HOJE
Tabu em jogo
Por Juvenal Dias
Embalado no NBB CAIXA, Pato Basquete tenta quebrar invencibilidade histórica do Flamengo no confronto; TV Cultura transmite o jogão às 17h
No confronto Pato Basquete x Flamengo, o time carioca leva uma vantagem história de nove vitórias contra nenhuma da equipe paranaense dentro do NBB CAIXA. Obviamente que o tabu fica de fora da quadra na hora que a bola sobe, mas, para um lado é a chance de derrubar uma invencibilidade e para o outro, manter a escrita pode representar a retomada da liderança da temporada 2023/24. A partida ocorre neste sábado (13/01), às 17h, no Ginásio do Sesi, em Pato Branco, e terá transmissão da TV Cultura e do YouTube do NBB CAIXA.
No encontro do primeiro turno, foi o segundo jogo adiantado do Flamengo e a estreia do Pato, com a vitória flamenguista no Maracanãzinho por 84 a 71. A partida da volta pode significar a consolidação da boa fase do Pato, que vem de quatro vitórias seguida, sendo as duas últimas longe de seu torcedor. A sequência impulsionou o Quack para a 10ª colocação, com nove triunfos em 20 partidas e um aproveitamento de 45%. A quebra do tabu pode consolidar a equipe na busca pela classificação aos playoffs do NBB CAIXA em uma colocação mais alta, ainda que falte quase um turno a ser disputado.
“Essa temporada do NBB CAIXA com mais times e com um formato de classificação diferenciado de anos anteriores, deu uma ideia diferente sobre classificação. Mais vagas não quer dizer mais facilidade, o campeonato está tão parelho que será decidido, como sempre, nas últimas rodadas”, alertou o técnico do Pato, Jece Leite.
O treinador explicou o valor que um triunfo desse tamanho representa: “Vitória sempre implicará em uma melhor classificação e, sem dúvida nenhuma, uma vitória inédita contra o Flamengo tem um brilho a mais, é um feito que sempre pode ser lembrado, mas que não mudaria muita coisa se não conseguíssemos dar sequência na nossa evolução”.
O armador Arthur Pecos sabe da força que vai enfrentar do outro lado da quadra, mas conta com um trunfo local para fazer pressão: “Vamos enfrentar uma excelente equipe e com certeza teremos um grande jogo. Estaremos jogando em casa com a nossa torcida e buscando aproveitar o nosso bom momento no campeonato. Vamos atrás de mais uma vitória”.
O ala-pivô Danilo Penteado endossa o coro pela força de jogar ao lado de sua torcida empolgada com a campanha recente: “Sabemos da qualidade do nosso adversário, mas estamos confiantes de que dentro de casa, com a nossa torcida apoiando, podemos disputar de igual para igual e buscar essa vitória. Sem dúvidas é um jogo muito significante na nossa busca pela melhor colocação possível na tabela”.
Por fim, o ala venezuelano Santiago Materán reforçou a importância de manter a boa fase pensando no futuro do NBB CAIXA: “Estamos focados e num bom momento como time, temos que aproveitar isso para fazer um bom jogo contra o Flamengo em nossa casa e conquistar a vitória, e desta forma continuar alcançando os objetivos nesta temporada”.
Flamengo em busca de moral
O Flamengo gostaria de ter celebrado os 500 jogos do treinador Gustavinho de Conti com a vitória diante do Minas, mas não foi o que aconteceu. A derrota levou o Rubro-Negro à segunda colocação do NBB CAIXA, perdendo a liderança justamente para o time mineiro. Ambos possuem 17 vitórias e 85% de aproveitamento, com vantagem no confronto direto para o Minas. Neste sábado, a vitória flamenguista, aliada a um tropeço do Minas contra o R10 Score Vasco da Gama – duelo que começa uma hora mais tarde -, devolve o Mengão à ponta da tabela.
O Flamengo também não quer viajar ao Uruguai para a segunda janela de partidas da Basketball Champions Leagues Americas (BCLA) em uma sequência de derrotas. Nos dias 18 e 19 de janeiro, o Mengão enfrenta Boca Jrs e Hebraica Macabi, respectivamente, pela competição continental. As três equipes do Grupo C do torneio estão empatadas com uma vitória e uma derrota. Então, a manutenção do tabu contra o Pato neste sábado significa ir com moral para partidas importantes da BCLA.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.