinental contra o Real Madrid (ESP) e agora terá pela frente mais duas partidas importantes para sua história.
“Quando entramos no projeto, imaginávamos buscar títulos como o Paulista, Brasileiro, tentar ganhar algum internacional, como a Liga Sul-Americana ou Liga das Américas, mas nunca imaginei disputar o mundial contra o Real Madrid ou estar na NBA representando o Brasil. Isso é fruto não só do investimento, mas de um bom trabalho de todos, conseguimos reunir um grupo de profissionais competentes dentro e fora das quadras e acho que isso fica uma mostra que se trabalhar certo, o basquete brasileiro pode ter bons frutos”, destacou Rodrigo Paschoalotto, presidente do patrocinador máster do Bauru.

Após duas partidas históricas contra o Real Madrid (ESP), o Bauru se prepara para encarar a sequência de jogos contra o Knicks e o Wizards (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
Já para o New York Knicks, mesmo sendo a sua primeira na pré-temporada, o jogo contra o Bauru tem uma importância relativamente grande. Depois de vencer apenas 17 dos 82 jogos na temporada passada – 20,7% de aproveitamento, o pior da história da franquia – os Knicks esperam já começar a temporada 2015/2016 com a mão direita.

O astro Carmelo Anthony é o grande protagonista do New York Knicks (NBAE/Getty Images)
Com o ala norte-americano Carmelo Anthony como grande estrela, o time comandado pelo técnico Derek Fischer contratou o pivô Robin Lopez, o ala/armador Arron Afflalo, os alas/pivôs Derrick Williams e Kyle O’Quinn, e selecionou o pivô letão Kristaps Porzingis e o armador Jerian Grant no Draft 2015.
Após o confronto contra o Knicks, a equipe bauruense viaja até a capital norte-americana para seu segundo e último amistoso na pré-temporada da NBA. O adversário será o Washington Wizards, do pivô brasileiro Nenê Hilário, no domingo (11/10), no Verizon Center, às 19 horas, também com transmissão dos canais SporTV.
“No ano passado eu estava em Nova York de férias, fiz um tour pelo Madison Square Garden e pensei se um dia eu teria a chance de jogar ali. Estou muito ansioso para enfrentar o Knicks, em um ginásio que possui uma grande história. Depois é focar em nosso último duelo nos Estados Unidos, contra a forte equipe do Washington Wizards, do brasileiro Nenê”, comentou o armador Ricardo Fischer.
De todo o elenco bauruense, o ala Alex Garcia é o único que possui experiência em atuar na NBA. Na temporada 2003/2004, depois de quatro anos de destaque pelo COC/Ribeirão Preto, Alex vestiu a camisa do poderoso San Antonio Spurs em sua primeira temporada no basquete norte-americano.
No ano seguinte, após deixar a franquia de San Antonio, Alex partiu para o New Orleans Hornets e disputou a temporada 2004/2005 por lá. Com oito partidas, sendo três delas como titular, o ‘Brabo’ conquistou médias de 5,5 pontos, 2,3 assistências e 1,9 rebotes, em média de 18 minutos em quadra por jogo.
“Fico muito feliz em poder voltar a atuar na NBA agora defendendo as cores do Brasil e de Bauru. É sempre bom estar no melhor basquete do mundo, e se estamos aqui representando o Brasil significa que nosso país tem capacidade e competência para isso. Vou tentar fazer meu melhor para fazer bons jogos e representar bem o Brasil”, comentou o ala Alex Garcia.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca