#JOGAJUNTO

Interligas

Altíssimo nível

27-03-2012 | 11:49
Por Liga Nacional de Basquete

Jogando em Mar Del Plata (ARG), Pinheiros não segura o Peñarol e fica com vice-campeonato do Torneio Interligas 2012

O Pinheiros/SKY não conseguiu sair com o inédito título internacional. Nesta terça-feira, o time paulista perdeu para o Peñarol, fora de casa, por 88 a 75, e ficou com o vice-campeonato do Torneio Interligas pela segunda vez consecutiva.

O grande destaque da partida foi Léo Gutierrez. O ala/pivô do Peñarol foi o cestinha do jogo com 21 pontos e foi eleito o MVP da final. Além dele, o pivô argentino Martin Leiva também se destacou com um duplo-duplo de 17 pontos e 15 rebotes. Pelo Pinheiros, Shamell foi o principal pontuador, com 17 pontos.

[galeria id=”25538″]

Apesar da pressão da torcida argentina, que não parou de cantar um segundo, o Pinheiros foi para cima do Peñarol no início da partida. Com duas bolas consecutivas de 3 pontos, uma de Shamell e outra de Marquinhos, os brasileiros abriram quatro pontos de vantagem no primeiro quarto (8 a 6). Após um tempo do técnico Sergio Hernandez, o Peñarol voltou melhor ofensivamente e equilibrou o jogo. As bolas de 3 do ala/pivô Léo Gutierrez começaram a cair e os mandantes viraram o placar (23 a 20).

No segundo quarto, o Peñarol acertou a defesa sobre o Pinheiros e conseguiu ampliar a vantagem para oito pontos nos primeiros minutos (30 a 22). As bolas de 3 do ala Marcos Mata e de Gutierrez mantiveram o time argentino com uma boa diferença durante todo o período. A equipe paulista, liderada por Shamell e Marquinhos, aos poucos, foi se recuperando ofensivamente, mas permitiu que o adversário abrisse 12 pontos antes do intervalo (45 a 33).

Os argentinos voltaram pressionando o time brasileiro, roubaram algumas bolas e aumentaram a vantagem para 16 pontos (56 a 40). O técnico do Pinheiros, Claudio Mortari, mexeu na equipe colocando o ala Renato e o pivô Fiorotto em quadra. A entrada dos jogadores foi importante para o clube paulista, que conseguiu baixar a diferença para 11 pontos (56 a 45). Porém, durante o bom momento dos brasileiros, o armador Juan Pablo Figueroa cometeu sua quinta falta e teve que sair mais cedo da partida, assim, os donos da casa aproveitaram para recuperar o placar (67 a 51).

Ter que correr atrás do placar foi difícil para o Pinheiros, que tentou pressionar na defesa e buscar a vitória até o final. No entanto, o Peñarol soube aproveitar os erros da equipe brasileira e ampliou ainda mais a diferença, que chegou a ser de 21 pontos (75 a 54).

“Não perdemos para qualquer equipe. O Peñarol é bicampeão argentino, sabe decidir uma partida e hoje, eles conseguiram abrir uma boa vantagem que custou para gente o jogo”, afirmou o ala Marquinhos. “É triste perder mais uma final, mas agora é seguir trabalhando. Nosso objetivo é o NBB e temos mais três partidas para nos mantermos em primeiro. Vamos em busca disso”, completou o ala do Pinheiros.

“Temos que aprender como uma situação como essa. Temos que levar toda essa experiência de poder encarar uma equipe como o Peñarol, na casa deles. Felizmente, podemos encarar mais uma competição, que é o NBB, e buscar mais um título nesta temporada”, comentou o armador argentino do Pinheiros, Juan Pablo Figueroa.

A campanha do Pinheiros no Interligas deste ano foi de três vitórias na fase de classificação, superando o Lanús e o Libertad Sunchales, da Argentina, e o Unitri/Universo. A única derrota foi na final, para o Peñarol. Agora, os paulistas seguem o foco no NBB, onde estão na primeira colocação, com 20 vitórias em 25 partidas.

Confira aqui as estatísticas completas da partida final entre Peñarol e Pinheiros.