HOJE
A consolidaçãodo Paulistano
Por Liga Nacional de Basquete
Time da capital paulista leva melhor na disputa pelo 3º lugar e fica no pódio da competição pelo terceiro ano consecutivo
O Paulistano/Corpore encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019 com o terceiro lugar. Neste domingo (29/09), o time da capital paulista derrotou o Flamengo, por 87 a 61, e conquistou a medalha de bronze da maior competição de base do basquete brasileiro.
Depois da derrota para o Sesi Franca Basquete, na última sexta-feira (27/09), pela semifinal, o CAP se recuperou bem. Para o treinador Beto Jayme, sua equipe pôde aprender com o resultado negativo e finalizou a LDB de uma ótima maneira.
“A gente ainda sente em ficar fora da final, mas tem hora na vida que o querer não é poder. Fizemos um jogo muito abaixo do que podemos fazer contra o Franca, um jogo estranho, sem vida, meu time não joga assim. Não tem espaço para vacilar na fase final, por ser um jogo só. Mas estou muito feliz com a conquista do terceiro lugar, a molecada aprende muito mais com a derrota. Eu mesmo aprendi muito, fiquei pensando nos erros e no que poderia ter feito melhor”, afirmou o treinador.
Esse resultado mostra a consolidação do trabalho de base do Paulistano. Para se ter uma ideia, nas últimas três edições da LDB, a equipe comandada por Beto Jayme terminou entre os três primeiros colocados – campeão em 2017, vice em 2018 e terceiro lugar em 2019.
“Tenho que agradecer muito ao Paulistano, eles que me proporcionam esse momento de trabalhar com essa molecada e toda estrutura. Em pouco tempo e com muito trabalho, o Paulistano virou um time muito forte, muito firme. Já estamos pensando no próximo ano e o que fazer para voltar lá pra cima. Nosso foco é sempre buscar o título. Tenho que agradecer a LNB pelo excelente campeonato que foi, cada ano melhorando um pouco mais. Esse é o caminho: a molecada. Temos que pensar na base para fazer o Brasil voltar a ser a potência que já foi”, completou o comandante.
Um dos grandes nomes dessa consolidação alvirrubra no basquete de base é o pivô Dikembe. No duelo contra o Flamengo, o jogador mostrou porque é tido como grande promessa da base do CAP e saiu de quadra com 24 pontos, sete rebotes e 24 de eficiência, com direito a um show de enterradas na partida. Dá uma olhada!
Dikembe chamou a responsa e fez bonito na vitória do @basqpaulistano pra cima do @timeflamengo na disputa de 3º lugar da #LDB2019! 🥉🏀
🔥 24pts
🔥 07 rebotes
🔥 21 de eficiência pic.twitter.com/77pSYiefi2— NBB CAIXA (@NBB) September 29, 2019
“Aprendemos com a derrota. Não podemos perder e nos afundar, mas sim nos superar nesses momentos. Nossa postura não mudou muito, mas hoje fizemos nosso papel, o que foi programado, frente ao Flamengo. Infelizmente isso não aconteceu contra o Franca. O basquete é assim, um dia você ganha no outro você pode perder”, avaliou o jogador.
Experiente em LDB’s, o jogador de 20 anos finalizou a competição com ótimas médias: 17,8 pontos, 8,8 rebotes e 20,9 de eficiência. Para ele, o trabalho do Paulistano na base tende a continuar muito forte, principalmente pela nova geração que está chegando e alguns nomes que já fazem parte do elenco, como o armador Matheus “Buiu”.
“A geração que está vindo é bem alta. Desde os 97, até os 2004. Os meninos já são muito grandes, e o basquete brasileiro só tem a ganhar com isso. O Buiuzinho está em um momento muito bom. É um matador de bola e ajudou a impormos o nosso ritmo, que foi essencial para a gente”, finalizou o capitão do time paulista.
Matheus, do @basqpaulistano também estava oooooon fire!🔥🔥🔥
Confira as melhores jogadas nesse mix: pic.twitter.com/eC745Kn0yJ— NBB CAIXA (@NBB) September 29, 2019
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca