HOJE
Paulistano na Super 8!
Por Juvenal Dias
A Mega Rodada da Virada de quarta-feira do NBB CAIXA 2023/24 teve classificação do Paulistano à Super 8, jogos com emoção até o final e presença do Governador em exercício de SP.
A Mega Rodada da Virada de quarta-feira (27/12) do NBB CAIXA foi demais! Teve quatro jogos com transmissões e mais quatro que o amante da bola laranja acompanhou pelo tempo real do site do NBB CAIXA. O embate por um lugar na Copa Super 8 se acirrou ainda mais, com o Paulistano garantindo sua vaga e restando três em disputa para cinco times. Além disso, teve partida que o cestinha anotou 30 pontos e seu time saiu derrotado, muitos lances empolgantes de tocos, enterradas e bolas de três. E foi só a primeira, já que sexta-feira tem outra Mega Rodada com mais oito jogos para fechar o ano com chave de ouro. Antes, porém, o Sesi Franca enfrenta o Bauru Basket, no Pedrocão, nesta quinta-feira, às 20h, com transmissão ao vivo no SporTV.
Paulistano classificado
O primeiro jogo da Mega Rodada da Virada de quarta-feira foi entre Paulistano e Mogi Basquete, no ginásio do Morumbi. A equipe do interior vem na última colocação, mas tem vendido muito caro suas derrotas. Já o Paulistano estava na quinta colocação e uma vitória significaria a classificação à Super 8 com uma rodada de antecedência. Dito e feito, com a equipe da capital paulista consistente nos dois primeiros quartos e administrando o marcador até o final para vencer por 92 a 78. Dessa forma, o Tigre conquistou seu 12º triunfo no NBB CAIXA 2023/24 e com a matemática a seu favor, garantiu-se ao final do primeiro turno entre as oito melhores equipes da competição, subindo seu aproveitamento para 70,6%.

Gui Abreu conduzindo a bola para contra ataque do Paulistano. Foto: Wilian Oliveira/ Foto Atleta
O ala Gui Abreu foi um dos destaques da partida, sendo o segundo maior cestinha da partida, com 14 pontos e 18 de eficiência. Ficou atrás apenas de seu companheiro de time, o ala/armador Ferreyra, com 18 pontos. Após a partida, o camisa 33 do Paulistano conversou com a reportagem da Liga Nacional de Basquete e falou da importância de classificar-se ao torneio mata-mata que dá o primeiro título nacional do ano.
“A gente sabe que a Copa Super 8 é um campeonato muito importante, por isso é nosso primeiro objetivo dentro do NBB CAIXA. E estar classificado com um jogo de antecedência é muito bom para nós. Sabemos que são sempre grandes equipes que vão à Super 8, um torneio muito disputado que pode levar a passos maiores na próxima temporada. Temos que estar focados e entrar firmes porque é muito difícil, sabendo que é tiro curto, três partidas, então é foco total para irmos o mais longe possível”, ressaltou.
+ Confira a tabela do NBB CAIXA
O técnico Demétrius Ferracciú também deu suas impressões:
“Primeiramente pensamos no NBB CAIXA e a classificação à Super 8 passa a ser uma consequência do que a gente vem fazendo no campeonato. O grande mérito da equipe foi ter virado a chave após a conquista do Campeonato Paulista. Depois que perdemos os dois primeiros jogos no NBB CAIXA, voltamos com nossa essência defensiva, nossa regularidade durante a própria competição, isso foi muito importante. Todo desafio que superamos, passamos a ter uma confiança maior, que soubemos manter durante o primeiro turno todo”.
Jogos para melhorar na tabela

Vezaro comemorando com integrante da comissão do Minas. Foto: Hedgard Moraes/MTC
Em seguida, dois duelos que pouco valeram para a Super 8, mas contaram para os vencedores melhorarem seu aproveitamento na tabela do NBB CAIXA. O Minas recebeu o Caxias do Sul Basquete e venceu por 84 a 55. O time mineiro foi o primeiro time classificado com antecipação à Copa Super 8 e a derrota serviu para limar de vez as chances que o time gaúcho tinha de buscar uma vaga. A Tempestade está na segunda colocação com 14 vitórias em 17 jogos, o que dá um aproveitamento de 82,4%. Por outro lado, o Caxias é o 13º, com 37,5%, seis vitórias e dez derrotas. O ala/armador argentino do Minas, Chuzito, foi o cestinha com 24 pontos e teve 23 de eficiência.
No duelo entre 14º e 15º na tabela e com ambos sem chances de classificação à Super 8, deu Pato Basquete jogando no Ginásio do Sesi contra o União Corinthians, 79 a 63. O Quack está na frente com 35,3% contra 31,3%, com uma vitória a mais (seis a cinco) e um jogo a mais (17 a 16). O ala/pivõ Novaes do time paranaense foi o maior pontuador com um duplo-duplo, 20 pontos e 11 rebotes.
Disputas para entrar ou ficar no G8

