HOJE
EM BUSCA DO BI
Por Arthur Salazar
Invicto na LDB, Paulistano busca consolidação na segunda fase do torneio
Artigo escrito por Arthur Salazar via Collab NBBxPosterizamos
Já dizia Phil Jackson: “a defesa vence campeonatos”. Beto Jayme que não é bobo nem nada, deu ouvidos ao lendário técnico estadunidense e garantiu que o Paulistano não vai dar caminho fácil para os seus adversários nessa LDB. Ao fim da primeira etapa, o time do Jardins lidera o Grupo B com a melhor defesa da competição e um estilo de jogo dominante, que garante uma diferença média de 24 pontos para o time de São Paulo. Moldado na intensidade e inteligência defensiva, o elenco que venceu o Torneio Interligas de 2022 provou o seu favoritismo na primeira janela da LDB e largou com tudo em busca do bicampeonato da competição.
Em cinco oportunidades na LDB de 2022, o CAP tem média de 75 pontos por partida e apenas 51 sofridos; força o segundo pior aproveitamento dos arremessos de quadra (31.9%); é o segundo coletivo com mais rebotes ofensivos por partida (19.8); comete o menor número de faltas (13.6); tenta 31 pontos por jogo a mais que seus adversários e tem 13 jogadores com dez ou mais minutos de média. Coletivamente falando, é difícil bater os números dos comandados de Beto Jayme, que já superaram Bauru; Basquete Cearense; Corinthians; Franca e Rio Claro, e tudo isso ficando menos de três minutos atrás do placar em toda a LDB.
Individualmente, o destaque principal é de Adyel que se tornou o principal jogador do esquema paulistano com um senso de protagonismo contagiante, até porque, foi o catalisador da vitória sobre o Corinthians, com 29 pontos e 7 rebotes, e já provou que chama o jogo sem medo do holofote, se necessário. Além do armador, Brunão e André combinam para quase 16 pontos e 13 rebotes em quadra com vasto domínio no garrafão; Anderson Barbosa tem o melhor saldo em quadra (+24.0) entre todos que jogaram pelo menos quatro vezes na LDB de 2022; e Matheus Buiú, que é cria de Beto, organiza a equipe em quadra além de acrescentar 14 pontos e 5 rebotes por partida.
Para o CAP, a segunda etapa é de manutenção e consolidação. Na teoria, a primeira bateria de jogos apresentou rivais mais cascudos, porém, o momento positivo de Cerrado, Vasco e Caxias, são sinal de alerta para que o Paulistano não abaixe a guarda. Afinal, as histórias das zebras costumam reinar na LDB e o time a ser batido nunca pode se esquecer que o favoritismo é coroado em quadra.
Em 2021, a derrota na final contra o arquirrival Pinheiros deixou o sonho do bicampeonato invicto escapar. Para 2022, Beto Jayme potencializou o estilo de jogo que já colocou o CAP no topo da base nacional e montou um timaço que busca vencer pela primeira vez a LDB e se carimbar na história do torneio.