HOJE
Palmas para ele
Por Liga Nacional de Basquete
Secretário Geral da FIBA Américas, Sr. Alberto Garcia é eleito a Personalidade do Ano pela LNB e recebe homenagem durante Copa Intercontinental
Eleito a Personalidade do Ano pela Liga Nacional de Basquete, o Sr. Alberto Garcia, Secretário Geral da FIBA Américas, recebeu uma homenagem no último domingo, durante o intervalo do histórico Jogo 2 da Copa Intercontinental 2014 entre Flamengo e Maccabi Tel-Aviv (ISR), vencido pelos brasileiros, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ).
Alberto recebeu a placa das mãos do Diretor Institucional e ex-presidente da LNB, Kouros Monadjemi, e do Secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, que por sua vez, foi o premiado na temporada 2012/2013, curiosamente na mesma HSBC Arena, após a decisão do NBB5, entre Flamengo e Unitri/Pilhas Energizer, também vencida pelos rubro-negros.
“Realmente é um prêmio muito importante. Geralmente você trabalha por muitas coisas e não tem um reconhecimento. Criei um sentimento muito grande com a Liga Nacional do Brasil e por isso venho dando toda a ajuda a eles. Me lembro que quando a Liga ainda não existia, propus ao Grego (ex-presidente da CBB e atual presidente da ABASU) e ao Kouros (ex-presidente e atual diretor institucional da LNB) que fosse criada a Liga Nacional de Basquete com apoio meu e da FIBA. Estou muito contente com o agradecimento”, contou Alberto Garcia.

Alberto Garcia recebeu o prêmio das mãos do Diretor Institucional e ex-presidente da LNB, Kouros Monadjemi, e do Secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, dono do prêmio do ano passado (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)
Desde a fundação da LNB, em 2008, Alberto tem acompanhado e incentivado o basquete brasileiro em suas atividades, sempre trabalhando para que o Brasil tivesse o maior número de times nas competições internacionais, sedes nas mesmas, clínicas para árbitros, entre outras coisas.
Além de tudo isso, o Secretário Geral da FIBA Américas, nascido na Argentina, também estimulou o intercâmbio internacional de funcionários da Liga, como a ida do Gerente Técnico, Paulo Bassul, para o Mundial da Espanha, onde pôde conhecer as instalações e o modo de trabalho da Liga ACB (Espanha) e da Euroliga.
Contudo, o feito de Alberto Garcia que mais se destacou foi a criação da Copa Intercontinental, competição que resgatou a disputa de um título mundial de clubes depois de 17 anos, e ainda possibilitar que as duas edições da mesma fossem realizadas no Brasil – em 2013 em Barueri (SP), com Pinheiros/SKY e Olympiacos (GRE), e em 2014, com Flamengo e Maccabi Tel-Aviv (ISR).
“O Alberto (Garcia) sempre lutou exaustivamente para melhorar e dar mais oportunidade às equipes brasileiras internacionalmente, seja na Liga das Américas, ou em nos garantir a realização da Copa Intercontinental no Brasil. Ele assumiu pessoalmente esse compromisso com a gente para nos dar essa oportunidade. Fomos vistos no cenário internacional e acabamos sendo campeões do mundo. E isso gera um crescimento vertiginoso no nosso basquete. Ele foi o responsável por isso, por nos dar essa oportunidade. Ele, de fato, abraçou o Brasil e está sempre tentando ajudar o basquete brasileiro a crescer”, comentou o diretor institucional e ex-presidente da LNB, Kouros Monadjemi.
Como parte de seus objetivos no basquete brasileiro, Alberto Garcia afirmou que logo mais será aberta uma sede da FIBA em solo verde-amarelo, afim de impulsionar os trabalhos de crescimento da modalidade no país já visando competições futuras que o Brasil virá a disputar, como os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e a Copa do Mundo de Basquete de 2019.
“A Liga Nacional é muito boa para os jogadores. No entanto, ainda temos muitas coisas por fazer, como trabalhar na base, implantar o trabalho em cada Estado, em cada município. Estamos abrindo uma sede da FIBA no Brasil, e assim daremos sequência, juntamente com a CBB, a todo um programa de evolução do basquete no país. As Olimpíadas de 2016 já estão aí. Temos que pensar pra frente, em 2020, 2024, tem também o Mundial de 2019 chegando. Temos que pensar coisas para o futuro, não para agora”, completou Alberto Garcia.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca