HOJE
Passando a bola
Por Liga Nacional de Basquete
Liga Nacional de Basquete troca de comando: Cássio Roque é o novo presidente eleito pelos clubes para substituir Kouros Monadjemi
A Liga Nacional de Basquete (LNB) tem um novo presidente. Cássio Roque, de 50 anos, foi eleito pelos próximos dois anos após Assembleia Geral com os clubes realizada na tarde desta terça-feira (18/12) na sede da entidade, em São Paulo (SP). O dirigente, que era atual o vice-presidente, substituirá Kouros Monadjemi, de 67 anos, um dos fundadores da LNB e comandante da Liga desde o início em 2008.
Em seus últimos momentos como presidente da LNB, Kouros preferiu não dizer adeus e mostrou sua intenção em continuar trabalhando em prol do basquete brasileiro. “Eu não vejo como despedida. Eu abracei a Liga, vou continuar ajudando o Cássio na Liga. A função é o que menos interessa. Fui presidente, mas não por causa disso que fui eu quem trabalhou. Todos nós trabalhamos”, afirmou.
“É aquilo que eu sempre falo: somos uma família, um grupo unido. Dá gosto de se dedicar ao basquete. Vou ajudar o Cássio dentro da minha humilde tentativa de melhorar o basquete. Acho que esse é um compromisso que todos nós assumimos. Vamos em frente”, concluiu Kouros.
Antes de passar o bastão, o presidente nos últimos quatro anos foi bastante elogiado pelo sucessor, que tem uma meta clara no comando da LNB: seguir a linha de trabalho que levou a entidade a crescer bastante desde a fundação.
“Quando foi eleito em 2008, o Kouros era a pessoa certa no momento certo. Sem ele, a gente não teria conseguido levar a Liga até onde ela chegou hoje. Não tenho pretensão de ter os mesmos atributos do Kouros. Só quero continuar a linha que ele ensinou a todos nós e levar a Liga nesse sentido de união, em que todos participam. É um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo, o mesmo ideal. Só quero fazer parte disso”, declarou Cássio.
Os desafios que virão pela frente a partir de 2013 também estão bem claros na cabeça do novo presidente da LNB. “A Liga está mais consolidada, mas temos muitos desafios pela frente. A Liga precisa se estruturar financeiramente melhor. É um objetivo nosso, até para que a Liga possa ajudar também na estruturação financeira dos clubes. Se os times estiverem mais estruturados financeiramente, serão mais fortes, assim a Liga vai ser melhor. Esse é um grande objetivo da Liga, não só do Cássio”, disse.
Por fim, Cássio falou sobre o lado pessoal de assumir uma grande responsabilidade como a de comandar uma entidade que só tem a crescer e tem sido a grande mola propulsora para o reerguimento do basquete no Brasil.
“Sinto um misto de orgulho, por ter sido escolhido pelos pares de Conselho, mas também uma sensação de expectativa. Não vai faltar empenho, dedicação, vou dar minha cota de contribuição dentro das minhas limitações. Posso errar, mas com certeza com o apoio de todos, esses erros serão minimizados”, prometeu o novo presidente da LNB.
Presidente: Cássio Roque
Vice-Presidente: João Fernando Rossi
Diretor Financeiro: Eduardo de Almeida Pinto
Diretor Técnico: Vitor Bornia Jacob
Diretor de Relações Institucionais: Kouros Monadjemi
Conselheiro Jurídico
- Rubens Alexandre Elias Calixto
Conselho de Marketing
- Marcelo Vido
- Luis Silva
- Rodrigo Costa Barroso Pais
Conselho Fiscal (Titulares)
- Luiz Inácio Messias
- José Luiz de Lana Mattos
- Luiz Felipe Faria Azevedo
Conselho Fiscal (Suplentes)
- Alberto Bial
- Nilo Guimarães Martins
- Joaquim Figueiredo
Conselho de Administração
- Presidente da LNB
- Vice-Presidente da LNB
- Representantes dos Clubes:
- Brasília
- Uberlândia
- Minas Tênis Clube
- Flamengo
- Paulistano
- Franca
- Joinville