HOJE
Panteão completo
Por Liga Nacional de Basquete
Rosa Branca e Ubiratan são homenageados pelo Corinthians com bustos na entrada do ginásio do clube ao lado de Amaury Pasos e Wlamir Marques
O Panteão do Basquete Corintiano está completo. Em cerimônia realizada no último sábado (22/02), o Alvinegro inaugurou os bustos de Rosa Branca e Ubiratan, que agora ocupam um lugar de destaque ao lado dos também lendários Amaury Pasos e Wlamir Marques, na entrada do ginásio do clube, no Parque São Jorge.
A solenidade contou com participação dos familiares dos ex-jogadores, além da presença do presidente do Corinthians, Augusto Melo, o gerente de esportes terrestres, Marco Polo Lopes, e o diretor cultural, Raul Corrêa. Diretor-executivo da Federação Paulista de Basketball (FPB), Enyo Correia também esteve presente na cerimônia.

Entrada do ginásio Wlamir Marques onde estão os bustos dos jogadores. Foto: José Manoel Idalgo
Natural de Araraquara, interior de São Paulo, Carmo de Souza, conhecido como Rosa Branca, defendeu o Corinthians por boa parte da carreira. Pelo clube do coração, o armador foi três vezes campeão brasileiro (1965, 1966 e 1969) e lá se aposentou em 1971. Pela seleção, ele foi bicampeão mundial (1959 e 1963), além de conquistar duas medalhas de bronze olímpicas (1960 e 1964).
Ubiratan Pereira Maciel nasceu em São Paulo (SP) e também foi três vezes campeão brasileiro com o Corinthians ao lado de Rosa Branca. O pivô ficou nove anos no Parque São Jorge, até 1970, antes de ir para o Venezia, da Itália. Apelidado de Cavalo de Aço pela sua força e vitalidade, ele conquistou quatro medalhas em Mundiais: ouro (1963), prata (1970) e bronze (1967 e 1978), além do bronze nos Jogos Olímpicos de 1968.
Ver essa foto no Instagram
Em outubro do ano passado, o Corinthians já havia homenageado Amaury Pasos. A cerimônia aconteceu dois meses antes da morte do jogador, em 12 de dezembro. Ele atuou pelo Corinthians de 1966 a 1972, conquistando cinco títulos metropolitanos, três títulos paulistas, dois títulos brasileiros e duas edições do Campeonato Sul-Americano, além de dois títulos mundiais, em 1959 e 1963, duas medalhas olímpicas de bronze, em 1960 e 1964, e quatro Campeonatos Sul-Americanos, entre muitos outros resultados expressivos daquela seleção brasileira.
Antes de Amaury Pasos, em novembro de 2023, o homenageado havia sido Wlamir Marques, que inclusive dá o nome ao ginásio do clube. Conhecido como “Diabo Loiro”, o ex-jogador nasceu em São Vicente e é um dos maiores jogadores de basquete da história do Brasil, sendo uma peça fundamental da lendária geração de jogadores brasileiros que conquistaram a medalha de bronze nas Olimpíadas de Roma, em 1960, e foi peça-chave nas campanhas que levaram o Brasil à glória nas conquistas do Mundial em 1959, no Chile, e em 1963, no Brasil.
A homenagem reforça o compromisso do Corinthians com o reconhecimento do legado de seus ídolos, mantendo essa memória viva para as próximas gerações.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
Unoesc Basket Joaçaba
Betim América Towers
Brusque Basquete
Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí
Fluminense
IVV/CETAF
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
UNIFACISA
Vasco/Tijuca