#JOGAJUNTO

Mais basquete

O troféu é do CAP!

18-10-2023 | 11:07
Por Gustavo Marinheiro

Com muita emoção, Paulistano vence Corinthians e conquista o Campeonato Paulista de Basquete de 2023

Na raça e na emoção, o Paulistano conquista o Campeonato Paulista de Basquete 2023! A equipe alvirrubro conseguiu levar a melhor na grande decisão ao vencer o Corinthians pelo placar de 83 a 82, em um duelo emocionante e decidido nos últimos instantes do jogo, com um Game Winner de Anderson Barbosa. Com a conquista, o Paulistano chegou ao seu segundo troféu na história da competição.

Assim como em 2017, Paulistano conquista a LDB e o Campeonato Paulista (Wilian Oliveira/CAP)

O duelo começou de maneira acirrada e com muitas mudanças de liderança. As equipes demonstraram desde o inicio uma vontade muito grande para conquistar o título, o que entregou ao torcedor um duelo de alto nível. Após a volta dos vestiários, o Corinthians conseguiu impor um ritmo muito forte e contou com um grande aproveitamento na linha de três pontos para aumentar a sua vantagem, que chegou aos 16 pontos. O Paulistano, por sua vez, precisou de muita estabilidade para não se deixar levar pelo mal momento. Após um pedido de tempo do técnico Demétrius Ferraciú, a postura defensiva da equipe mudou e focou muito em Rafael Hettsheimer, que estava quente no jogo, e Elinho Corazza, que comandava o inicio das jogadas. Aliado ao bom aproveitamento ofensivo, a equipe dos Jardins conseguiu recuperar a diferença e virar o placar faltando 2 minutos para o fim do jogo.

O toque final de emoção veio das mãos de Anderson Barbosa. Faltando nove segundos, o Corinthians recuperou a liderança com uma diferença de um ponto e o Paulistano precisava sair do fundo da quadra. Com um jogada trabalhada, Vinicius Mogi avançou até o outro lado da quadra e conseguiu uma bandeja que acabou não caindo, mas sobrou nas mãos de Anderson que alcançou o rebote e anotou os dois pontos decisivos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)


O grande destaque da conquista foi Kevin Crescenzi, eleito MVP das Finais com médias de 22 pontos, seis rebotes, seis assistências e 24 de eficiência, mas vale também uma citação à todo o projeto do CAP que desde sempre focou e investiu em sua base. Dos 12 jogadores listados para a final, apenas dois não fizeram parte das categorias de base do clube em algum momento da vida, o que prova as grandes possibilidades de retorno que apostar em um jovem podem trazer.

Atual campeão da Liga de Desenvolvimento e agora bicampeão paulista, o Paulistano chega com muita moral para a disputa da elite do basquete brasileiro. Em busca de voos maiores na competição, a jovem, porém já vencedora, equipe alvirrubro mostrou que pode chegar longe em competições de alto nível. A estreia da equipe acontece no dia 23/10, contra o Sesi Franca, no Ginásio do Pedrocão.