HOJE
Parabéns, garotada!
Por Liga Nacional de Basquete
Seleção Brasileira Sub-18 conquista o vice-campeonato da Copa América, disputada em São Sebastião do Paraíso (MG)

Comandada pelo técnico Demétrius, Seleção Sub-18 ficou com o vice-campeonato (Diego Evangelista/FIBA Americas)
A Seleção Brasileira Sub-18 Masculina foi vice-campeã das Américas. Apesar da brilhante atuação da equipe comandada pelo técnico Demétrius, o Brasil não conseguiu superar os Estados Unidos na final, disputada nesta quarta-feira, por 81 a 56. Os americanos, brasileiros, canadenses e argentinos conseguiram a classificação para o Mundial da categoria de 2013, que será realizado na República Tcheca.
O reencontro entre Estados Unidos e Brasil fez valer os três mil ingressos vendidos para a final da Copa América, que foi disputada na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso (MG). Apoiados pela torcida, o Brasil começou a partida na frente (5 a 3), mas, aos poucos os norte-americanos foram encaixando o jogo e fecharam o primeiro quarto vencendo por 24 a 16.
No segundo quarto, a equipe brasileira melhorou a defesa e equilibrou as ações contra o adversário. Com menos de quatro minutos para o final do período, uma infiltração de Antônio colocou os brasileiros cinco pontos atrás no marcador (31 a 26). Faltando menos de um minuto para o fim, Lucas Faria converteu uma bola de três pontos, que diminuiu a vantagem dos adversários para apenas quatro pontos (35 a 31). No entanto, os americanos converteram um arremesso no final da etapa que os deixaram com a liderança por 37 a 31 no primeiro tempo.
As equipes não voltaram no mesmo ritmo para a segunda parte da disputa. Apesar do esforço e luta dos atletas brasileiros, o terceiro período não foi tão positivo para o time de Demétrius. Os EUA aproveitaram o mau momento do time da casa para ampliar a diferença para 56 a 40. Apesar de estar em desvantagem nos últimos 10 minutos do jogo, a Seleção lutou até o final para tentar a virada sobre o americanos. Mas os Estados Unidos levaram a melhor devido a força física e o aproveitamento nos rebotes ofensivos, além dos contra-ataques muito rápidos. O armador Wilsinho converteu os últimos três pontos do Brasil na competição (81 a 56).
O cestinha da partida foi o americano Julius com um duplo-duplo (18 pontos e 12 rebotes). Pela seleção brasileira, Arthur Pecos, Lucas Dias e Leonardo Demétrio, se destacaram anotando 11 pontos cada.
“É preciso reconhecer a superioridade, superioridade física. Nosso time estava esgotado. É lógico que fica um gostinho amargo por não ter ganho o título, mas nós conseguimos nossos dois objetivo principais: a vaga para o Mundial e chegar à decisão”, avaliou o comandante Demétrius.

Além do segundo lugar, o Brasil conquistou vaga para o Mundial Sub-19 (Diego Evangelista/FIBA Americas)
Classificação Geral da Copa América 2012:
1º lugar – Estados Unidos
2º lugar – Brasil
3º lugar – Canadá
4º lugar – Argentina
5º lugar – México
6º lugar – Porto Rico
7º lugar – Ilhas Virgens
8º lugar – Colômbia
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca