#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Para despontar!

05-03-2016 | 08:36
Por Liga Nacional de Basquete

Em posições antagônicas na zona de classificação dos playoffs, Flamengo e Caxias do Sul se enfrentam neste domingo pelo NBB 15/16

Neste domingo, em jogo isolado, o último colocado da zona de classificação para os playoffs do NBB, Banrisul/Caxias do Sul, e o líder da competição, o CR Flamengo, se enfrentarão no Ginásio Vasco da Gama, às 11 horas, pela 29ª rodada do maior campeonato de basquete do país.

Após se classificar para o Final Four, o Flamengo voltou a concentrar suas forças no NBB. Na última sexta-feira a equipe da Gávea enfrentou o EC Pinheiros e teve que suar para vencer a equipe paulista em pleno Ginásio Henrique Villaboim, por 81 a 75.

Com esse resultado a equipe carioca acumula 18 vitórias em 22 jogos e se isolou na liderança do NBB 15/16. Está à duas vitórias do segundo colocado, Paschoalotto/Bauru, que tem dois jogos a mais e o mesmo número de triunfos. O time comandado pelo técnico José Neto tem apenas mais um jogo no maior campeonato de basquete do país até a fase final da Liga das Américas 2016.

Além disso, o Flamengo possui cinco jogadores na votação para o Jogo das Estrelas 2016 do NBB. Robinson, JP Batista, Marquinhos, Meyinsse e Ronald Ramon podem ser escolhidos para os times em que duelarão no próximo dia 19 de março, em Mogi das Cruzes.

Ronald Ramon, do Flamengo, e Bennett, do Pinheiros

Na última sexta-feira, o Flamengo conseguiu vencer o difícil confronto contra o Pinheiros (Daniel Forley/ECP)

O Caxias tem seu melhor aproveitamento na temporada até este jogo (29,2%) e, por isso, a equipe está em posição que dá acesso às oitavas de final do NBB 15/16, com sete vitórias, em 24 jogos. O time gaúcho precisa vencer pois está empatado com o Universo/Vitória e o São José Basketball, e, como perde no desempate, pode ficar fora dos playoffs se não conseguir triunfar pelo menos mais uma vez na temporada.

E a equipe comandada pelo técnico Rodrigo Barbosa está prosseguindo e nos últimos três jogos venceu dois confrontos. Na última partida o elenco caxiense travou um duro duelo contra o Macaé e, com grande atuação do pivô Marcão, anotando 23 pontos, acabou o jogo com o resultado positivo neste confronto direto, por 81 a 66.

“Jogar contra os melhores é sempre uma motivação extra. O Flamengo está em uma sequência pesada de jogos, vem da disputa da Liga das Américas e pegou o Pinheiros na última partida. Vamos tentar tornar a partida bastante física. Sabemos que eles têm um plantel muito grande de atletas, com opções de revezar o time, bastante rotação. Mas vamos tentar trazer o jogo bem físico, para a gente poder desgastar o Flamengo e tentar vencer em casa”, comentou o armador Gustavinho.

Caxias venceu o Macaé na última partida e ingressou na zona de classificação para os playoffs do NBB (Marcus Bueno/Divulgação)

Caxias venceu o Macaé na última partida e ingressou na zona de classificação para os playoffs do NBB (Marcus Bueno/Divulgação)

Além disso, o Caxias tem mais um confronto direto na competição. No dia 23 de março, a equipe sulista terá seu penúltimo confronto no NBB 2015/2016 e será contra o Vitórias, com apoio da torcida caxiense. Depois deste confronto contra o time da Gávea, restarão apenas mais três confrontos para o time caxiense confirmar sua classificação.

Banrisul/Caxias do Sul – CR Flamengo – Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (RS) – domingo – dia 6 de março, às 11 horas (horário de Brasília)

Olha o voo do Urubu
Após encerrar uma sequência de nove jogos com vitória, diante da derrota para o Solar Cearense, o Flamengo conseguiu dois resultados positivos nas duas últimas partidas pelo NBB.

80%
Em dez jogos disputados fora de casa, o Flamengo conseguiu oito vitórias. As vítimas foram Franca Basquete, Liga Sorocabana, Solar Cearense, Universo/Vitória, Decisão Engenharia/Minas, UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, Rio Claro Basquete e EC Pinheiros.

Marquinhos pode chegar ao seu milésimo rebote na próxima partida (delima/dubem)

Marquinhos pode chegar ao seu milésimo rebote na próxima partida (delima/dubem)

Implosão
Com cinco jogadores anotando 13 ou mais pontos, a equipe da Gávea venceu o time caxiense, no Rio de Janeiro, por 93 a 51, no primeiro jogo entre as equipes no maior campeonato de basquete do país.

Deu Caxias
Com ótima atuação do pivô Marcão, que anotou 23 pontos, o Caxias conseguiu novamente um resultado positivo no campeonato, desta vez, por 81 a 66, contra o último colocado, Macaé.

4/11
O Caxias travou 11 duelos no Ginásio Vasco da Gama e venceu quatro visitantes. A Liga Sorocabana, Rio Claro Basquete, Franca Basquete e Macaé Basquete foram as equipes que sofreram resultado negativo.

1000
Mais cinco rebotes e o ala Marquinhos, do Flamengo, chegará à 1000 rebotes em sua história no maior campeonato de basquete do país.

Radar playoffs
O Caxias tem o mesmo número de triunfos que o São José e o Vitória, todavia, perde na questão do desempate para ambas as equipes e precisa vencer para se garantir no G-12 da competição. Já o Flamengo está classificado para a próxima fase, porém precisa vencer mais alguns jogos para permanecer entre os quatro primeiros que tem acesso direto às quartas de final do NBB 15/16.

Betinho, do Caxias,

Betinho, do Caxias, tem seu maior número de pontos justamente contra o Flamengo (Orlando Bento/Divulgação)

Alvo
O ala/armador Betinho, do Caxias do Sul, enfrenta o time que foi alvo do seu recorde em pontos (33) no NBB. Isto aconteceu quando o jogador representava o Paulistano, na temporada 2010/2011 e perdeu para o clube carioca, por 116 a 76.

600
Mais quatro rebotes e Betinho alcança a marca de 600 rebotes agarrados em sua história no maior campeonato de basquete do país.

1/2k
O ala Alex, do Caxias, pode chegar à 500 chutes de 2 pontos acertados nesta próxima partida, faltam apenas seis convertidos.

Reencontro
O ala Guto, do Caxias, jogou pelo Flamengo nas temporadas 2010/2011 e 2011/2012. No total, foram 41 jogos com a camisa rubro-negra.