#JOGAJUNTO

Rio 2016 / Seleção Brasileira

Patriota

26-07-2016 | 06:04
Por Liga Nacional de Basquete

Estreante em Olimpíadas, Vitor Benite demonstra amor ao Brasil, revela saudades do país e acredita na força da Seleção jogando em casa: “aqui, quem comanda somos nós”

Benite_BRASIL (Inovafoto)

Benite diz que se sente em casa no Brasil e fez juras de amor ao país antes de disputa sua primeira Olimpíada (Inovafoto/Divulgação)

Um sentimento de patriotismo se aflorou na Seleção Brasileira. Depois de brilhar nas quadras do NBB CAIXA por sete temporadas, Vitor Benite deixou o Brasil em 2015 e foi à Europa para defender o UCAM Múrcia, da Espanha. Agora, depois de uma temporada na Liga ACB, o jogador foi convocado para defender a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e colocou para fora a paixão que tem por seu país às vésperas da competição.

“Tenho muitas saudades de jogar no Brasil. Sou um cara que sempre foi próximo da minha família, dos amigos e do meu país. Gosto da Europa, mas o Brasil é minha casa. Sempre que volto e pouso aqui no Brasil, me sinto em casa, me sinto bem. Sempre quis ajudar o basquete a evoluir. Ajuda quem precisa, pois o esporte é uma bela ferramenta para isso. No Brasil estou mais próximo disso. No momento estou pensando em mim, na minha carreira, mas quem sabe um dia eu volte e fique mais próximo daqueles que eu amo de novo”, disse Benite.

Final - Flamengo x Maccabi Tel Aviv - Final - Flamengo x Maccabi Tel Aviv - Brasil - rj - Rio de Janeiro - HSBC Arena - - www.inovafoto.com.br - id:78318

Benite foi crucial no título mundial do Flamengo contra o Maccabi em 2014 (Inovafoto/Divulgação)

Nascido no interior paulista, em Jundiaí (SP), Benite iniciou sua trajetória no Rio de Janeiro (RJ), local de sua primeira Olimpíada, e curiosamente no Flamengo, em 1997, devido ao seu pai, que foi trabalhar na Cidade Maravilhosa naquela época. Mal ele sabia que, após passar por Bauru, Rio Claro, Pinheiros, Franca e Limeira, voltaria ao clube da Gávea 15 anos mais tarde para construir uma linda página de sua história.

Contratado pelo rubro-negro carioca em 2012/2013, já com 23 anos, o ala/armador conquistou três títulos do NBB CAIXA, uma Liga das Américas e um histórico Mundial de Clubes, no qual teve participação crucial na partida do título diante do então atual campeão europeu, Maccabi Tel-Aviv (ISR), mesmo tendo retornado de uma grave lesão há pouquíssimo tempo.

A Seleção começou a fazer parte da vida de Benite em 2006, na categoria Sub-17. Desde então, o atleta viveu momentos marcantes com a camisa verde-amarela, como o Pré-Olímpico de Mar Del Plata (ARG) em 2011, quando o Brasil voltou às Olimpíadas depois de 16 anos, e o Pan-Americano de Toronto em 2015, em que foi um dos grandes destaques do time de Rubén Magnano, com média de 18,2 pontos por jogo.

Benite e Rubén Magnano, do Brasil

Benite acredita na força do Brasil e elogiou o grupo comandado por Rubén Magnano (Inovafoto/Divulgação)

Vivendo uma das melhores fases de sua carreira, Benite, de 26 anos, expôs seu lado patriota e mostrou tamanha confiança em uma boa campanha da Seleção Brasileira nas Olimpíadas, acreditando, inclusive, na conquista de medalha. De quebra, o jogador elogiou o elenco do Brasil e prometeu muita entrega e determinação na competição.

“Dentro do nosso país quem tem que impor o ritmo e comandar somos nós. Não podemos nos subestimar. O brasileiro às vezes tem mania de se subestimar, de achar que não consegue ganhar de potências europeias ou quem quer que seja. Precisamos nos impor dentro de casa e mostrar que temos condições de sair dessa Olimpíada com uma medalha”, falou Benite, que completou:

“Temos um que mescla experiência e jogadores que estão chegando. É um grupo que quer mostrar há muito tempo que tem capacidade de ganhar uma medalha na Olimpíada somado aos jovens que querem se firmar na Seleção. Certamente não faltará vontade e determinação, pois é um grupo de muita personalidade”, finalizou.