#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Parabéns, garotada!

21-06-2012 | 09:49
Por Liga Nacional de Basquete

Seleção Brasileira Sub-18 conquista o vice-campeonato da Copa América, disputada em São Sebastião do Paraíso (MG)

Comandada pelo técnico Demétrius, Seleção Sub-18 ficou com o vice-campeonato (Diego Evangelista/FIBA Americas)

A Seleção Brasileira Sub-18 Masculina foi vice-campeã das Américas. Apesar da brilhante atuação da equipe comandada pelo técnico Demétrius, o Brasil não conseguiu superar os Estados Unidos na final, disputada nesta quarta-feira, por 81 a 56. Os americanos, brasileiros, canadenses e argentinos conseguiram a classificação para o Mundial da categoria de 2013, que será realizado na República Tcheca.

O reencontro entre Estados Unidos e Brasil fez valer os três mil ingressos vendidos para a final da Copa América, que foi disputada na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso (MG). Apoiados pela torcida, o Brasil começou a partida na frente (5 a 3), mas, aos poucos os norte-americanos foram encaixando o jogo e fecharam o primeiro quarto vencendo por 24 a 16.

No segundo quarto, a equipe brasileira melhorou a defesa e equilibrou as ações contra o adversário. Com menos de quatro minutos para o final do período, uma infiltração de Antônio colocou os brasileiros cinco pontos atrás no marcador (31 a 26). Faltando menos de um minuto para o fim, Lucas Faria converteu uma bola de três pontos, que diminuiu a vantagem dos adversários para apenas quatro pontos (35 a 31). No entanto, os americanos converteram um arremesso no final da etapa que os deixaram com a liderança por 37 a 31 no primeiro tempo.

As equipes não voltaram no mesmo ritmo para a segunda parte da disputa. Apesar do esforço e luta dos atletas brasileiros, o terceiro período não foi tão positivo para o time de Demétrius. Os EUA aproveitaram o mau momento do time da casa para ampliar a diferença para 56 a 40. Apesar de estar em desvantagem nos últimos 10 minutos do jogo, a Seleção lutou até o final para tentar a virada sobre o americanos. Mas os Estados Unidos levaram a melhor devido a força física e o aproveitamento nos rebotes ofensivos, além dos contra-ataques muito rápidos. O armador Wilsinho converteu os últimos três pontos do Brasil na competição (81 a 56).

O cestinha da partida foi o americano Julius com um duplo-duplo (18 pontos e 12 rebotes). Pela seleção brasileira, Arthur Pecos, Lucas Dias e Leonardo Demétrio, se destacaram anotando 11 pontos cada.

“É preciso reconhecer a superioridade, superioridade física. Nosso time estava esgotado. É lógico que fica um gostinho amargo por não ter ganho o título, mas nós conseguimos nossos dois objetivo principais: a vaga para o Mundial e chegar à decisão”, avaliou o comandante Demétrius.

 

Além do segundo lugar, o Brasil conquistou vaga para o Mundial Sub-19 (Diego Evangelista/FIBA Americas)

Classificação Geral da Copa América 2012:
1º lugar – Estados Unidos
2º lugar – Brasil
3º lugar – Canadá
4º lugar – Argentina
5º lugar – México
6º lugar – Porto Rico
7º lugar – Ilhas Virgens
8º lugar – Colômbia