HOJE
Parada dura
Por Liga Nacional de Basquete
Com campanhas distintas na atual temporada do NBB, Basquete Cearense e Flamengo vão à quadra nesta terça-feira buscando a reabilitação na competição
Solar Cearense e Flamengo se enfrentarão pela temporada 2015/2016 do NBB, nesta terça-feira (01/12), em Fortaleza, às 20h30 (horário de Brasília). Os dois times vivem situações opostas na competição. Enquanto a equipe nordestina tem a terceira pior campanha, o clube carioca está lá em cima, brigando pelo topo da tabela de classificação.
O Basquete Cearense vem de duas derrotas consecutivas na temporada, ambas dentro de casa. A última partida dos comandados do técnico Alberto Bial foi no dia 19 de novembro, na derrota para o Decisão Engenharia/Minas, por 69 a 64. O destaque do time da casa neste duelo foi o pivô Léo Waszkiewicz, que anotou seu primeiro duplo-duplo na temporada, 16 pontos e 12 rebotes.
“Essa paralisação de nove dias nos deu oportunidade de melhorar as questões física e técnica de alguns jogadores, da autoestima, de acreditar que é um início de competição e de que podemos ter uma produção muito acima do que tivemos nas seis primeiras rodadas. Isso prevaleceu nos treinos. O comprometimento dos jogadores foi total, muito grande. Aceitaram as regras que impusemos nesses dias de trabalho bastante puxado”, analisa Alberto Bial.

Cearense e Flamengo fizeram doais amistosos em Fortaleza durante a pré-temporada; no fim, uma vitória para cada equipe (LC Moreira/Divulgação)
O Flamengo também vem de derrota em sua última partida. A boa fase dos cariocas, que vinham de três vitórias consecutivas, foi interrompida pelo Paulistano/Corpore, que superou o atual tricampeão, por 67 a 60, em São Paulo. No total, a equipe do técnico José Neto tem campanha de três resultados positivos em cinco partidas no NBB 2015/2016 (60% de aproveitamento).
“Trabalhamos muito duro desde a nossa última partida (contra o Minas). Foram treinos muito proveitosos, corrigimos algumas coisas que vínhamos falhando e acredito que estamos jogando nosso melhor basquete até agora. O Flamengo é uma grande equipe, com jogadores que podem decidir a partida a qualquer momento, por isso temos que ter atenção máxima e colocar em prática tudo que trabalhamos durante esses dias”, completa o armador e capitão do Basquete Cearense, Davi Rossetto.
+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2015/2016 do NBB
O time cearense nunca bateu os rubro-negros em toda história do NBB. Em seis confrontos já realizados, seis vitórias para os cariocas. Na edição passada, o Flamengo aplicou larga vantagem nos dois jogos da temporada: No Rio de Janeiro, foram 33 pontos de vantagem para equipe rubro-negra, 106 a 73. Já em Fortaleza, foram 26 pontos de diferença para os flamenguistas, que terminaram com 89 a 63 no placar. O destaque dos duelos ficou por conta do ala Marquinhos, que somou 39 pontos em 51 tentados nas duas partidas (76,5%).
O duelo marca mais um reencontro do ala/armador, Duda Machado, do Basquete Cearense, contra o seu ex-time, Flamengo. Até hoje, foram realizadas três partidas contra sua antiga equipe, tendo uma vitória e duas derrotas nos duelos. O atleta tem média de 20,7 pontos por jogo nas partidas. Pelo time rubro-negro, o jogador foi bicampeão do NBB.

Duda Machado, do Basquete Cearense, fará seu terceiro reencontro com o Flamengo, clube no qual foi bicampeão do NBB (LC Moreira/Divulgação)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca