#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Para 2015

05-01-2015 | 12:13
Por Liga Nacional de Basquete

Brasília, Basquete Cearense, Liga Sorocabana e Rio Claro anunciam contratações na virada do ano e reforçam seus plantéis para a sequência do NBB 7

Lamonte viveu momentos brilhantes pelo Peñarol e atuará pela 1ª vez no NBB (FIBA Americas/Divulgação)

Lamonte viveu momentos brilhantes pelo Peñarol e, agora pelo Brasília, atuará pela 1ª vez no NBB (FIBA Americas/Divulgação)

Apesar de o NBB 7 ter parado para as festas de final de ano, três equipes aproveitaram a pausa para reforçarem seus plantéis. UniCEUB/BRB/Brasília, Basquete Cearense, Liga Sorocabana e Rio Claro Basquete foram às compras e terão novidades em seus elencos para a sequência da temporada 2014/2014 da maior competição do basquete brasileiro.

Depois de confirmar a chegada do ala/pivô norte-americano Vernon Goodridge, que inclusive já fez sua estreia pela equipe, na vitória sobre o Basquete Cearense, Brasília acertou com mais um atleta nascido nos Estados Unidos para a disputa da competição nacional. Para ocupar a lacuna deixada por Darington Hobson, que deixou o time por motivos particulares, o time da capital federal contratou o experiente ala Kyle Lamonte, de 30 anos.

Bastante conhecido na América do Sul, Lamonte teve grandes momentos com a camisa do tradicional Peñarol de Mar del Plata (ARG). Pela equipe platense, o jogador, de 1,91m de altura, foi o MVP (Jogador Mais Valioso) do título da Liga das Américas 2010 e ainda conquistou o tricampeonato da Liga Argentina (2009/10, 2010/11 e 2011/12). O novo reforço candango teve uma rápida passagem pelo Flamengo no final de 2010 e também já atuou no Uruguai e na Turquia.

Matheus chega à Liga Sorocabana com a experiência de ter disputado todas as edições do NBB (LC Moreira/Divulgação)

Matheus chega à Liga Sorocabana com a experiência de ter disputado todas as edições do NBB (LC Moreira/Divulgação)

Outra equipe a fazer mudanças em seu elenco durante a virada de ano foi a Liga Sorocabana. Após anunciar as dispensas dos alas Schneider e Tarvon Gaines, a equipe do interior paulista acertou a contratação de três experientes jogadores: o armador Matheusinho e os alas Edu Mariano e Fernando Vera.

Depois de defender o Basquete Cearense nas duas últimas edições do NBB, Matheusinho, de 34 anos, estava no Linense Basquete na disputa da Divisão de Acesso do Campeonato Paulista e agora disputará sua sétima temporada da competição nacional. Antes, o experiente jogador também passou por Franca e São José/Unimed.

Quem também chega ao time sorocabano e atuará no NBB pela sétima vez é Edu. Com passagens anteriores por Limeira, Paulistano, Araraquara, Cearense e Espírito Santo, o jogador jogará pela sexta equipe diferente na competição nacional. Por sua vez, Vera disputará o maior campeonato de basquete do país pela primeira vez.

O Rio Claro também se reforçou para o restante do NBB 7. O esquadrão comandado pelo técnico Chuí acertou a chegada do ala Cícero Gonzaga, que disputou a última edição do nacional pela equipe do Espírito Santo. Aos 28 anos, o jogador também acumula passagens pelo0 basquete universitário norte-americano e pela Liga Australiana.

Por fim, o Basquete Cearense foi outro a se movimentar. O time nordestino contratou o pivô paraguaio Guillermo Araujo, que já atuou por Paulistano e Pinheiros em solo brasileiro. Nome frequente na seleção de seu país, o jogador tem um longo currículo e já vestiu as camisas de diversos e tradicionais times da América do Sul:  Sol de América (Paraguai), Libertad Sunchales (Paraguai), Guaros de Lara (Venezuela), Capitanes de Aracebi (Porto Rico) e Cetro Juventud Sionista (Paraguai).

Araujo, do Pinheiros, e Cipolini e Day, do Uberlândia

Última equipe do paraguaio Araujo no Brasil foi o Pinheiros; novo reforço cearense tem duas temporadas do NBB em seu currículo (João Pires/LNB)