#JOGAJUNTO

LDB

Vicehonroso

02-10-2021 | 10:21
Por Liga Nacional de Basquete

Em grande campanha, Paulistano perde a invencibilidade na grande final e é o vice-campeão da LDB 2021; ''faltou pouca coisa''

O Paulistano/Corpore fez uma campanha quase perfeita e lutou muito, mas não conseguiu sagrar-se campeão do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2021. Na grande final desde sábado (02/10), a equipe alvirrubra foi superada pelo rival Pinheiros, por 70 a 61, e ficou com o vice-campeonato da competição.

Apesar do título ter ficado para trás, a história do Paulistano na LDB 2021 foi gigante. O time chegou invicto para a final da competição – a única derrota em 15 jogos foi na grande final. Antes da decisão foram 14 vitórias em 14 jogos realizados.

”Jogo de final não pode dar mole e bobear em fundamentos, um passe, uma bandeja, um lance-livre. A defesa tem que ser mais forte, e tivemos isso, mas parávamos durante a partida. Os garotos são novos e isso é uma experiência para todos nós” analisou o treinador do CAP, Beto Jayme, que foi campeão da LDB em 2017.

Paulistano perdeu sequência invicta na grande final (João Pires/LNB)

E entre essas 14 vitórias do CAP, é possível citar grandes triunfos que ficaram marcados na trajetória paulistana na competição. Uma delas é a vitória sobre o São Paulo, na 2ª Etapa da LDB, quando Matheus Buiú, peça importante da equipe, conseguiu um arremesso vencedor no estouro do relógio.

”Me preparei bastante pra esse momento. O Beto (Jayme, técnico do CAP) sempre me pede para ser um jogador completo. Faltou pouca coisa hoje… Foram vacilos de defesa que fizeram com que eles abrissem vantagem e controlassem o jogo no final” comentou Matheus Buiú, que registrou 21 pontos (4/7 nos 3 pontos) e sete rebotes na decisão contra o Pinheiros.

Para chegar à grande final, a equipe avançou para as semifinais com vitórias sobre o Cerrado e Minas Tênis Clube, além de repetir a dose sobre o São Paulo, dessa vez em uma virada que começou apenas no último quarto da partida.

Ainda na parte decisiva da competição, o Paulistano conquistou um triunfo memorável contra a equipe do Sesi Franca, válido pelas semifinais da competição. A vitória contra os francanos teve um gosto especial, pois além da conquista da vaga na final, os alvirrubros haviam sido eliminados pelo mesmo Franca na LDB 2019, e dessa vez, foram felizes no confronto.

Essa foi a terceira final de LDB do Paulistano na história. O clube alvirrubro chegou às decisões de 2017 (campeão em cima do São José Basketball) e 2018 (vice-campeão ao perder a decisão para o EC Pinheiros), o que consolida o CAP como um dos maiores clubes formadores e uma das maiores potências da base do basquete brasileiro.