HOJE
Para despontar!
Por Liga Nacional de Basquete
Em posições antagônicas na zona de classificação dos playoffs, Flamengo e Caxias do Sul se enfrentam neste domingo pelo NBB 15/16
Neste domingo, em jogo isolado, o último colocado da zona de classificação para os playoffs do NBB, Banrisul/Caxias do Sul, e o líder da competição, o CR Flamengo, se enfrentarão no Ginásio Vasco da Gama, às 11 horas, pela 29ª rodada do maior campeonato de basquete do país.
Após se classificar para o Final Four, o Flamengo voltou a concentrar suas forças no NBB. Na última sexta-feira a equipe da Gávea enfrentou o EC Pinheiros e teve que suar para vencer a equipe paulista em pleno Ginásio Henrique Villaboim, por 81 a 75.
Com esse resultado a equipe carioca acumula 18 vitórias em 22 jogos e se isolou na liderança do NBB 15/16. Está à duas vitórias do segundo colocado, Paschoalotto/Bauru, que tem dois jogos a mais e o mesmo número de triunfos. O time comandado pelo técnico José Neto tem apenas mais um jogo no maior campeonato de basquete do país até a fase final da Liga das Américas 2016.
Além disso, o Flamengo possui cinco jogadores na votação para o Jogo das Estrelas 2016 do NBB. Robinson, JP Batista, Marquinhos, Meyinsse e Ronald Ramon podem ser escolhidos para os times em que duelarão no próximo dia 19 de março, em Mogi das Cruzes.

Na última sexta-feira, o Flamengo conseguiu vencer o difícil confronto contra o Pinheiros (Daniel Forley/ECP)
O Caxias tem seu melhor aproveitamento na temporada até este jogo (29,2%) e, por isso, a equipe está em posição que dá acesso às oitavas de final do NBB 15/16, com sete vitórias, em 24 jogos. O time gaúcho precisa vencer pois está empatado com o Universo/Vitória e o São José Basketball, e, como perde no desempate, pode ficar fora dos playoffs se não conseguir triunfar pelo menos mais uma vez na temporada.
E a equipe comandada pelo técnico Rodrigo Barbosa está prosseguindo e nos últimos três jogos venceu dois confrontos. Na última partida o elenco caxiense travou um duro duelo contra o Macaé e, com grande atuação do pivô Marcão, anotando 23 pontos, acabou o jogo com o resultado positivo neste confronto direto, por 81 a 66.
“Jogar contra os melhores é sempre uma motivação extra. O Flamengo está em uma sequência pesada de jogos, vem da disputa da Liga das Américas e pegou o Pinheiros na última partida. Vamos tentar tornar a partida bastante física. Sabemos que eles têm um plantel muito grande de atletas, com opções de revezar o time, bastante rotação. Mas vamos tentar trazer o jogo bem físico, para a gente poder desgastar o Flamengo e tentar vencer em casa”, comentou o armador Gustavinho.

Caxias venceu o Macaé na última partida e ingressou na zona de classificação para os playoffs do NBB (Marcus Bueno/Divulgação)
Além disso, o Caxias tem mais um confronto direto na competição. No dia 23 de março, a equipe sulista terá seu penúltimo confronto no NBB 2015/2016 e será contra o Vitórias, com apoio da torcida caxiense. Depois deste confronto contra o time da Gávea, restarão apenas mais três confrontos para o time caxiense confirmar sua classificação.
Banrisul/Caxias do Sul – CR Flamengo – Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (RS) – domingo – dia 6 de março, às 11 horas (horário de Brasília)
Olha o voo do Urubu
Após encerrar uma sequência de nove jogos com vitória, diante da derrota para o Solar Cearense, o Flamengo conseguiu dois resultados positivos nas duas últimas partidas pelo NBB.
80%
Em dez jogos disputados fora de casa, o Flamengo conseguiu oito vitórias. As vítimas foram Franca Basquete, Liga Sorocabana, Solar Cearense, Universo/Vitória, Decisão Engenharia/Minas, UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, Rio Claro Basquete e EC Pinheiros.

Marquinhos pode chegar ao seu milésimo rebote na próxima partida (delima/dubem)
Implosão
Com cinco jogadores anotando 13 ou mais pontos, a equipe da Gávea venceu o time caxiense, no Rio de Janeiro, por 93 a 51, no primeiro jogo entre as equipes no maior campeonato de basquete do país.
Deu Caxias
Com ótima atuação do pivô Marcão, que anotou 23 pontos, o Caxias conseguiu novamente um resultado positivo no campeonato, desta vez, por 81 a 66, contra o último colocado, Macaé.
4/11
O Caxias travou 11 duelos no Ginásio Vasco da Gama e venceu quatro visitantes. A Liga Sorocabana, Rio Claro Basquete, Franca Basquete e Macaé Basquete foram as equipes que sofreram resultado negativo.
1000
Mais cinco rebotes e o ala Marquinhos, do Flamengo, chegará à 1000 rebotes em sua história no maior campeonato de basquete do país.
Radar playoffs
O Caxias tem o mesmo número de triunfos que o São José e o Vitória, todavia, perde na questão do desempate para ambas as equipes e precisa vencer para se garantir no G-12 da competição. Já o Flamengo está classificado para a próxima fase, porém precisa vencer mais alguns jogos para permanecer entre os quatro primeiros que tem acesso direto às quartas de final do NBB 15/16.

Betinho, do Caxias, tem seu maior número de pontos justamente contra o Flamengo (Orlando Bento/Divulgação)
Alvo
O ala/armador Betinho, do Caxias do Sul, enfrenta o time que foi alvo do seu recorde em pontos (33) no NBB. Isto aconteceu quando o jogador representava o Paulistano, na temporada 2010/2011 e perdeu para o clube carioca, por 116 a 76.
600
Mais quatro rebotes e Betinho alcança a marca de 600 rebotes agarrados em sua história no maior campeonato de basquete do país.
1/2k
O ala Alex, do Caxias, pode chegar à 500 chutes de 2 pontos acertados nesta próxima partida, faltam apenas seis convertidos.
Reencontro
O ala Guto, do Caxias, jogou pelo Flamengo nas temporadas 2010/2011 e 2011/2012. No total, foram 41 jogos com a camisa rubro-negra.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca