#JOGAJUNTO

LNB / NBA

Para seguir crescendo

14-05-2016 | 02:16
Por Liga Nacional de Basquete

Em visita à sede da NBA, em Nova Iorque, diretor de relações institucionais apresenta o planejamento da Liga Nacional de Basquete para os próximos anos

O fortalecimento do basquete no Brasil no último ano é resultado direto de uma das maiores parcerias da história do esporte nacional. Há cerca de um ano e meio, a Liga Nacional de Basquete (LNB) e a National Basketball Association (NBA) se uniram para fazer com que a modalidade ampliasse sua força dentro do país.

Esta semana, dirigentes das duas entidades se reuniram na sede da NBA, em Nova Iorque, para analisar os primeiros passos da parceria e, também, alinhar o planejamento dos próximos anos. O diretor de relações institucionais e primeiro presidente da LNB, Kouros Monadjemi, se encontrou com o comissário da NBA, Adam Silver, e o sub-comissário, Mark Tatum, para apresentar tudo o que a entidade brasileira pretende alcançar nas próximas temporadas.

Estiveram presentes também à reunião Philippe Moggio (Vice-Presidente da NBA para a América Latina), Arnon de Mello Neto (Diretor-Executivo da NBA no Brasil) e Scott Kaufman-Ross (Diretor de Estratégia Global da NBA).

“Apresentamos nosso planejamento para os próximos anos e enfatizamos que o papel da NBA é fundamental nesse processo, para que juntos, possamos continuar crescendo no Brasil, assim como fizemos nesse um ano e meio”, afirmou Monadjemi.

“Temos alcançado resultados importantes no Brasil, a parceria com a LNB está se consolidando a cada dia, o basquete crescendo, conquistando espaços e novos fãs, e esse era o nosso objetivo. Estamos bem alinhados na proposta de fazer o basquete voltar ao lugar de destaque que ele merece”, disse Arnon de Mello.

NEW YORK, NY - MAY 6th: NBA Commissioner Adam Silver meets with LNB President Kouros Monadejemi at the NBA Offices in New York, NY on May 6th, 2016. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this photograph, User is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. Mandatory Copyright Notice: Copyright 2016 NBAE (Photo by Michelle Farsi/NBAE via Getty Images)

Kouros Monadjemi se reuniu com executivos da NBA, como Adam Silver, Arnon de Mello, Philippe Moggio e Scott Kaufman-Ross (Photo by Michelle Farsi/NBAE via Getty Images)

Desde o anúncio da parceria, em dezembro de 2014, LNB e NBA já realizaram uma série de ações juntas no Brasil, como a vinda das dançarinas do Orlando Magic e do mascote do Phoenix Suns para ações de entretenimento durante a Final do último NBB. Além disso, Horace Grant (tetracampeão da NBA) e Ron Harper (pentacampeão da liga) estiveram presentes no ‘Jogo das Estrelas’ de 2015 e 2016, respectivamente.

Na área técnica, a parceria também já deu grandes passos. No Congresso Técnico anual da LNB, em 2015, três profissionais da NBA – um técnico, um preparador físico e um fisioterapeuta – deram palestras para os brasileiros de suas respectivas áreas. Já durante a primeira etapa da LDB 2015, dois assistentes técnicos de equipes norte-americanas ministraram três dias de clínicas para os garotos dos times Sub-22 brasileiros.

Outra ação realizada entre as ligas em conjunto foi o NBB Marketing Meeting. Com a presença de executivos da NBA, a LNB apresentou seu trabalho para profissionais da área de marketing de empresas e agências convidadas e criou um novo conceito de evento esportivo no país.

A principal palestrante do evento foi a executiva norte-americana Pam El, Chief Marketing Officer (CMO) da NBA, que trocou suas experiências por mais de uma hora com o público presente. Quem também marcou presença foi o brasileiro Gustavo de Mello, Vice-Presidente Sênior de Marketing, Estratégia, Planejamento e Integração da NBA.

Os jogos entre os times do NBB e da NBA também marcaram essa união. As equipes do Flamengo, atual tricampeão nacional, e o Paschoalotto/Bauru, último brasileiro campeão da Liga das Américas, tiveram a oportunidade de jogar partidas da pré-temporada da maior liga do mundo.

Em 2014, o Flamengo foi aos Estados Unidos para enfrentar três equipes diferentes (Orlando Magic, Phoneix Suns e Memphis Grizzlies) e se tornou o primeiro time brasileiro a participar da pré-temporada da NBA. No ano seguinte, o time carioca voltou a duelar com o Magic, desta vez no Rio de Janeiro. Por sua vez, o Bauru foi até a América do Norte e duelou com New York Knicks e Washington Wizards.

“A parceria entre LNB e NBA tem sido um sucesso e os números comprovam. O número de superfãs de basquete aumentou e hoje somos a terceira modalidade mais popular do país. Além disso, o NBB e a LDB revelaram três atletas para a NBA (Raulzinho, Bruno Caboclo e Cristiano Felicio). Temos certeza que o trabalho está sendo bem feito e que devemos continuar nesse ritmo para chegar mais longe”, completou o diretor de relações institucionais da LNB.