#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Para soltar o grito

31-05-2013 | 08:57
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo e Uberlândia decidem, neste sábado, quem será o campeão da temporada 2012/2013 do NBB

Flamengo ou Uberlândia? Quem será o campeão da quinta edição do NBB? (Montagem/LNB)

Chegou a hora mais esperada do ano. Flamengo e Unitri/Universo bateram suas metas e agora, terão apenas uma chance de definir quem ficará com o título da temporada 2012/2013 do NBB. A partida decisiva ocorrerá neste sábado (01/05), na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), às 10h00, com transmissão ao vivo da Rede Globo e do SporTV.

Certamente, a Final da quinta edição do maior campeonato do país não será um evento qualquer. O duelo contará com 15 mil eufóricos torcedores rubro-negros, que estremecerão as estruturas da Arena e pintarão as arquibancadas de vermelho e preto, na manhã deste sábado.

“Só quem esteve presente nos jogos do Flamengo sabe. Este foi um dos motivos para mergulharmos ainda mais no propósito de fazer o nosso melhor na fase de classificação, para podermos decidir tudo em casa. É uma troca de energias, mas isso só acontece pelo nós fazemos em quadra. Nós começamos a ter uma ação, e eles mandam para nós de volta, o que nos ajuda muito. Chegou a hora de usufruir disso mais do que nunca”, comentou o técnico do Flamengo, José Neto.

Ciente de toda pressão que sofrerão na finalíssima do campeonato, o comandante do Uberlândia acredita na concentração máxima de seus jogadores, que segundo ele, estarão preparados para aguentar qualquer e todo tipo de barulho vindo das arquibancadas da HSBC Arena.

“A pressão da torcida é fundamental, depende de como o adversário que esta sofrendo essa pressão reage a isto. A poluição sonora influencia muito. Mas quando há o comprometimento de já saber que será assim e se prepara para isto, o barulho fica longe, pois você está concentrado e relaxado mentalmente, mas é claro, altamente concentrado. Cada treino é como se fosse um jogo decisivo, pois o jogador acostuma a estar fazendo como se fosse o momento mais importante. Isso ajuda muito em horas importantes como essa Final”, analisou Hélio Rubens.

A massa rubro-negra promete estremecer as estruturas da HSBC Arena, neste sábado (João Pires/LNB)

Apesar de ter 15 mil pessoas lotando a Arena, dentro de quadra são cinco contra cinco, e o Flamengo pode ter um importante desfalque. O ala/armador Vitor Benite, sofreu um estiramento no músculo posterior da coxa direita, e dificilmente estará em quadra na grande Final do NBB.

A ausência do importante jogador da equipe flamenguista só faz aumentar a necessidade de concentração e estudo não só por parte dos cariocas, mas também do time de Minas Gerais, já que peças de reposição é que não faltam no poderoso elenco rubro-negro. Para o treinador do esquadrão da Gávea, essa é a hora que colocar em cheque toda a preparação e preço pago por toda a exaustiva temporada.

“É um jogo que exige muito conhecimento e muito estudo da outra equipe. Vai prevalecer quem conseguir ser mais regular. Será um dia especial. Nos preparamos muito bem para este jogo. O momento é especial, com uma equipe especial, com um adversário especial. Os jogadores absorveram muito bem a proposta de trabalho imposta nesta temporada, e pagaram o preço. Agora chegou o dia de nós pagarmos esse preço”, comentou o treinador rubro-negro, José Neto.

Os estudos e concentrações citados por Neto têm sua importância multiplicada pelo fato de se tratar de um jogo único. Além de dominar o lado emocional, o técnico do Uberlândia, Hélio Rubens acredita que sua forte defesa será capaz de superar as dificuldades de se jogar uma Final diante de 15 mil torcedores adversários presentes no ginásio. O experiente treinador ainda comparou a situação de partida única como se fosse um Jogo 5 de uma série de playoff, que de qualquer forma, decide quem avança e quem é eliminado da competição.

“Este é um jogo que nos pertence, pois não haverá outro. É um duelo que exige muito equilíbrio emocional, muito estudo, disciplina tática, dificultar o trabalho do adversário, e que vença aquele que produzir melhor. A defesa é um ponto muito importante nesta partida. Analisando este ponto, se tomarmos mais de 75 pontos, a chance de perder o jogo é muito grande. Se sofrermos menos de 75 pontos, teremos grandes chances de vencer a partida. Esta partida será como um quinto jogo de uma série, que decidirá quem será o campeão do NBB”, analisou Hélio Rubens.

Absolvido pelo STJD, pivô Caio Torres está liberado para enfrentar o Uberlândia na grande Final do NBB5 (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Se o comandante da equipe do Triângulo Mineiro considera a defesa um ponto essencial para conquistar a vitória, pelo lado do Flamengo não é diferente. José Neto define o setor defensivo como fundamental, e ainda aponta o jogo coletivo também como divisor de águas para se conhecer o campeão da quinta edição do NBB.

“Para vencer é preciso ter uma defesa e um jogo muito coletivo muito forte sempre. Temos uma preocupação muito grande de diminuir o ímpeto ofensivo do Uberlândia, que é poderosíssimo. Vai ganhar a melhor equipe, e não a que tem os melhores jogadores. Quem jogar melhor coletivamente e defender mais sairá vencedor, e eu espero que o Flamengo seja este time. Precisamos estar preparados. Será um momento único, e que prevaleça o basquete”, disse o treinador flamenguista.

Quando as equipes se enfrentaram na fase de classificação, o Flamengo levou a melhor nos dois confrontos. No primeiro turno, jogando em Uberlândia, os rubro-negros venceram por 87 a 78. O resultado foi positivo também no segundo turno, quando jogando em casa, a equipe de José Neto superou os mineiros por 79 a 66.

Mesmo tendo obtido vantagem nos duelos desta temporada, o ala do time da Gávea, Marquinhos, diz esquecer os resultados da primeira etapa do campeonato, pois agora, quando se trata de uma Final, não há favoritos.

“A gente chega aqui zerado. Os resultados da fase de classificação pouco importam agora. As duas equipes chegaram por mérito. Não tem favoritismo. Levamos um pouco de vantagem por estar jogando em casa, mas vence quem errar menos, quem defender melhor, e certamente será um grande jogo. Espero que a gente possa estar bem no jogo para vencer e levar o campeonato”, completou Marquinhos, cestinha do campeonato, com média de 20,38 pontos por jogo.

O Uberlândia, de Valtinho, pode conquistar seu primeiro título de NBB na história (Alexandre Vidal/Fla Imagem)