HOJE
De olho na taça
Por Liga Nacional de Basquete
Em reedição da semifinal de 2018, Paulistano supera Franca e vai em busca do bicampeonato da LDB neste sábado (02/10)
No dia 27 de setembro de 2019, o Paulistano via o sonho da final da LDB 2019 ir embora após a eliminação para o Sesi Franca Basquete nas semifinais. Nesta sexta (01/10), dois anos e quatro dias depois, a equipe assegurou uma vaga na Final da LDB 2021 com um toque especial: vencendo o mesmo Franca por 73 a 65.
“Com certeza ficou um gosto amargo em 2019. Foi em casa e tínhamos um time forte, mas sem a energia que temos hoje. Entramos fortes, com fome de revanche, todo mundo joga bem com o sangue fervendo e com esse gostinho a mais’’, comentou o ala Anderson Barbosa, um dos destaques da equipe do Paulistano na atual edição da Liga de Desenvolvimento.

Paulistano venceu os 14 jogos que disputou até aqui na LDB (João Pires/LNB)
Mas garantir a classificação não foi tarefa fácil. Para chegar à final do maior campeonato de base do país foi necessário manter a invencibilidade construída durante todo o campeonato e também superar o sistema montado pela forte equipe francana, de campanha de 11 vitórias em 13 jogos na competição.
O duelo desde o início foi marcado pela intensidade das duas equipes, principalmente na defesa. A vibração e a vontade presentes em quadra tornaram o jogo emocionante do início ao fim, especialmente do 3º quarto em diante, momento no qual os dois times alternaram a liderança do placar.
O equilíbrio se manteve até os minutos finais do último quarto, porém, o elenco do Paulistano fez valer a experiência nos momentos decisivos da partida e fechou o confronto com a vitória e a tão sonhada vaga na Final.
“Infelizmente perdemos no outro ano, mas o basquete é assim. Aquilo já foi e temos que aprender com nossos erros. O que faltou naquele ano foi um pouco mais de vibração e companheirismo, que foi o diferencial dessa vez. Ás vezes estamos mal, mas o banco sempre nos incentiva. As coisas simples fazem muita diferença’’ analisou o ala Jonatan, um dos líderes do elenco.

Marcados pela coletividade, o Paulistano manteve o padrão coletivo apresentado durante toda a competição. Porém no momento ‘clutch’ do jogo um personagem apareceu: Vinícius Lucio. Mais conhecido como Vinão, o pivô acabou com o confronto após converter uma bola de três nos últimos dois minutos da partida e distribuir um toco já nos segundos finais.
Agora, o Paulistano medirá forças contra um de seus maiores rivais, o Pinheiros. Ambos chegam na grande final invictos e farão a reedição de decisão da LDB 2018, ocasião na qual a equipe pinheirense sagrou-se campeã. A final é neste sábado (02/10), às 18h, com transmissão ao vivo no canal do NBB no Youtube.
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é a maior competição de basquete de base do país, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca