HOJE
Paulistano no NBB
Por Liga Nacional de Basquete
Equipe da capital paulista se prepara para mais uma temporada na elite do basquete nacional
O Paulistano é um dos clubes sociais mais tradicionais do Brasil e tem grande importância no desenvolvimento do esporte nacional, com o basquete não é diferente. O basquete passou a ser praticado no clube em 1922. Em 1924, inclusive, o clube foi um dos fundadores da Federação Paulista de Basquete. O CAP sempre teve todas as categorias de base, desde o Sub-12 até o Sub-19. No entanto, antes do processo geral de profissionalização do basquete no Brasil, a base alvirrubra era movida basicamente pelos pais dos atletas, que eram aficionados e levavam as categorias com seus próprios esforços, conseguindo reforços até em colégios.
Mandando seus jogos no Ginásio Antônio Prado Júnior, o Tigre nasceu no ano de 1900 e coleciona títulos importantes em sua sala de troféus. No ano de 2018, o Paulistano se consagrou com o título inédito do NBB – o único time da capital paulista a levantar a taça – e, além disso, já venceu o campeonato paulista uma vez, uma LDB e três Taças Interligas.
Ver essa foto no Instagram
Elenco do Paulistano
Armadores
- Adyel
- Mogi
- Buiú
- Kevin Crescenzi
Alas
- Anderson Barbosa
- Gui Abreu
- Atauri
Alas/Pivôs
- Alex Dória
- Lucas Dória
- Brunão
Pivôs
- Andrezão
- Vitão
- Murilo
Ver essa foto no Instagram
Sob o comando de Demetrius Ferraciú, o Paulistano tem como maioria no seu elenco os garotos que disputaram a LDB pelo clube e serão importantes ao longo da temporada. Uma das maiores contratações foi Adyel, o armador chegou no Paulistano atuando em alto nível no Campeonato Paulista e na Liga de Desenvolvimento de Basquete, desenvolvendo na equipe paulista o seu bom repertório ofensivo. O Tigre ainda conta com Anderson Barbosa que chama atenção por seu atleticismo e força física dentro de quadra. O ala se destaca por ser um jogador com índices de +/- altos e foi destaque no time do CAP que disputou a LDB. Além disso, peças experientes como Vitão e Kevin Crescenzi podem fazer a diferença também. O armador já venceu o Torneio de Habilidades do Jogo das Estrelas de 2021 e foi campeão do NBB pelo Flamengo na temporada 2018/2019. Nascido nos Estados Unidos é filho de mãe brasileira e atuou por Darthmouth no basquete universitário. Vitão já é um velho conhecido do torcedor do Paulistano, o ala/pivô volta de lesão e já venceu uma LDB e um NBB com a camisa alvirrubra. Nas últimas temporadas, o jogador vem sendo referência para os outros atletas que sobem da base para o adulto no Tigre.
O Paulistano se prepara para estrear no Novo Basquete Brasil no próximo sábado (15/10), diante do Rio Claro, jogo que acontecerá no Ginásio Felipe Karam, no interior paulista.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca