#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Parabéns, molecada!

04-11-2014 | 11:04
Por Liga Nacional de Basquete

Seleção Brasileira vence Argentina na decisão e fica com o título do Campeonato Sul-Americano Sub-15 de maneira invicta; armador Yago é eleito o MVP do torneio

Seleção Brasileira venceu todos seus compromissos e garantiu o título invicto no Sul-Americano Sub-15 (CBB/Divulgação)

Seleção Brasileira venceu todos seus compromissos e garantiu o título invicto no Sul-Americano Sub-15 (CBB/Divulgação)

A Seleção Brasileira conquistou o título do Campeonato Sul-Americano Sub-15 de maneira invicta. Na noite desta segunda-feira (03/11), o time verde-amarelo venceu a rival Argentina na decisão, pelo placar de 66 a 55, e se sagrou campeão do torneio realizado na cidade de Barquisimeto, na Venezuela.

Com três vitórias em três jogos na primeira fase, o esquadrão brasileiro garantiu vaga nas semifinais e teve como adversário o selecionado do Chile. Sem dar chances aos rivais, o time dirigido pelo técnico Cristiano Grama (treinador do Minas na LDB e assistente de Demétrius no NBB) venceu o duelo por tranquilos 90 a 45 e chegou à decisão.

Na finalíssima, a Seleção dominou os argentinos. Sempre em vantagem no placar, os brasileiros controlaram a partida e ficaram com o título do Sul-Americano Sub-15. Autor de 16 pontos, o armador Yago dos Santos foi o cestinha da equipe na partida, seguido pelo ala Danilo, que marcou 15 pontos. Responsáveis por 13 e 12 pontos, respectivamente, os pivôs Matheus e Kayo também tiveram bons papéis no triunfo verde-amarelo.

“Os jogadores estão de parabéns porque eles cumpriram o que a comissão técnica pediu desde o início da preparação: levar a Seleção com sentimento em busca de respeito, o que já conseguimos com a equipe adulta. Vamos voltar a dominar as categorias de base na América do Sul”, analisou o técnico Cristiano Grama.

“É uma geração muito boa que precisa ser investida, porque tem muito talento e jogadores em condições de chegar à seleção principal. Também tenho que destacar a postura defensiva e o comprometimento desses jovens”, completou o treinador.

+ Clique aqui e confira todas as estatísticas da final entre Brasil e Argentina

Maior pontuador do Brasil na decisão, Yago também foi o cestinha da equipe em toda a competição (14,8 pontos por jogo). Dono de grandes atuações individuais, como os 23 tentos anotados no decisivo duelo frente à anfitriã Venezuela na primeira, o jogador que atua nas categorias de base do Palmeiras foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) do Campeonato Sul-Americano Sub-15. Além disso, o armador ainda foi o atleta com mais arremessos de três pontos convertidos em toda a competição (11 no total).

“Estou me sentindo muito feliz, pois consegui alcançar um objetivo único, que não é para muitos. Tenho esse privilégio. É uma sensação única e todos nós tivemos a alegria de comemorarmos juntos esse título após um treinamento duro. Foi um orgulho jogar nesse time e um prazer enorme ter vencido mais esse desafio na minha vida”, disse o MVP.

Junto de Yago, outro atleta brasileiro também recebeu um prêmio individual. O ala Danilo Araújo, que atua pelo Lance Livre Sports/Minas Brasília (DF), foi o jogador com mais lances livres convertidos de todo o torneio (24 no total).

Com o título em solo venezuelano, a Seleção Brasileira volta a se sagrar campeã em campeonatos de categorias de base depois de oito anos. Antes de ficar com o troféu no torneio para jogadores nascidos até 1997, o país tinha como última conquista o troféu conquistado em 2006, no Campeonato Sul-Americanp Sub-16, em uma equipe que contava com jogadores que atualmente brilham entre os profissionais, como Rafael Luz (Obradoiro – ESP_, Vitor Benite (Flamengo), Andrezão (Basquete Cearense), Lucas Avelino (Palmeiras) e João Phylippe (Macaé Basquete).

Confira todos os resultados do Brasil no Campeonato Sul-Americano Sub-15:

– Primeira fase
30/10 – Brasil 74 x 41 Equador
31/10 – Brasil 70 x 45 Peru
01/11 – Brasil 70 x 66 Venezuela

– Semifinal
02/11 – Brasil 90 x 45 Chile

– Final
03/11 – Brasil 66 x 55 Argentina

Confira o elenco completo da Seleção Brasileira Sub-15:

4. Lucas Guilherme de Oliveira Santos – Armador – 15 anos – 1,75m – São José Desportivo (SP)
5. Kayo San Thiago Manfio Gonçalves – Pivô – 15 anos – 1,98m – Flamengo (RJ)
6. Marcos Henrique Louzada Silva – Ala-armador – 15 anos – 1,85m – Liga Urbana de Streetball (ES)
7. Danilo Araújo Sena Santos – Ala-armador – 15 anos – 1,92m – Lance Livre Sports / Minas Brasília (DF)
8. Matheus Araújo Silveira – Pivô – 2,04m – 15 anos – Minas Tênis Clube (MG)
9. Yago Mateus dos Santos – Armador – 15 anos – 1,75m – Palmeiras (SP)
10. Thiago Manna Gianvecchio Duarte – Armador – 15 anos – 1,91m – Praia Clube Uberlândia (MG)
11. Lucas Augusto Costa Melo – Ala – 15 anos – 1,95m – Esporte Clube Pinheiros (SP)
12. Danilo Roberto Marques Penteado – Ala-pivô – 15 anos – 1,96m – Grêmio Recreativo Barueri (SP)
13. Guilherme Braga Abreu – Ala – 15 anos – 1,95m – SESI Franca (SP)
14. Danilo Brito Martins – Ala-pivô – 15 anos – 1,96m – Sport Recife (PE)
15. Matheus Tolmacsi Damacena – Pivô – 15 anos – 1,98m – Esporte Clube Pinheiros (SP)

Comissão Técnica

Coordenador: André Germano
Administrador: Victor Mansure
Técnico: Cristiano Grama
Assistentes técnicos: Igor Meletti e Agilson Luiz Cornélio Alves
Preparador físico: Marcelo Mascarenhas
Auxiliar de Preparação Física: Rafael Fachina
Médico: Dr. Rafael Geiss Santos
Fisioterapeuta: Guilherme Munhoz Scalfi