HOJE
Para começar bem 2013
Por Liga Nacional de Basquete
No topo da tabela e mirando a liderança do NBB, Paulistano e Franca fazem a partida de abertura do ano de 2013
O primeiro jogo de 2013 do NBB colocará frente à frente duas fortes equipes dessa temporada: Paulistano/Unimed e Vivo/Franca, que se enfrentaram nas oitavas de final da temporada passada, onde os francanos levaram a melhor por 3 a 0. O jogo marcará o duelo entre o melhor rebote e melhor defesa da temporada 2012/2013. A partida será neste sábado (05/01), no Ginásio Antonio Prado Jr, São Paulo (SP), às 16h00, com transmissão ao vivo do SporTV.
Após sofrer duas derrotas consecutivas para Mogi das Cruzes/Helbor e Vila Velha/UVV/Garoto, o Paulistano vem de uma boa vitória na última rodada, contra o São José, fora de casa, e espera continuar vencendo.
“Tivemos duas derrotas inesperadas pelo momento estávamos, enfrentamos duas boas equipes mas que precisávamos vencer. Nos recuperamos bem, num jogo que também não esperávamos vencer contra São José. Contra Franca será um jogo muito duro, contra uma equipe muito aguerrida, organizada, com uma defesa ponto forte, estamos treinando muito esse aspecto. Vai ser um jogo muito bom e estamos confiantes na vitória”, disse o técnico Gustavo de Conti, o Gustavinho.
Um dos quesitos dominados pelo Paulistano é o rebote. A equipe da capital paulista é líder de rebotes da competição, com média de 36,6 por partida. Gustavinho falou sobre o bom desempenho da equipe nesse quesito.
“Nossos rebotes são resultado muito treino, treinamos muitos dominar o garrafão na defesa, muita disposição, e os rebotes ofensivos, isso acontece pela organização tática, arremessamos na hora certa, com a equipe organizada, por isso temos bons rebotes ofensivos, não tomamos muitos contra-ataques pois a equipe está sempre bem equilibrada”, comentou o treinador.
Já o Franca ocupa a quinta posição da temporada e vem de duas vitórias consecutivas, contra os estreantes Suzano e Palmeiras. Os francanos também apresentam um bom desempenho contra a equipe paulista, em 11 partidas já disputadas entre as equipes no NBB, venceram nove.
“Traçamos no início o objetivo de entrar no G4, sabemos que é difícil, mas não tivemos nenhum tropeço até agora, todas as derrotas que tivemos eram permissíveis. Os meninos melhorando a produção e os mais velhos estão dando boa base para a equipe. Nós teremos dois jogos muito importantes, contra o Paulistano e Pinheiros, contra essas equipes, uma vitória vale o dobro, o Paulistano é uma ótima equipe, aguerrido, orgazniado, e temos que tomar muito cuidado, principalmente com eles jogando em casa”, disse o treinador.
O time francano vem demonstrando que a defesa é um de seus pontos fortes. As estatísticas do NBB podem provar isso. A equipe é a que menos sofre pontos, com média de 67,6 por jogo, é líder em roubos de bola, com média de 10,6 por jogo, e também é a primeira colocada em tocos, com 3,6 por partida.
Lula ainda falou sobre o sucesso na parte defensiva, e promete marcação forte contra o Paulistano: “Combinamos no início do campeonato que o time teria a defesa como seu principal forte, essa é a filosofia de jogo de Franca, que não é pautada em cima de jogadores, e sim em cima de sistemas, e essa defesa forte viabiliza os contra-ataque, com cestas fáceis, e ainda o time jogando em conjunto no ataque, conquistamos as vitórias”, comentou.
Apesar das duas equipes estarem em posições semelhantes no NBB, a história foi diferente na LDB. O Franca é um dos favoritos ao título da competição, e conseguiu a classificação para segunda fase, com três vitórias em quatro jogos, perdendo apenas para o anfitrião do grupo, o Brasília. Já o Paulistano, não obteve o mesmo sucesso. A equipe que chegou ao quadrangular final na primeira edição, nem se classificou para segunda fase, perdendo duas das três partidas disputadas.
Um dos destaques da equipe na LDB, o jovem Léo Meindl comentou o bom retrospecto da equipe no torneio sub-22: “Nosso time vem fazendo um bom trabalho com os mais novos, isso acaba sendo muito bom para nós. Mantemos um bom ritmo de quadra no adulto, e isso fez com que tivéssemos sucesso na LDB”, disse.
O atleta ainda confia na boa campanha do time para vencer o Paulistano: “Estamos confiantes para esse jogo, fazemos uma campanha boa, estamos treinando forte e vamos com tudo em busca da vitória”, finalizou Léo Meindl.