HOJE
Pantegra Negraé inspiração
Por Liga Nacional de Basquete
Greg Brown (Campo Mourão) e MJ Rhett (Flamengo) homenagearam o Pantera Negra no Torneio de Enterradas de 2018
O falecimento de Chadwick Boseman (43 anos) abateu o mundo inteiro. O ator de Pantera Negra lutava há quatro anos contra um câncer no cólon e, mesmo entre cirurgias e sessões de quimioterapia nesse período, fez 10 filmes, visitou crianças com câncer e ainda deixou um filme gravado na Netflix, previsto para 2020. Foi de fato um herói.
Descanse em paz, Chadwick. #WakandaForever 🖤 pic.twitter.com/JdW5YBUQ32
— NBB (@NBB) August 29, 2020
No meio do esporte, a comoção também foi enorme. Vários atletas e personalidades em geral fizeram publicações em homenagem ao ator, que inspirou principalmente a comunidade negra com sua mensagem de força e empoderamento no filme e, é claro, com sua brava luta contra o câncer durante esses quatro anos.
Uma das imagens mais vistas nas timelines dos fãs de esporte foi a de Chadwick Boseman entregando a máscara do Pantera Negra para Victor Oladipo (Indiana Pacers) durante o Torneio de Enterradas da NBA em 2018, ano em que o filme foi lançado.
No NBB não foi diferente. Ainda em 2018, poucas semanas depois do lançamento do filme (sucesso absoluto de bilheteria no mundo inteiro), dois atletas usaram o Pantera Negra como inspiração no Torneio de Enterradas no Ginásio do Ibirapuera: MJ Rhett (Flamengo) e Greg Brown (Campo Mourão).
MJ Rhett, norte-americano naturalizado dominicano, vestiu a máscara de Pantera Negra, fez o gesto tradicional cruzando os braços com seus companheiros de Flamengo na época (Varejão, JP Batista, Ronald Ramon, David Cubillán e José Neto) e partiu para a cravada.
Rhett chegou até a grande final depois de sua cravada caracterizada pelo herói da Marvel, vencendo o duelo contra o mesmo Greg Brown, que também usou a máscara do Pantera Negra em sua cravada.
Antes de sua tentativa, Greg Brown, norte-americano do Campo Mourão, também fez o ritual do Pantera Negra com Shamell. Em sua performance, ele tentou pular por cima de ninguém menos que Leandrinho Barbosa. Não conseguiu e viu seu rival ir à decisão. No fim, o campeão foi Gui Bento.

Greg Brown também homenageou o Black Panther em sua enterrada no Jogo das Estrelas de 2018 (Fotojump/LNB)
O Torneio de Enterradas é um momento que envolve criatividade e inspirações. Vários super-heróis já foram homenageados na disputa, como por exemplo o Batman, que se tornou a marca registrada de Gui Deodato, bicampeão das cravadas se vestindo de Cavaleiro das Trevas.
Heróis são heróis porque inspiram, e Chadwick Boseman é um deles. Seja com ou sem a máscara do Pantera Negra, ele deixou uma mensagem de força, perseverança e luta ao mundo inteiro. Seu legado jamais será esquecido. Rest in Power, Black Panther.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca