HOJE
Vicehonroso
Por Liga Nacional de Basquete
Em grande campanha, Paulistano perde a invencibilidade na grande final e é o vice-campeão da LDB 2021; ''faltou pouca coisa''
O Paulistano/Corpore fez uma campanha quase perfeita e lutou muito, mas não conseguiu sagrar-se campeão do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2021. Na grande final desde sábado (02/10), a equipe alvirrubra foi superada pelo rival Pinheiros, por 70 a 61, e ficou com o vice-campeonato da competição.
Apesar do título ter ficado para trás, a história do Paulistano na LDB 2021 foi gigante. O time chegou invicto para a final da competição – a única derrota em 15 jogos foi na grande final. Antes da decisão foram 14 vitórias em 14 jogos realizados.
”Jogo de final não pode dar mole e bobear em fundamentos, um passe, uma bandeja, um lance-livre. A defesa tem que ser mais forte, e tivemos isso, mas parávamos durante a partida. Os garotos são novos e isso é uma experiência para todos nós” analisou o treinador do CAP, Beto Jayme, que foi campeão da LDB em 2017.

Paulistano perdeu sequência invicta na grande final (João Pires/LNB)
E entre essas 14 vitórias do CAP, é possível citar grandes triunfos que ficaram marcados na trajetória paulistana na competição. Uma delas é a vitória sobre o São Paulo, na 2ª Etapa da LDB, quando Matheus Buiú, peça importante da equipe, conseguiu um arremesso vencedor no estouro do relógio.
”Me preparei bastante pra esse momento. O Beto (Jayme, técnico do CAP) sempre me pede para ser um jogador completo. Faltou pouca coisa hoje… Foram vacilos de defesa que fizeram com que eles abrissem vantagem e controlassem o jogo no final” comentou Matheus Buiú, que registrou 21 pontos (4/7 nos 3 pontos) e sete rebotes na decisão contra o Pinheiros.
Essa o Buiú não erra 🎯 @BasqPaulistano
Assista ao vivo💻: https://t.co/fCQ7czbBBX#GeraçãoLDB #LDB #NossoBasquete @cbclubes pic.twitter.com/DZvOQEIHP4
— NBB (@NBB) October 2, 2021
Para chegar à grande final, a equipe avançou para as semifinais com vitórias sobre o Cerrado e Minas Tênis Clube, além de repetir a dose sobre o São Paulo, dessa vez em uma virada que começou apenas no último quarto da partida.
Ainda na parte decisiva da competição, o Paulistano conquistou um triunfo memorável contra a equipe do Sesi Franca, válido pelas semifinais da competição. A vitória contra os francanos teve um gosto especial, pois além da conquista da vaga na final, os alvirrubros haviam sido eliminados pelo mesmo Franca na LDB 2019, e dessa vez, foram felizes no confronto.
Essa foi a terceira final de LDB do Paulistano na história. O clube alvirrubro chegou às decisões de 2017 (campeão em cima do São José Basketball) e 2018 (vice-campeão ao perder a decisão para o EC Pinheiros), o que consolida o CAP como um dos maiores clubes formadores e uma das maiores potências da base do basquete brasileiro.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca