HOJE
os caras do Game Winner
Por Natalia Mello
Nate Barnes e Matheusinho se encontram no duelo entre Pato Basquete e Botafogo após decidirem os jogos contra Paulistano/CORPe e R10 Score Vasco da Gama
Pato Basquete e Botafogo se enfrentam nesta quinta-feira (28/11), às 20h, no ginásio do Sesi, no Paraná, com o objetivo de subir na tabela do NBB CAIXA de olho em uma vaga na Copa Super 8, torneio que reúne os oito melhores classificados do primeiro turno, e contam com dois jogadores com algo em comum. Nate Barnes e Matheusinho foram os responsáveis pelas vitórias sobre Paulistano/CORPe e R1o Score Vasco da Gama, respectivamente, na partida anterior das equipes.
Barnes fez o Game Winner em um arremesso incrível do perímetro quando o Pato Basquete perdia por 65 a 63 para virar o jogo. “Foi um grande chute para o meu time e para mim também, porque eu joguei dois anos no Paulistano, conheço muitas pessoas lá, tenho muitos amigos. Óbvio, quero ganhar sempre deles. Essa foi uma grande vitória para nós porque tínhamos perdido quatro jogos seguidos. Quando tenho esse bola na mão, só penso em ganhar, não fico com medo, tenho muita confiança porque eu treino muito. Estou muito feliz com meu treinador, o meu time acredita em mim, e foi um grande vitória para o restante do nosso caminho no NBB CAIXA”, afirmou Barnes, que, nesta temporada, já estabeleceu o recorde de pontuação ao anotar 52 pontos na derrota para o São Paulo.
Já Matheusinho pegou o rebote defensivo, correu quadra toda no Tijuca Tênis Clube e anotou dois pontos em uma bandeja para desempatar o clássico no estouro do cronômetro. “É uma jogada que eu estou acostumado a fazer no meu dia a dia. E quando eu tenho a quadra aberta, eu costumo fazer esses tipos de jogadas que é o meu forte. Foi muito importante para mim esse game winner. Estou me sentindo bem à vontade em quadra, com meus companheiros e eles me passam essa confiança no jogo quanto no dia a dia”, afirmou o armador, que tem médias de 6,1 pontos, 2,8 assistências e 2,6 rebotes na temporada 2024/25.
O Pato Basquete soma quatro vitórias em 10 jogos no NBB CAIXA, mesmo número de triunfos do Botafogo, só que o Alvinegro disputou 11 partidas. As duas equipes estão fora da zona de classificação da Copa Super 8 neste momento, mas ainda com boas chances de conseguir uma vaga no torneio que reúne os melhores times do primeiro turno, agendada para começam no final de janeiro de 2025.
Para Barnes, o Pato Basquete precisa vencer em casa, como fez com o Paulistano/CORPe, mas reconhece que o Botafogo é um adversário perigoso como visitante. O Glorioso conquistou três das suas quatro vitórias no NBB CAIXA como visitante. “Imagino que esse jogo será muito duro porque o Botafogo é um time de jogo muito forte fora de casa, ganham de alguns times sempre em jogos apertados. Eles defendem muito bem, mas eu tenho muita confiança no nosso time. Nós tivemos um jogo difícil contra o Paulistano, com muitos altos e baixos, mas nós conseguimos continuar jogando. Nesse momento, eu mato uma bola para ganhar esse jogo. Nós vamos entrar neste jogo da mesma maneira que fizemos no anterior para tentarmos ganhar”, analisou o americano.
Matheusinho confia que o bom comportamento defensivo é fundamental para o Botafogo conquistar o quinto triunfo na temporada 2024/25. “Pato é uma equipe muito forte que vem crescendo muito a cada ano e tem ótimos jogadores. Temos de brigar e fazer um jogo defensivo forte, que vai fluir naturalmente o nosso ataque e manter o foco durante todo o jogo e não deixar a equipe do Pato à vontade durante o jogo. Temos de fazer uma boa pressão na bola e forçar o erro da equipe deles”, disse o armador.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.