#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Parte da família alviverde

26-07-2013 | 07:32
Por Liga Nacional de Basquete

À vontade no Palmeiras, norte-americanos Caleb Brown, Wiggins e Curnell permanecem no clube alviverde e falam sobre relação de ‘família’ que há na equipe

Tyrone Curnell (à esq.), Caleb Brown e Antwaine Wiggins (à dir.) vão para sua segunda temporada juntos no Palmeiras (João Pires/LNB)

Muitos estrangeiros têm dificuldades em se adaptar com o estilo de vida e de jogo dos brasileiros, chegando até a deixarem o país por não conseguirem entrar nos eixos das equipes. Já com Caleb Brown, Antwaine Wiggins e Tyrone Curnell, a história foi completamente outra. Adaptados aos moldes do Palmeiras/Meltex, os norte-americanos decidiram permanecer na equipe alviverde, lugar onde se sentem em casa.

“Essa foi minha terceira temporada aqui. Eu considero o Palmeiras como minha família. Os diretores, comissão técnica e os jogadores nos trataram muito bem aqui e eu amo estar aqui, jogando para os fãs e amigos que fiz”, comentou o armador Caleb Brown, estrangeiro mais antigo na equipe.

“Quando eu cheguei no ano passado, eu percebi que eu nunca havia jogado numa equipe com tantos talentos. São jogadores mais experientes e isso me deixa tranquilo para fazer o meu jogo. Me sinto bastante confortável em jogar com essa equipe”, disse o ala Antwaine Wiggins.

Em meio às incertezas da permanência do basquete no Palmeiras, os jogadores retornaram aos Estados Unidos em suas férias, sem saber sobre seu futuro no time de Parque Antártica. Durante este período, os gringos mantiveram o contato entre si e quando a proposta palmeirense foi feita aos três, eles levaram em consideração a grande arrancada no final da temporada 2012/2013 do NBB, em que a equipe alviverde se livrou das últimas posições com uma sequência de nove vitórias consecutivas atuando no Ginásio Palestra Itália. Desta forma, o trio norte-americano decidiu retornar ao clube alviverde para mais uma temporada.

“Quando o Palmeiras nos fez uma nova proposta, nós três já entramos em contato pelo Skype, pela internet e pensamos que como tivemos um bom final de temporada, porque não voltar este ano e tentar fazer um campeonato melhor?”, falou Wiggins.

“Antes de ir embora, já tinha na minha mente a ideia de voltar na temporada seguinte. É claro que isso não dependia somente da minha vontade. Isso é negócio. Falei com alguns jogadores que se eles voltassem, eu também gostaria de voltar”, declarou o ala/pivô Tyrone Curnell. “O jeito como terminamos o campeonato, definitivamente, foi importante para que nós retornássemos. Isso nos deu uma motivação extra para mostrarmos que aquele time da segunda metade do NBB era realmente o nosso potencial. Nós nos unimos e mostramos a nossa força”, completou.

Caleb Brown e Tiagão durante a Festa de Lançamento do NBB5 (João Pires/LNB)

Além do excelente final de temporada do Palmeiras no NBB, outro importante fator que pesou na permanência dos norte-americanos foi o líder da equipe alviverde, o pivô Tiagão. Muito receptivo com os atletas estrangeiros, o experiente jogador teve papel importante na adaptação de todos os novos atletas do time, fazendo com que, rapidamente, eles se sentissem em casa.

“Eu e o Tiagão somos muito amigos. Eu confio demais nele. Com certeza, se ele não tivesse renovado, eu não estaria aqui agora. Ele é o grande líder desse time”, disse Tyrone Curnell.

“No ano passado, o Tiagão nos convidou para passarmos o Natal com a família dele. E ele nos fez nos sentirmos em casa, como família mesmo. E isso é tudo o que se pode esperar num time. Depois desse momento, sentimos uma ligação maior com o time. Estou muito empolgado para essa temporada”, falou Wiggins.

Por serem da mesma nacionalidade, claramente os três norte-americanos se dão muito bem. No período de férias, em que cada um estava em sua respectiva cidade estadunidense, Caleb, Wiggins e Tyrone mantiveram constantemente o contato, o que os ajudou a tomarem a decisão de retornar ao Verdão juntos.

Tyrone Curnell e Wiggins acompanham a uma partida do Palmeiras, em que não puderam estar em quadra (Alê Vianna/Divulgação)

“Nós somos praticamente da mesma idade, gostamos das mesmas coisas e somos muito amigos. Enquanto estávamos nos Estados Unidos, nós conversamos bastante e tomamos uma decisão conjunta de voltar para o Palmeiras para esta temporada”, afirmou Caleb.

Agora, as férias acabaram. No próximo sábado (03/08), O Palmeiras/Meltex estreia no Campeonato Paulista, contra o Paschoalotto/Bauru, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP). Para o início desta temporada 2013/2014, os norte-americanos esperam manter a evolução apresentada no final do NBB5 e só crescer daqui pra frente.

“No começo do ano, tivemos muitas lesões e a química entre os jogadores demorou para rolar. Chegando mais para o meio do campeonato, passamos a nos entender melhor e as vitórias começaram a aparecer. Creio que só temos a evoluir de onde nós terminamos a última temporada”, declarou Wiggins.

“Esse time aqui já demonstra ser melhor que o do ano passado. Já treinamos um pouco e deu para perceber que já temos uma química. Todos se dão muito bem, se divertem em quadra e acho que vamos evoluir juntos”, disse Tyrone Curnell.

“Acho que nessa próxima temporada, nós estaremos mais acostumamos com o estilo de jogo do campeonato e, naturalmente, as equipes também já estarão mais familiarizadas com o nosso jogo. Teremos uma responsabilidade maior este ano. Estamos preparados para conseguirmos resultados melhores no NBB e no Campeonato Paulista”, finalizou Caleb Brown.

Os norte-americanos esperam muitas comemorações como esta na temporada 2013/2014 (Fábio Menotti/Divulgação)