O ala McClanaham foi o destaque do Fortaleza B.C. na rodada. Foto: Carlos Roosewelt/ FBC
O Fortaleza Basquete Cearense venceu em casa o Cerrado Basquete por 87 a 76. Isso fez com que o Carcalaion retornasse ao grupo do G8 que dá a vaga para a Super 8. A equipe nordestina fez sua parte e contou com o tropeço do Coop/São José Basketball para tomar a oitava colocação. Ambos têm 56,3% de aproveitamento, com nove vitórias e sete derrotas, mas o Fortaleza leva vantagem pelo confronto direto, pois venceu o Sanja fora de casa, na segunda rodada. Ao Cerrado, fica o fato de ter o pivô Andrezão como cestinha com 21 pontos. A equipe do Distrito Federal ocupa a 17ª colocação.
Já a UNIFACISA precisava da vitória contra o BRB/Brasília para continuar na sexta colocação e depender apenas de si para classificar-se à Super 8. Assim, a construção da vitória veio em noite de 23 bolas de três na partida, com o cestinha sendo o ala do Brasília, Alaekwe, com 30 pontos. Pelo lado do Jack, o ala/pivô Rachel fez sua maior pontuação em um jogo do NBB CAIXA, com 24 pontos e o armador Solanas teve 4 bolas de três pontos, entre os 15 que anotou. O placar foi de 93 a 69 para o time de Campina Grande, que tem 62,5% de aproveitamento, com dez vitórias em 16 jogos e se manteve invicto em casa.
+ Saiba como funciona a Copa Super 8
O Corinthians se complicou na missão de buscar uma vaga na Super 8 com a derrota, em casa, para o R10 Score Vasco da Gama por 78 a 80. O time carioca encerrou sua participação no primeiro turno com 13 vitórias em 18 partidas (72,2%) e será, no mínimo, quarto lugar, o que significa que garantiu mando de quadra na primeira rodada da Copa. Já o Timão está em décimo, com oito vitórias em 16 jogos (50%), é o último da classificação que ainda tem chances, mas precisará de combinações de resultados para entrar.
Mandantes fora do Super 8

Disputa com corta-luz do São José para cima da marcação do São Paulo. Foto: Rubens Chiri/ Saopaulofc.net
Com a combinação de resultados da primeira Mega Rodada da Virada, Pinheiros e São Paulo, que iniciaram com possibilidades matemáticas, viram essa chance remota ir embora, mesmo que vencessem em seus ginásios. O time de preto e azul perdeu para o Flamengo diante do seu torcedor, por 88 a 83. Com a décima derrota, o time paulista está na 12ª colocação. O Rubro-Negro lidera a competição com 13 vitórias em 15 jogos (86,7%) e já estava classificado à Super 8.
No jogo do São Paulo contra o Coop/São José Basketball, duas curiosidades. A primeira é que quem venceu não luta mais por uma vaga na Copa e quem perdeu ainda tem chances. O Tricolor levou a melhor por 78 a 74, chegando a seu oitavo triunfo, com 47,1% de aproveitamento e à 11ª posição. Porém, pelos critérios de desempate, não é possível pensar em G8 mesmo que vença seu último compromisso no turno. O Sanja precisa fazer uma campanha melhor que Fortaleza e Corinthians nos dois jogos que lhe restam.
A segunda curiosidade é que o Vice-Governador e Governador em exercício do estado de São Paulo, Felicio Ramuth, esteve presente no ginásio do Morumbi para prestigiar o NBB CAIXA e ver o time da cidade da qual já foi prefeito sofrer uma derrota fora de casa. Ramuth estava acompanhado do diretor de basquete do Sanja, Luís Inácio Messias.
O que vem por aí
Se acha que foi o suficiente, você mal pode esperar os últimos dois dias de basquete do ano. Nesta quinta-feira (28/12), tem o clássico entre SESI Franca e Bauru Basket. O time da casa (3º lugar) já assegurou sua vaga à Super 8, mas tenta encostar no Minas e se afastar do Vasco. Já o Dragão entrou no G8 e precisa vencer para ficar próximo de uma classificação. A bola sobe às 20h no Pedrocão e terá transmissão do SporTV.
Além disso, outra Mega Rodada da Virada foi preparada para a última sexta-feira de basquete de 2023 no NBB CAIXA. Serão mais oito jogos e as outras quarto equipes (São José, Corinthians, Fortaleza e UNIFACISA), sem contar o Bauru, que tentam as três últimas vagas à Super 8 estarão em ação. Veja a agenda:
- Às 17h30 – Paulistano x Coop/São José Basketball – Ginásio do Morumbi – YouTube NBB CAIXA;
- Às 19h – Corinthians x Flamengo – Ginásio Wlamir Marques – ESPN;
- Às 19h – Minas x União Corinthians – Arena UniBH;
- Às 19h30 – Pato Basquete x Caxias do Sul Basquete – Ginásio do Sesi – YouTube NBB CAIXA;
- Às 19h30 – Fortaleza Basquete Cearense x BRB/Brasília – Centro de Formação Olímpica;
- Às 19h30 – UNIFACISA x Cerrado Basquete – Arena UNIFACISA – Rede Ita;
- Às 20h – Pinheiros x Botafogo – Poliesportivo H. Villaboim;
- Às 20h – São Paulo x Mogi Basquete – Ginásio do Morumbi.* Colaborou com a reportagem Álvaro Logullo
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca