#JOGAJUNTO

LDB

EM BUSCA DO BI

15-08-2022 | 06:29
Por Arthur Salazar

Invicto na LDB, Paulistano busca consolidação na segunda fase do torneio

Artigo escrito por Arthur Salazar via Collab NBBxPosterizamos

Já dizia Phil Jackson: “a defesa vence campeonatos”. Beto Jayme que não é bobo nem nada, deu ouvidos ao lendário técnico estadunidense e garantiu que o Paulistano não vai dar caminho fácil para os seus adversários nessa LDB. Ao fim da primeira etapa, o time do Jardins lidera o Grupo B com a melhor defesa da competição e um estilo de jogo dominante, que garante uma diferença média de 24 pontos para o time de São Paulo. Moldado na intensidade e inteligência defensiva, o elenco que venceu o Torneio Interligas de 2022 provou o seu favoritismo na primeira janela da LDB e largou com tudo em busca do bicampeonato da competição.

Em cinco oportunidades na LDB de 2022, o CAP tem média de 75 pontos por partida e apenas 51 sofridos; força o segundo pior aproveitamento dos arremessos de quadra (31.9%); é o segundo coletivo com mais rebotes ofensivos por partida (19.8); comete o menor número de faltas (13.6); tenta 31 pontos por jogo a mais que seus adversários e tem 13 jogadores com dez ou mais minutos de média. Coletivamente falando, é difícil bater os números dos comandados de Beto Jayme, que já superaram Bauru; Basquete Cearense; Corinthians; Franca e Rio Claro, e tudo isso ficando menos de três minutos atrás do placar em toda a LDB.

Anderson Barbosa, do Paulistano (Beto Miller/LNB) 

Individualmente, o destaque principal é de Adyel que se tornou o principal jogador do esquema paulistano com um senso de protagonismo contagiante, até porque, foi o catalisador da vitória sobre o Corinthians, com 29 pontos e 7 rebotes, e já provou que chama o jogo sem medo do holofote, se necessário. Além do armador, Brunão e André combinam para quase 16 pontos e 13 rebotes em quadra com vasto domínio no garrafão; Anderson Barbosa tem o melhor saldo em quadra (+24.0) entre todos que jogaram pelo menos quatro vezes na LDB de 2022; e Matheus Buiú, que é cria de Beto, organiza a equipe em quadra além de acrescentar 14 pontos e 5 rebotes por partida.

Adyel, do Paulistano (Beto Miller/LNB)

Para o CAP, a segunda etapa é de manutenção e consolidação. Na teoria, a primeira bateria de jogos apresentou rivais mais cascudos, porém, o momento positivo de Cerrado, Vasco e Caxias, são sinal de alerta para que o Paulistano não abaixe a guarda. Afinal, as histórias das zebras costumam reinar na LDB e o time a ser batido nunca pode se esquecer que o favoritismo é coroado em quadra. 

Em 2021, a derrota na final contra o arquirrival Pinheiros deixou o sonho do bicampeonato invicto escapar. Para 2022, Beto Jayme potencializou o estilo de jogo que já colocou o CAP no topo da base nacional e montou um timaço que busca vencer pela primeira vez a LDB e se carimbar na história do torneio.