HOJE
Parada dura
Por Liga Nacional de Basquete
Vindo de nove vitórias seguidas, vice-líder Bauru desfiará "força caseira" do Macaé, nesta quinta-feira, para tentar manter sua grande fase no NBB 7
Um mandante eficiente diante de um visitante indigesto. Assim pode-se definir confronto entre Macaé Basquete e Paschoalotto/Bauru, que acontecerá nesta quinta-feira (15/01), às 19h30 (horário de Brasília), no Ginásio Juquinha, no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro.
O duelo entre a equipe macaense e o time do interior do Estado de São Paulo na sétima edição do maior campeonato nacional de basquete do país é um confronto adiado, válido ainda pela 3ª rodada do NBB 7, por conta da participação do Bauru na Liga Sul-Americana 2014, torneio no qual a equipe bauruense terminou como campeã e levantou o primeiro troféu internacional de sua história.
Apesar de possuir campanha negativa de apenas cinco vitórias em 14 partias (35,7% de aproveitamento), a equipe macaense se encontra na 12ª colocação na tabela de classificação do NBB 7, a última posição que da vaga aos playoffs do campeonato nacional.
Além disso, o treinador Léo Costa espera contar com mais uma vez a força de sua equipe atuando como mandante na temporada 2014/2015 do NBB, já que quatro de suas cinco vitórias no campeonato aconteceram em partidas que o Macaé atuou no “Juquinha” – contra Palmeiras/Meltex, Pinheiros/SKY, Basquete Cearense e sobre o rival Flamengo. Ao todo, a equipe já atuou seis vezes em casa na competição e só sofreu duas derrotas.
“Disputamos duas partida fora de casa e agora será o primeiro jogo em nosso ginásio depois da vitória emocionante contra o Flamengo. O apoio da torcida macaense só cresce, esperamos que o público cresça aumente também durante os jogos, isso é muito importante para a nossa equipe”, comentou o ala Márcio Dornelles.
Junto de sua “força caseira”, Macaé ainda chegará ao jogo desta quinta-feira empolgado. Na última rodada, além de bater o Rio Claro por 20 pontos de diferença (105 a 85) e anotar pela primeira vez na temporada 100 ou mais pontos, a equipe do litoral fluminense venceu pela primeira vez em sua história no NBB uma partida como visitante no Estado de São Paulo. Até o duelo contra a equipe rio-clarense, eram 14 partidas em São Paulo e 14 derrotas.
Já o Bauru, é só alegria na temporada 2014/2015 do NBB. Dono de campanha 12 vitórias em 14 partidas (85,7% de aproveitamento), a equipe comandada pelo técnico Guerrinha ocupa a segunda colocada na tabela de classificação do NBB 7 e vem de vitória muito importante contra o Flamengo, na HSCB Arena, no Rio de Janeiro, rival direto na luta pelas primeiras posições na classificação do NBB 7.
Com o resultado positivo, a equipe bauruense totalizou nove partidas seguidas com vitórias, melhor sequência vitoriosa da atual edição do NBB. E este feito é muito expressivo, já que sete destas vitórias foram fora de casa.
Falando no desempenho do Bauru em partidas longe de sua torcida, a equipe paulista é dona de uma das melhores campanhas atuando como visitante na temporada 2014/2015 do NBB, com desempenho de sete vitórias em oito partidas. O único resultado negativo aconteceu diante do líder Limeira, ainda na oitava rodada.
Dono do melhor ataque do NBB, com 88,4 pontos por jogo, um dos principais fatores desta série de resultados positivos é o alto desempenho de todo o elenco bauruense. A equipe campeã da Liga Sul-Americana 2014 teve nos últimos três jogos, cinco atletas por partida anotando dez ou mais pontos.
“Macaé joga em casa, conta com o apoio da torcida e tem jogadores diferenciados. Dessa forma eles conseguiram importantes vitórias, como sobre o Flamengo. Temos que jogar respeitando o adversário, mas buscando o tempo todo impôr nosso ritmo e tentar sair com mais uma vitória nessa sétima edição do NBB”, analisou Thiago Mathias, pivô bauruense.
Mesmo com o Bauru vindo de fase excepcional na temporada, a torcida macaense usa o exemplo do NBB 6 a seu favor. Na última temporada do NBB, o Bauru viajou até Macaé também em boa fase, na época com cinco vitórias seguidas na competição, porém mesmo assim, a equipe do litoral norte-fluminense se deu melhor e terminou o confronto com vitória por 98 a 94.