HOJE
É Hepta!
Por Liga Nacional de Basquete
Pato Basquete conquista heptacampeonato paranaense ao derrotar o Campo Mourão na decisão do Final Four e quer levar confiança para embalar no NBB CAIXA
O Pato Basquete confirmou mais uma vez sua hegemonia no cenário estadual e conquistou, na segunda-feira (24/11), o heptacampeonato paranaense, ao derrotar o Campo Mourão por 78 a 68, na decisão do Final Four, realizado em Londrina, após passar pelo Maringá na semifinal. A equipe comandada pelo técnico Renan Gitiony controlou o jogo desde os primeiros minutos, abriu vantagem confortável ainda no primeiro período (27 a 12) e soube controlar o ritmo até o fim para levantar seu sétimo título consecutivo da Série Ouro.

Jogadores do Pato Basquete comemoram o heptacampeonato paranaense. Foto: Júlio Sodre / Assessoria Pato Basquete
O grande nome da decisão foi o pivô Edu Marília, que registrou um duplo-duplo de 25 pontos e 10 rebotes para 29 de eficiência, sendo eleito o MVP da final pela atuação dominante nas duas tabelas. O resultado também consolidou o bom trabalho coletivo do Pato Basquete, que teve volume ofensivo consistente, solidez defensiva e protagonismo do elenco em momentos-chave do jogo.
O heptacampeonato sintetiza o projeto esportivo do Pato Basquete, que desde 2019 conquista todos os títulos estaduais e se firma como referência no desenvolvimento do basquete no Paraná. A conquista chega em um momento estratégico da temporada, enquanto o clube disputa o NBB CAIXA 2025/26, reforçando confiança para a sequência do campeonato.
Além de representar um marco local, o título também fortalece o impacto do Pato Basquete no cenário nacional. A equipe vive uma fase de renovação de elenco, com a chegada de jovens atletas e protagonistas emergentes, caso de Edu Marília, e utiliza o Estadual como ferramenta importante de construção de entrosamento, repertório tático e afirmação de peças que ganham espaço no NBB CAIXA.
Ver essa foto no Instagram
Para o técnico Renan Gitiony, conquistar o heptacampeonato é alcançar apenas o primeiro objetivo da temporada. “Ser heptacampeão do Estadual Paranaense enaltece todo o trabalho feito pela diretoria, patrocinadores e torcedores desta cidade que amam e apoiam o Pato Basquete. Para a comissão técnica e atletas fica o reconhecimento do processo que estamos construindo dia após dia com muito trabalho, garra, determinação e perseverança. Conquistar esse título era um dos objetivos para esta temporada. Sobretudo sabemos que precisamos seguir evoluindo no NBB CAIXA para atingirmos mais vitórias e jogos competitivos para o Pato Basquete”, afirmou o treinador.
Neste momento, o Pato Basquete tem duas vitórias em 10 jogos, ocupando o 19.º lugar. Vale destacar que 16 equipes se classificam aos playoffs, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados à Liga Ouro. O heptacampeonato serve como um fator motivacional para buscar uma recuperação no NBB CAIXA. O próximo jogo é no dia 6 de dezembro, contra o Paulistano, em São Paulo.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, e parcerias oficiais Cruzeiro do Sul Virtual, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca