#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Páreo duro

25-03-2013 | 12:00
Por Liga Nacional de Basquete

Em partida antecipada, Bauru e Pinheiros fazem duelo direto pelo quarto lugar do NBB nesta segunda-feira

Partida colocará frente a frente Larry Taylor, do Bauru, e Joe Smith, do Pinheiros (Montagem/LNB)

A disputa por um lugar no G-4 da atual temporada do Novo Basquete Brasil segue acirrada. Nesta segunda-feira, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio “Panela de Pressão”, no interior paulista, Paschoalotto/Bauru e Pinheiros/SKY farão um confronto direto pela quarta colocação da tabela de classificação do campeonato nacional.

A partida é válida pela 34ª rodada do NBB e inicialmente seria realizada no próximo sábado, mas foi antecipada por conta da participação do time comandado pelo técnico Cláudio Mortari na Liga das Américas 2013.

Depois de o último posto no grupo dos quatro melhores colocados da competição ficar com o time bauruense por um bom período, o clube da capital paulista venceu o SKY/Basquete Cearense, no último sábado, e conseguiu ultrapassar a equipe comandada pelo técnico Guerrinha. Também no sábado, o time do interior paulista teve sua série de cinco resultados positivos quebrada pelo Palmeiras.

Atualmente, os pinheirenses somam 19 vitórias em 28 partidas realizadas (67,9% de aproveitamento), enquanto que os representantes da cidade de Bauru possuem 20 triunfos em 30 compromissos (66,7% de aproveitamento). Porém, o resultado do duelo desta segunda-feira pode alterar novamente a tabela de classificação. Se o Pinheiros vencer, se consolida no quarto lugar e a amplia sua diferença para os representantes do interior de São Paulo. Por outro lado, se Bauru triunfar, recupera a quarta colocação.

“É mais um confronto direto e muito importante para nós. O Pinheiros é uma equipe de muita qualidade, mas precisamos jogar caracterizados e com qualidade individual para conquistar essa vitória”, comentou Guerrinha, que seguirá sem poder contar com o ala Fernando Fischer e o jovem armador Lucas Avelino, que só voltarão às quadra na próxima edição do NBB.

Mesmo jogando fora de casa, o Pinheiros está confiante para o duelo. O esquadrão dirigido pelo experiente treinador Cláudio Mortari atravessa um ótimo momento na temporada. Além de conseguir a inédita classificação para o Final Four da Liga das Américas, o clube da cidade de São Paulo venceu seus últimos três compromissos (Mogi das Cruzes/Helbor, Tijuca/Rio de Janeiro e SKY/Basquete Cearense) na maior competição de basquete do país.

“Esse jogo contra o Bauru vai ser intenso. Os dois times têm jogadores com essas características. O time está bem, vai jogar contra outro que também está na luta para ficar entre os quatro primeiros. Estamos passando por um bom momento e, a partir de agora, teremos muitos confrontos diretos. São jogos que, se vencermos, ganharemos muita moral para o NBB e também para a Liga das Américas”, afirmou o pivô paraguaio Araujo.

“Faz anos que jogar lá em Bauru é muito difícil. É um ginásio pequeno, com muita torcida e uma grande pressão. Eles jogam muito bem em casa, mas se estivermos concentrados, temos boas chances. Nós precisamos ir lá pensando sempre no resultado positivo, que vai nos ajudar nessa busca pelo G-4”, completou o armador Paulinho.

No duelo válido pelo primeiro turno, o time do interior paulista levou a melhor sobre os pinheirenses. Em partida disputada no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo, Bauru saiu vitorioso após um confronto equilibrado do início ao fim, pelo placar de 74 a 73, graças a uma boa atuação de Larry Taylor, que anotou 17 pontos.

Curiosidades da partida:

Leve vantagem bauruense
No histórico do confronto entre as equipes no NBB, foram nove partidas, com cinco vitórias do Bauru e quatro do Pinheiros.

De volta as origens
Natural de Bauru (SP), o jovem ala Lucas Dias, do Pinheiros, reencontrará sua cidade natal, nesta segunda-feira.

600
O norte-americano Shamell se destaca por fazer muitos pontos, mas é em rebotes que o atleta pode atingir uma marca. Se pegar seis, o camisa 24 do Pinheiros completará 600 em sua trajetória no NBB.

Pode assumir a ponta
O armador do Bauru, Larry Taylor, foi recentemente ultrapassado por Fúlvio no ranking de assistências da história do NBB. Nesta partida contra o Pinheiros, o norte-americano naturalizado brasileiro pode ultrapassar o jogador do São José, pois está a apenas três passes decisivos atrás (917 a 914).