HOJE
O troféu é do CAP!
Por Gustavo Marinheiro
Com muita emoção, Paulistano vence Corinthians e conquista o Campeonato Paulista de Basquete de 2023
Na raça e na emoção, o Paulistano conquista o Campeonato Paulista de Basquete 2023! A equipe alvirrubro conseguiu levar a melhor na grande decisão ao vencer o Corinthians pelo placar de 83 a 82, em um duelo emocionante e decidido nos últimos instantes do jogo, com um Game Winner de Anderson Barbosa. Com a conquista, o Paulistano chegou ao seu segundo troféu na história da competição.

Assim como em 2017, Paulistano conquista a LDB e o Campeonato Paulista (Wilian Oliveira/CAP)
O duelo começou de maneira acirrada e com muitas mudanças de liderança. As equipes demonstraram desde o inicio uma vontade muito grande para conquistar o título, o que entregou ao torcedor um duelo de alto nível. Após a volta dos vestiários, o Corinthians conseguiu impor um ritmo muito forte e contou com um grande aproveitamento na linha de três pontos para aumentar a sua vantagem, que chegou aos 16 pontos. O Paulistano, por sua vez, precisou de muita estabilidade para não se deixar levar pelo mal momento. Após um pedido de tempo do técnico Demétrius Ferraciú, a postura defensiva da equipe mudou e focou muito em Rafael Hettsheimer, que estava quente no jogo, e Elinho Corazza, que comandava o inicio das jogadas. Aliado ao bom aproveitamento ofensivo, a equipe dos Jardins conseguiu recuperar a diferença e virar o placar faltando 2 minutos para o fim do jogo.
O toque final de emoção veio das mãos de Anderson Barbosa. Faltando nove segundos, o Corinthians recuperou a liderança com uma diferença de um ponto e o Paulistano precisava sair do fundo da quadra. Com um jogada trabalhada, Vinicius Mogi avançou até o outro lado da quadra e conseguiu uma bandeja que acabou não caindo, mas sobrou nas mãos de Anderson que alcançou o rebote e anotou os dois pontos decisivos.
Ver essa foto no Instagram
O grande destaque da conquista foi Kevin Crescenzi, eleito MVP das Finais com médias de 22 pontos, seis rebotes, seis assistências e 24 de eficiência, mas vale também uma citação à todo o projeto do CAP que desde sempre focou e investiu em sua base. Dos 12 jogadores listados para a final, apenas dois não fizeram parte das categorias de base do clube em algum momento da vida, o que prova as grandes possibilidades de retorno que apostar em um jovem podem trazer.
Atual campeão da Liga de Desenvolvimento e agora bicampeão paulista, o Paulistano chega com muita moral para a disputa da elite do basquete brasileiro. Em busca de voos maiores na competição, a jovem, porém já vencedora, equipe alvirrubro mostrou que pode chegar longe em competições de alto nível. A estreia da equipe acontece no dia 23/10, contra o Sesi Franca, no Ginásio do Pedrocão.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca