HOJE
Para dar continuidade
Por Liga Nacional de Basquete
Basquete Cearense recebe o embalado, porém desfalcado, Brasília, no Ginásio da UNIFOR, visando se firmar na zona de classificação para os playoffs

O Basquete Cearense, do reboteiro Felipe Ribeiro, e o engrenado Brasília, de Arthur, duelarão para firmarem em suas campanhas (Montagem/LNB)
Em busca de subir na tabela de classificação e quebrar a série de dez vitórias seguidas do adversário, o SKY/Basquete Cearense recebe, nesta terça-feira (26/02), o vice-líder Uniceub/BRB/Brasília, no Ginásio da UNIFOR, em Fortaleza (CE), às 20h00 (de Brasília). Os atuais tricampeões vão em busca do 11º triunfo consecutivo na temporada, e seguir a caça ao líder Flamengo.
O time da região Nordeste é o décimo colocado da temporada, com 11 vitórias em 23 partidas (47,8% de aproveitamento), e vem de derrota para o líder Flamengo, também jogando em casa.
“Sabemos das dificuldades de enfrentar o Brasília. É um time que vem de dez vitórias seguidas, mas isso é uma motivação maior para que a gente possa quebrar essa sequência e volte a vencer no campeonato. O time treinou muito forte depois do jogo contra o Flamengo, e todos estão prontos para fazer um grande jogo”, afirma o pivô Felipe Ribeiro.
Além de grande destaque da equipe, Felipe Ribeiro é uma das esperanças do Basquete Cearense para superar os candangos nesta terça-feira. O camisa 33 do esquadrão nordestino é o reboteiro do campeonato, com média de 9,2 rebotes por jogo, e ainda tem uma média de 15,9 pontos por partida.
O atleta comemora a boa fase na carreira, mas não esquece do time ao falar de suas atuações. “Fico feliz com os números. O meu sucesso depende do sucesso do time, e isso tem acontecido”, disse Felipe.
Para o técnico da agremiação do Ceará, Alberto Bial, o time precisa firmar seu padrão de jogo e, com calma, poderão obter o sucesso na competição. “Temos que jogar o nosso jogo, com calma, porque, assim, conseguiremos colocar em prática o que sabemos e poderemos ir ainda mais longe no NBB”, observou o treinador.
Dono da segunda posição na tabela do NBB, somando 19 vitórias em 23 confrontos (82,6% de aproveitamento), o Brasília está embalado na temporada. O time da capital Federal acumula dez triunfos consecutivos, mas mesmo assim, esperam partida dura contra a equipe do Nordeste.
“Esperamos um jogo difícil, o time cearense vem de derrota e vai querer a recuperação jogando ao lado de sua torcida. Além disso, temos ciência da boa campanha que estão fazendo, principalmente em Fortaleza. Então, a expectativa é de mais um jogo duro, em que teremos que sair com a vitória para continuar na luta pela primeira colocação”, comentou o ala Arthur.
Porém, o Brasília terá alguns obstáculos nesta partida. O técnico José Vidal não contará com Ronald e Isaac, ambos em São José dos Campos (SP) para a disputa da segunda fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2012, torneio sub-22. Além dos jovens atletas, o ala/pivô Guilherme Giovannoni, que desfalcou a equipe na última partida, ainda é dúvida para o confronto contra o Basquete Cearense.
“Estou melhor, mas ainda não sei se estarei em quadra. Vou fazer alguns testes e aguardar o parecer do nosso departamento médico”, explica Giovannoni.
Na partida do primeiro turno, os atuais tricampeões do NBB superaram os cearenses, em casa, por 92 a 77.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca