HOJE
Para chegar lá
Por Liga Nacional de Basquete
Precisando de apenas uma vitória para garantir vaga inédita nas Finais do NBB, Palmeiras desafia Espírito Santo, nesta terça, no Palestra Itália
O Palmeiras/Meltex está muito perto de disputar as Finais do NBB pela primeira vez em sua história. Mas para alcançar este objetivo, o time alviverde precisa conquistar uma vitória nas duas últimas partidas que tem a fazer na fase de classificação da sexta edição competição nacional.
E a primeira chance carimbar o passaporte aos playoffs da temporada 2013/2014 do maior campeonato do país será nesta terça-feira (01/04), quando a equipe do técnico Betão desafia o já rebaixado Espírito Santo, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP), às 20 horas.
“Apesar de não brigar pelos playoffs, o Espírito Santo tem atletas de muita qualidade e um treinador experiente, que nos conhece muito bem. Então, vamos encarar as dificuldades que esse jogo reserva, mas fazer de tudo para conquistar uma vitória em casa”, disse o ala alviverde Guto, lembrando que o técnico do time espírito-santense é Ênio Vecchi, ex-treinador do Palmeiras.
Depois de enfrentarem os capixabas, os palmeirenses encerrarão sua participação na primeira fase do NBB 2013/2014 do NBB na quinta-feira (03/04), contra o Minas Tênis Clube, novamente no Palestra Itália, também às 20 horas.
Para conseguir a vaga inédita nas Finais do NBB, o clube de Parque Antártica, atualmente, na 11ª colocação, com campanha de 13 triunfos em 30 jogos no campeonato (43,3% de aproveitamento), precisa ganhar apenas um dos dois duelos que lhe resta.
Se triunfarem nos dois compromissos, o time paulista avança na 11ª colocação e automaticamente classifica o já garantido Mogi das Cruzes/Helbor em 12º. Já se levarem a melhor em apenas um dos jogos, os mogianos podem assumir o 11º lugar se vencerem seu duelo contra o Flamengo.
Porém, se for superado por capixabas e mineiros, o Palmeiras perderá a vaga para o Macaé Basquete, que já encerrou sua participação na primeira fase e pode conseguir a classificação às Finais mesmo sem entrar em quadra. Caso isso aconteça, as equipes ficariam com a mesma campanha, 13 vitórias em 32 jogos realizados (40,6% de aproveitamento), e os macaenses levariam a melhor no confronto direto – no primeiro turno, derrota por sete pontos de diferença (92 a 85) e vitória no duelo válido pela segunda metade da competição por oito pontos (101 a 93).
Desta forma, independente do resultado do Mogi, a ordem final dos classificados terminaria com os mogianos em 11º e o time do litoral norte do Estado do Rio de Janeiro em 12º.
“Uma vitória será suficiente para confirmarmos a classificação, mas jogaremos os dois últimos jogos, contra Espírito Santo e Minas, com muita seriedade. Nosso foco é a vaga nos playoffs e faremos o que for preciso para conquistá-la”, destacou o capitão do Palmeiras, o pivô Tiagão.