#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Time jovem,Projeto promissor

11-11-2020 | 04:39
Por Liga Nacional de Basquete

Na segunda temporada no NBB, Pato Basquete aposta em elenco jovem para surpreender

Outrora berço de algumas das mais memoráveis equipes de basquete do Paraná, Pato Branco viu o esporte que durante a década de 1990 e o início dos anos 2000 encantava a todos, perder a força, até quase virar apenas uma modalidade praticada nas quadras de esportes das escolas ou, então, reservada a alguns poucos abnegados e entusiastas que jamais deixaram a bola parar de quicar. E é exatamente pelas mãos e iniciativas destes apaixonados que o esporte está renascendo na cidade paranaense.

Com o auxílio de atletas, ex-atletas e empresários locais, contando, é claro, com o apoio de todos os patobranquenses, a Associação de Basquete de Pato Branco, fundada em 2009, deu início ao Pato Basquete em 2018, com objetivo de montar um time profissional para a disputa das principais competições estaduais e nacionais.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb) em

Logo no primeiro ano, a equipe terminou em terceiro lugar da Supercopa do Brasil e do Campeonato Sul-Brasileiro, e foi vice-campeã paranaense. Em 2019, conquistou o título estadual, o maior feito desde a sua criação, e estreou no NBB.

“O projeto está em construção, ganhando experiência, crescendo  se profissionalizando. A captação de recursos é feita a partir do sócio torcedor, empresas amigas, patrocinadores de uniforme, subvenção da prefeitura, venda de produtos e projetos estaduais e federais. Eles são distribuídos entre o custo da base e do profissional”, Marcelo Pastorello, Presidente do Pato Basquete.

Apostando na juventude

Para a temporada 2020/2021, a segunda do Pato Basquete no NBB, a equipe renovou com seu técnico, Dedé Barbosa, os armadores Augusto e Murilo, os alas Isaac Thornton e Aquiles, e os pivôs Funches III, Scheuer e Anderson Rodrigues. As novidades no elenco são os armadores Matheusinho e Lucas Lacerda, o ala Gabriel e o pivô Leal.

Dedé Barbosa vai para a sua quinta temporada no NBB (Maurício Moreira)

“Reduzimos bastante o orçamento pois vários patrocinadores não continuaram ou cortaram uma parte da verba. Então a montagem foi mais difícil. Demoramos de dois a três meses para fechar os 14 jogadores, mas acredito que conseguimos atingir a meta que tínhamos com o orçamento. Procuramos ir atrás de jovens com potencial para se firmar no basquete brasileiro, e focamos na defesa, mirando jogadores mais físicos”, contou Dedé Barbosa.

O cestinha é gringo

Com 14,1 pontos de média na última temporada, Isaac Thornton promete ser a principal fonte de pontuação do Pato Basquete para essa temporada. O norte-americano vem construindo uma interessante história no basquete paranaense. Sua primeira edição do NBB foi vestindo a camisa do Campo Mourão. Depois, foi a vez do Pato contar com o ala na Liga Ouro de 2019, antes da temporada de estreia do NBB.

“Nessa temporada, eu espero evoluir todos os dias, ganhar a maior quantidade de jogos possível e chegar aos Playoffs. Isso seria sensacional para a cidade. Vamos levar um dia de cada vez e trabalhar para alcançar esses objetivos”, afirmou.

Thornton já havia defendido o Pato Basquete na Liga Ouro (Luciane Koba/Pato Basquete)

Entre essas passagens pelos times do Paraná, Thornton passou uma temporada fora do Brasil e voltou logo depois. Sua volta é justificada por todo o respeito que o NBB tem.

“NBB é uma ótima liga, muito forte. São vários grandes jogadores que atuam em um nível muito alto. É um campeonato muito respeitado, com um bom basquete e só vai evoluir”,

Estrela da LDB

Líder em assistências da Liga de Desenvolvimento de Basquete de 2019, Matheusinho foi um dos principais jogadores da competição sub-20 nos últimos anos. Suas médias nas duas edições disputadas foram de 15,3 pontos, 5,9 rebotes e 5,4 assistências, pelo Flamengo. Para 2020/2021, ele foi emprestado ao Pato Basquete e derá seus primeiros passos no NBB.

“Vim em busca de mais espaço em quadra, para evoluir ainda mais meu jogo e ganhar mais experiência com grandes nomes do basquete nacional. Uma das decisões veio também da forma que fui convidado pelo coach Dedé. Fez com que eu me sentisse confiante nessa nova etapa, que pode me proporcionar momentos únicos como jogador profissional”, disse o armador.

Matheusinho, do Flamengo (João Pires/LNB)

“A LDB me proporcionou uma experiência enorme, tanto no meu trabalho individual quanto em grupo. Foi uma oportunidade única para conseguir uma bagagem maior para chegar no profissional e poder mostrar o quanto evolui”, contou.

De volta ao Brasil

Outra jovem aposta do Pato Basquete para essa temporada é Victor Leal. Diferentemente de seus companheiros, ele traçou uma trajetória peculiar para chegar ao basquete adulto. Com passagens por Limeira e Basquete Cearense, o pivô se transferiu para o Comunicaciones Mercedes, da Argentina, para completar sua transição para o profissional. Agora, ele chega mais preparado para contribuir no time comandado por Dedé Barbosa.

Leal disputou o Desafio Novas Estrelas de 2019 pela La Liga Argentina (Fotojump/LNB)

“Foi um período muito bom para a minha fase de transição da base para o profissional. Na Argentina tem muitas equipes e muitos jogos. Atualmente o NBB tem alguns jogadores argentinos que pude jogar contra e conhecer o sistema que eles jogam. Chegarei para esse NBB mais alimentado de informação e sistema de jogo, com toda certeza”, afirmou.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.