#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Para chegar lá

31-03-2014 | 11:51
Por Liga Nacional de Basquete

Precisando de apenas uma vitória para garantir vaga inédita nas Finais do NBB, Palmeiras desafia Espírito Santo, nesta terça, no Palestra Itália

O Palmeiras precisa vencer um de seus dois jogos restantes da 1ª fase do NBB (Fábio Menotti/Divulgação)

O Palmeiras precisa vencer um de seus dois jogos restantes da 1ª fase do NBB (Fábio Menotti/Divulgação)

O Palmeiras/Meltex está muito perto de disputar as Finais do NBB pela primeira vez em sua história. Mas para alcançar este objetivo, o time alviverde precisa conquistar uma vitória nas duas últimas partidas que tem a fazer na fase de classificação da sexta edição competição nacional.

E a primeira chance carimbar o passaporte aos playoffs da temporada 2013/2014 do maior campeonato do país será nesta terça-feira (01/04), quando a equipe do técnico Betão desafia o já rebaixado Espírito Santo, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP), às 20 horas.

“Apesar de não brigar pelos playoffs, o Espírito Santo tem atletas de muita qualidade e um treinador experiente, que nos conhece muito bem. Então, vamos encarar as dificuldades que esse jogo reserva, mas fazer de tudo para conquistar uma vitória em casa”, disse o ala alviverde Guto, lembrando que o técnico do time espírito-santense é Ênio Vecchi, ex-treinador do Palmeiras.

Depois de enfrentarem os capixabas, os palmeirenses encerrarão sua participação na primeira fase do NBB 2013/2014 do NBB na quinta-feira (03/04), contra o Minas Tênis Clube, novamente no Palestra Itália, também às 20 horas.

Para conseguir a vaga inédita nas Finais do NBB, o clube de Parque Antártica, atualmente, na 11ª colocação, com campanha de 13 triunfos em 30 jogos no campeonato (43,3% de aproveitamento), precisa ganhar apenas um dos dois duelos que lhe resta.

Se triunfarem nos dois compromissos, o time paulista avança na 11ª colocação e automaticamente classifica o já garantido Mogi das Cruzes/Helbor em 12º. Já se levarem a melhor em apenas um dos jogos, os mogianos podem assumir o 11º lugar se vencerem seu duelo contra o Flamengo.

Porém, se for superado por capixabas e mineiros, o Palmeiras perderá a vaga para o Macaé Basquete, que já encerrou sua participação na primeira fase e pode conseguir a classificação às Finais mesmo sem entrar em quadra. Caso isso aconteça, as equipes ficariam com a mesma campanha, 13 vitórias em 32 jogos realizados (40,6% de aproveitamento), e os macaenses levariam a melhor no confronto direto – no primeiro turno, derrota por sete pontos de diferença (92 a 85) e vitória no duelo válido pela segunda metade da competição por oito pontos (101 a 93).

Desta forma,  independente do resultado do Mogi, a ordem final dos classificados terminaria com os mogianos em 11º e o time do litoral norte do Estado do Rio de Janeiro em 12º.

“Uma vitória será suficiente para confirmarmos a classificação, mas jogaremos os dois últimos jogos, contra Espírito Santo e Minas, com muita seriedade. Nosso foco é a vaga nos playoffs e faremos o que for preciso para conquistá-la”, destacou o capitão do Palmeiras, o pivô Tiagão.

O Palmeiras precisa vencer para não ser alcançado pelo Macaé (Fábio Menotti/Divulgação)

O Palmeiras, de Tyrone Curnell, precisa vencer para não ser alcançado pelo Macaé (Fábio Menotti/Divulgação)