HOJE
Parabéns e obrigado, Penalty!
Por
Em entrevista exclusiva ao site da Liga, fundador da marca comemora sucesso da empresa, fala sobre projetos em conjunto com a Liga e projeta surpresas para o Jogo das Estrelas
A Penalty acaba de completar 53 anos. A marca brasileira, referência na produção de materiais esportivos de alta qualidade, é parceira da Liga Nacional de Basquete desde 2017 e a cada ano a ligação entre as duas entidades rende mais frutos para os fãs da modalidade. Em entrevista exclusiva ao site oficial da LNB, Roberto Estefano, fundador da Penalty e presidente do Conselho Administrativo da Cambuci S.A, relembra a trajetória da empresa, comemora o bom momento e fala sobre os projetos realizados em conjunto com a Liga.

Como a Penalty chega aos seus 53 anos? Como foi a trajetória da marca até aqui?
Roberto Estefano: Em 1970, fundamos a Penalty com o objetivo de estar sempre ao lado do esporte e fortalecer a indústria brasileira, com toda a paixão esportiva que o país tem. Passamos por obstáculos, desafios e excelentes momentos ao longo destes 53 anos, chegando aqui em nosso auge: em 2022, tivemos faturamento recorde, com mais de R$ 313 milhões acumulados ao longo dos nove primeiros meses do ano.
Qual a importância da parceria com a Liga Nacional de Basquete para a estratégia de mercado da Penalty?
Roberto Estefano: Como uma empresa multiesportiva, é fundamental para a Penalty ter essa parceria com a Liga Nacional de Basquete e manter uma proximidade com o basquete nacional, uma das modalidades esportivas que mais crescem em todo o Brasil.
A bola “Crossover” foi um produto desenvolvido em conjunto com a Liga Nacional e os atletas das equipes do NBB. Como esse trabalho, que hoje se materializa em um produto de alta qualidade, foi realizado ?
Roberto Estefano: O trabalho foi feito por uma equipe multidisciplinar, que incluiu nosso time de pesquisa e desenvolvimento, nossa equipe de produção, o diretor técnico da Liga – que visitou nossa fábrica -, além dos atletas, que deram feedback e consultoria prática para a confecção da bola. Este processo não se encerrou após o produto estar pronto, já que até os dias de hoje ainda há feedbacks para melhorias da Crossover 7.8, que é uma bola de altíssima qualidade e performance.
Hoje a parceria entre a Penalty e a Liga Nacional de Basquete vai além do fornecimento de material esportivo. Qual a importância para a marca da produção de conteúdo sobre basquete?
Roberto Estefano: A Penalty e a Liga Nacional de Basquete estão alinhadas no objetivo de aumentar o número de praticantes no Brasil e transformar cada vez vidas através do esporte. Prova disso na prática foi a iniciativa “Gigantes de Tefé”, onde, em conjunto, contamos a história de nove jovens da cidade de Tefé, no interior do Amazonas, que mostraram toda a paixão pelo basquete e tiveram de viajar por 36 horas de barco para disputar um campeonato. Este tipo de produção de conteúdo nos aproxima do praticante, de quem está vivendo o esporte no dia a dia.
O Jogo das Estrelas está chegando. É possível revelar o que a Penalty está preparando para esse que é o maior evento de entretenimento esportivo no Brasil?
Roberto Estefano: Ainda não é o momento de revelar por completo (risos). O que podemos garantir é que teremos inúmeras surpresas, coisas grandes, para movimentar o cenário brasileiro do basquete. Nos últimos anos, personalizamos bolas com versões em NFT, tivemos naming rights de uma das etapas do evento, construímos diversas ações inovadoras. A ideia é de que em 2023 façamos tudo ainda maior.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca