HOJE
Para repetir 2011/2012
Por Liga Nacional de Basquete
No início da preparação para o NBB, Tijuca muda boa parte do elenco e espera conquistar novamente uma vaga nos playoffs em uma disputa ainda mais difícil
A preparação para o próximo NBB já começou no Tijuca/Rio de Janeiro. Depois de chegar aos playoffs logo em sua primeira temporada na competição, a equipe carioca foi confirmada entre as 18 participantes do campeonato 2012/2013 e virá com muitas novidades. O time fez cinco contratações e renovou o contrato de três jogadores do antigo elenco.
Chegaram ao Tijuca os armadores Fred (ex-Flamengo) e Bruninho (ex-Brasília); os alas/pivôs Wanderson (ex-Franca) e César (ex-Liga Sorocabana); e o pivô Renan Leichtweis, que vem do basquete espanhol e chegou a ficar próximo do Joinville antes de fechar com os cariocas. O ala/armador Arnaldinho, o ala Marcellus e o pivô Rodrigo Bahia ficam por mais um ano.
Ainda será contratado mais um jogador, um ala estrangeiro. O restante do plantel será completado com seis atletas do time juvenil, que está invicto no Campeonato Carioca da categoria. Miguel Ângelo da Luz segue como técnico da equipe.
De acordo com o supervisor do Tijuca, Leonardo Baideck, a intenção da diretoria e da comissão técnica era formar um elenco que mantivesse as características de um jogo coletivo e equilibrado apresentadas na temporada passada, mas que pudesse aumentar o aproveitamento nas bolas de três pontos, apontado como um ponto fraco do time no NBB 2011/2012.
Dessa forma, o Tijuca espera voltar aos playoffs. “Nosso objetivo na temporada passada era chegar aos playoffs. Fomos além da nossa meta, já que conseguimos ganhar uma partida contra o Uberlândia [nas oitavas de final]”, disse Baideck. O objetivo segue o mesmo, até porque os membros do clube acreditam que será ainda mais difícil passar de fase.
“O número de participantes aumentou, teremos quatro novos times fortes, com condições de brigar pela vaga nos playoffs. Teremos jogos muito duros e equilibrados”, acrescentou o dirigente.
Para chegar bem a esse desafio, o Tijuca vai se focar no NBB, utilizando os próximos dois meses para se preparar para a competição nacional, com dois amistosos – provavelmente contra o Unitri/Universo – e o Campeonato Carioca como testes.
“Nosso trabalho é voltado ao NBB. Vamos sofrer um pouco no Estadual, a gente sabe que vai pagar um preço alto, mas é para colher frutos mais tarde”, concluiu Baideck.
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e com patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.