#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vitória no físico

19-04-2024 | 01:53
Por Juvenal Dias

Em jogo de muita entrega, o Tigre se impôs fisicamente contra o Timão pelo primeiro jogo das oitavas do NBB CAIXA e decide vaga em casa

Na partida que abriu os playoffs do NBB CAIXA, o Corinthians recebeu o Paulistano. E como aconteceu no encontro anterior, no ginásio Wlamir Marques, o time visitante venceu novamente, dessa vez com o placar de 83 a 65. O tom da vitória foi pela diferença física que os times apresentaram em quadra, com o Paulistano pressionando e roubando bastante a bola do adversário. Mesmo assim, o Timão já venceu o Tigre fora de casa na atual temporada e provou que dá para forçar um terceiro jogo.

A imposição física do Paulistano, com Victão dominante no garrafão, foi determinante para a vitória sobre o Corinthians. Foto: Willian Oliveira/Foto Atleta

Se as demais partidas dos playoffs do NBB CAIXA tiverem a mesma intensidade de entrega do que foi a partida inaugural entre Corinthians e Paulistano, pode esperar grandes duelos. Muitas vezes, uma partida é vencida no aspecto tático ou mental do jogo, mas, na partida desta quinta-feira (18/04), claramente o físico do time visitante determinou a progressão do placar.

O capitão do Paulistano, Victão, foi um grande exemplo da dominância física da equipe, afinal foi quem mais buscou rebotes no garrafão, nove ao todo. E ele explicou que é uma estratégia de deixar o adversário desconfortável e buscar a imposição física: “Foi uma ‘guerra’ das grandes e não está acabado. Sabíamos que o time deles tem muita qualidade, jogadores que podem pontuar, com uma rotação grande com caras que executam bolas difíceis. Então, estamos com a mentalidade de correr para parar eles e tirá-los da zona de conforto para termos chance de levar o confronto. É importante nos impormos fisicamente, estar defendendo, estar contestando todas as bolas para que eles fiquem o mais desconfortável possível e nós ganharmos a série”.

O embate foi tanto para o lado físico, que até sobrou uma cotovelada no ala/armador Santiago Ferreya, do Paulistano. O argentino, que foi o cestinha da partida com 21 pontos, precisou se retirar da partida para estancar o sangue no nariz. Ele comentou que fará exames para averiguar a disponibilidade para o jogo da volta. Na segunda-feira (22/04) a partida será às 19h, no ginásio Antonio Prado Jr. e terá transmissão da ESPN e do NBB BasquetPass.

O técnico do time vencedor, Demétrius Ferracciú, valorizou que a equipe manteve sua solidez defensiva, característica que tornou o Paulistano o time que menos sofria pontos por partida durante a temporada regular do NBB CAIXA. “Foi um jogo super equilibrado, um jogo físico, como é sempre em playoff. O mais importante é que a equipe soube defender bem, dentro das nossas características, dentro do que combinamos. Também tivemos boas opções, boas escolhas ofensivas. Esse conjunto fez com que nós conseguíssemos uma importante vitória como foi a de hoje”.

Um dos mais experientes da equipe do Corinthians, o pivô Rafael Hettsheimeir, que foi o terceiro do time na pontuação, com 12 pontos, apontou o caminho do que o Timão precisa melhorar para buscar o empate na série: “Eles têm uma grande equipe, muito bem treinada, vieram na nossa casa e fizeram um grande jogo. Não conseguimos minar os pontos fortes deles, tiveram um alto aproveitamento tanto nas bolas de três, como nas de dois. É muito difícil ir lá na casa deles e reverter. Mas vamos lutar, temos que melhorar a defesa, temos que focar mais nesse ponto. A defesa funcionou em boa parte do jogo, mas não foi suficiente. Agora, para nós, é como se fosse a final, ‘vida ou morte’, então vamos melhorar na defesa para sair de lá com a vitória”.

A condição física do Corinthians não está no seu 100%. A começar pelo fato de não contar com seu maior pontuador, Elijah Clark, que teve lesão no ligamento cruzado anterior do joelho e está fora dos jogos decisivos. Um susto que ocorreu durante a partida, foi em um lance que a bola estava saindo no fundo de quadra e próximo de onde Clark acompanhava. A disputa foi tão intensa que jogadores e o árbitro caíram próximos a Clark e, por pouco, não pega nele.

Seu treinador, o argentino Silvio Santander admitiu que não chegou aos momentos decisivos do NBB CAIXA no auge físico da temporada: “A gente chega aos playoffs no pior momento da temporada na questão física. Muitos jogadores que têm um ótimo nível para jogar estão machucados, perdemos nosso maior chutador de fora do perímetro, chegamos em um momento de baixa plenitude física. Jogamos justamente contra o time que está trabalhando muito bem, mas também tem um ótimo rendimento físico. Não tivemos essa equivalência, só nos resta parabenizá-los”.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.