#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Para entrar na história

10-06-2016 | 06:11
Por Liga Nacional de Basquete

Só vitória dos mandantes: Bauru tenta quebrar tabu dos visitantes no Jogo 5 das Finais para conquistar inédito título do NBB CAIXA

O NBB CAIXA voltará a ser fechado em um Jogo 5 das Finais. Em suas duas primeiras edições, o maior campeonato de basquete do país teve seu campeão definido após a quinta e última partida do playoff decisivo e em ambas as oportunidades a equipe que jogou em casa levou a melhor.

Na primeira temporada (2008/2009), o Flamengo venceu o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília no Jogo 5, diante de uma HSBC Arena completamente lotada por sua torcida, e ficou com o título. Na edição seguinte, o time candango deu o troco para cima dos rubro-negros e se sagraou campeão do NBB CAIXA no Ginásio Nilson Nelson.

+ Clique aqui e confira informações e curiosidades sobre o Jogo 5 das Finais do NBB CAIXA

Com isso, o Paschoalotto/Bauru terá que fazer algo inédito para ficar com o título da competição nacional: vencer o Jogo 5 das Finais fora de casa. Neste sábado, a equipe do interior paulista enfrenta o Flamengo, na Arena Carioca 2, no Rio de Janeiro, na partida que definirá o grande campeão da temporada 2015/2016.

“Durante toda a série nossa confiança foi aumentando, mesmo após a derrota no Jogo 1. Fomos muito bem no Jogo 2 e quase ganhamos a partida seguinte. Para esse quinto jogo traremos essa confiança para quebrar todos esses tabus e marcar história no NBB”, declarou o comandante bauruense Demétrius Ferraciú, após o treino de sua equipe na Arena Carioca nesta sexta-feira.

Na busca do feito inédito, Bauru já “conhece os atalhos” para sair vitorioso na Arena Carioca 2. No segundo jogo das Finais, a equipe comandada pelo técnico Demétrius Ferraciú levou a sobre os cariocas no palco olímpico, pelo placar de 85 a 80, e devolveu a derrota sofrida na abertura da série.

“Nós tivemos a chance de ganhar os dois jogos aqui dentro. Vencemos o Jogo 2 e na partida seguinte por pouco não levamos a melhor novamente. É um ginásio diferente para os dois times. Apesar de estarmos no Rio de Janeiro, a Arena Carioca não é a casa do Flamengo e a gente sabe que isso interfere um pouco”, disse o ala/pivô Jefferson, um dos destaques do Bauru nas Finais.

Em toda sua história no NBB CAIXA, o Dragão decidiu três séries de playoff na quinta partida e saiu vitorioso em todas. Duas delas foram na fase de quartas de final contra o rival Franca, nas temporadas 12/13 e 14/15. A outra foi na semifinal da temporada passada contra o Mogi das Cruzes/Helbor.

“Acabamos pensando no que já aconteceu e sabemos a dimensão do que vamos enfrentar. A gente sabe a dificuldade que é ganhar do Flamengo fora de casa, mas ao mesmo tempo sabemos que temos totais condições de vencer”, concluiu Jefferson, responsável por 16,2 pontos e 9,8 rebotes por jogo nesta série decisiva.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.