#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Para fazer história

21-03-2014 | 06:28
Por Liga Nacional de Basquete

No Ginásio Maracanãzinho, Flamengo estreia no Final Four da Liga das Américas, nesta sexta, contra Aguada (URU), em busca de título inédito na história do clube

No primeiro Final Four de sua história, Flamengo quer conquistar título inédito da Liga das Américas (Samuel Vélez/FIBA Américas)

No primeiro Final Four de sua história, Flamengo tem chance conquistar título inédito da Liga das Américas diante de sua torcida (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Chegar ao Final Four da Liga das Américas já foi algo inédito para o Flamengo, mas agora, os rubro-negros querem mais. Nesta sexta-feira, os comandados de José Neto darão seu primeiro passo na caminhada rumo ao título mais importante da história do clube, diante do Atlético Aguada (URU), no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), às 21h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal Fox Sports.

+Clique aqui e saiba como adquirir seu ingresso para o Final Four da Liga das Américas 2014

Além de jogarem em casa e poderem contar com o apoio da nação rubro-negra, os cariocas chegam para a disputa do quadrangular final da principal competição do continente como únicos invictos até o momento, com seis vitórias nas seis partidas que fez no torneio (100% de aproveitamento), resultados que animam o treinador do Flamengo, José Neto, que apesar da bela sequência, mantém os pés no chão.

“Todas as equipes que chegaram até aqui tem chances de ganhar a competição. Valorizo este rótulo de ‘favorito’, porque está baseado no que fizemos como equipe até agora no torneio. Mas sermos considerados favoritos não é nosso objetivo. Estamos focados em ganhar o título. Esse é o objetivo. E para conquistá-lo teremos que entrar 100% concentrados contra o Aguada”, analisou José Neto.

O capitão Marcelinho Machado xxxx

O capitão Marcelinho Machado foi um dos destaques da campanha invicta do Flamengo na Liga das Américas 2014 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

O caminho do Flamengo para chegar ao Final Four foi impecável. Na fase de classificação, a equipe do Rio de Janeiro não tomou conhecimento de seus adversários e terminou a etapa inicial do torneio na liderança absoluta do Grupo D, com vitórias sobre Capitanes de Arecibo (PUR), Mavort (EQU) e Leones de Quilpues (CHI) – todas elas anotando mais de 100 pontos.

Já na segunda fase, os rubro-negros encontraram um pouco mais de dificuldades, mas, assim como na etapa anterior, não encontraram ninguém capaz de pará-los. Com triunfos sobre Cocodrilos de Caracas (VEN), Unitri/Magazine Luiza e Halcones Xalapa (MEX), a equipe de Marcelinho, Marquinhos, Laprovittola e Cia. classificou-se ao Final Four ao ficar com a primeira posição isolada do Grupo E.

“Considero nossa invencibilidade muito importante para chegarmos aonde chegamos. Mas somos muito conscientes de que isso não basta. Essa invencibilidade nos deu credibilidade e confiança, fatores que contribuem muito para nos fortalecermos e crescermos como equipe na competição, e assim podermos chegar aos nossos objetivos”, comentou Neto.

“A Liga das Américas é um torneio muito forte. É um campeonato de tiro curto e conseguimos ir muito bem. Vivemos um momento muito bom. Até conseguimos a classificação com uma certa tranquilidade e isso é mérito de todos os envolvidos, que se entregaram e fizeram do nosso time um grupo muito homogêneo e talentoso. Se não é o dia de um, é de outro. Estamos nos entendendo muito bem dentro do método de jogo da equipe e estamos colhendo os frutos”, elogiou o capitão rubro-negro Marcelinho Machado, terceiro maior cestinha da equipe no torneio, com média de 15,2 pontos por jogo.

Cestinha da Liga das Américas 2014, Leandro García Morales é a principal arma do Aguada na competição (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Cestinha da Liga das Américas 2014, Leandro García-Morales é a principal arma do Aguada na competição (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Porém, para que os sonhos rubro-negros se realizem e a equipe chegue à grande decisão da Liga das Américas contra o vencedor do outro duelo semifinal entre Pinheiros/SKY e Halcones Xalapa (MEX), o Flamengo primeiro terá que passar pelo Atlético Aguada, incumbido de estragar a festa rubro-negra no Ginásio Maracanãzinho. Líder do Grupo B, com 100% de aproveitamento, o time uruguaio se classificou ao Final Four ao ficar com a segunda colocação do Grupo F na segunda fase, atrás do líder Pinheiros/SKY.

Sua principal arma é o perigoso ala/armador Leandro García-Morales, cestinha da Liga das Américas 2014, com média de 27,2 pontos por jogo. O experiente atleta de 33 anos foi decisivo para a chegada do Aguada ao quadrangular final. Nas partidas da segunda fase, contra Capitanes de Arecibo (PUR), Pinheiros/SKY e Regatas Corrietes (ARG), o camisa 11 anotou 26, 31 e 35 pontos, respectivamente, que resultaram na larga média de 30,6 pontos por jogo.

“Vamos enfrentar uma equipe forte que é o Aguada. Temos que saber que é uma partida de caráter tão importante como a final, pois dependemos desta vitória para disputar o título. Está enganado quem pensa que o Aguada é só García-Morales. O Aguada é uma equipe que sabe jogar muito bem coletivamente e trabalha muito bem para potenciar um grande jogador como o García-Morales. Vamos estar preparados para enfrentar este rival que por muitos méritos chegou ao Final Four”, analisou treinador do Flamengo.

Alegria e festa: Flamengo está classificado para o Final Four da Liga das Américas (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Único invicto da Liga das Américas, Flamengo pode  (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Fazendo sua sexta participação em Ligas das Américas, o Flamengo jamais havia chegado a um Final Four e, logo em sua primeira vez no quadrangular final, terá o apoio de sua fanática torcida, que certamente fará uma bela festa no Ginásio Maracanãzinho, fator que motiva ainda mais os rubro-negros a conquistarem o título mais importante da história do basquete do clube da Gávea.

“Ter a possibilidade de jogar as finais de um torneio tão importante na nossa casa, diante de nossa torcida, é uma emoção única e difícil de acontecer, então temos que valorizar ainda mais esse momento. Já iríamos lutar muito pelo título, mas sendo na nossa casa, a vontade aumenta ainda mais”, disse Marcelinho Machado.

“Sem dúvidas esta conquista pode marca a história do Flamengo, assim como marcou a de todas as equipes que já venceram o torneio. O Flamengo tem como princípio em sua estrutura estar buscando a excelência no basquete, seja em nível profissional, como nas categorias de base. Um título desta importância seria uma enorme motivação para que continuemos buscando esta excelência”, concluiu José Neto.

 

Confira as datas e os horários das partidas do Final Four da Liga das Américas 2014:

Sexta-feira (21/03)

19h – Pinheiros/SKY x Halcones Xalapa (MEX)
21h15 – Flamengo x Atlético Aguada (URU)

Sábado (22/03)

19h – Disputa de 3º lugar – Perdedor do Jogo1 x Perdedor do Jogo 2
21h15 – Final – Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2