#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Embalado demais!

24-03-2016 | 09:57
Por Liga Nacional de Basquete

Após quebrar quatro recordes na última partida, Caio Torres e o Paulistano enfrentam o Bauru; confira curiosidades da partida deste sábado

Paschoalotto/Bauru x Paulistano/Corpore – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – sábado – dia 26 de março, às 16h30 (horário de Brasília)

Caio Torres, do Paulistano, pode chegar aos 2.000 pontos no NBB (João Pires/LNB)

Com quatro recordes quebrados, Caio Torres foi fundamental para a vitória do Paulistano contra Franca, por 88 a 79 (João Pires/LNB)

Destruidor!
Na última partida do Paulistano no NBB CAIXA, na vitória diante do Franca, o pivô Caio Torres teve uma atuação espetacular.  Com incríveis 37 pontos, 12 rebotes (10 deles ofensivos) e 41 de eficiência, Caio quebrou nada menos que quatro recordes: pontos e eficiência da atual edição do NBB CAIXA, seu pessoal em pontos e o de rebotes de ataque em toda a história da competição.

Mais Bauru
Em toda a história do NBB CAIXA, Paulistano e Bauru se enfrentaram 18 vezes, com dez vitórias dos bauruenses e oito dos alvirrubros. Dos dez triunfos do Dragão, dois aconteceram na última temporada e no último jogo, o Paulistano tornou a vencer depois de duas derrotas:

NBB CAIXA 14/15 – 1º turno – Paschoalotto/Bauru 81 x 74 Paulistano/Corpore
NBB CAIXA 14/15 – 2º turno – Paulistano/Corpore 89 x 90 Paschoalotto/Bauru
NBB CAIXA 15/16 – 1º turno – Paulistano/Corpore 80 x 77 Paschoalotto/Bauru

Só deu ele
Nas duas vitórias do Bauru sobre o Paulistano na temporada passada, o destaque ficou por conta de Alex Garcia. E que destaque. Confira as atuações do ‘Brabo’ na edição 2014/2015 do NBB CAIXA diante do clube alvirrubro:

1º turno – 28 pontos, 9 rebotes, 7 assistências e 37 de eficiência
2º turno – 16 pontos (cesta da vitória), 9 rebotes, 5 assistências e 23 eficiência

Com isso, o experiente ala totalizou médias de 22,0 pontos, 9,0 rebotes, 6,0 assistências e 30,0 de eficiência na temporada passada contra o Paulistano.

Alex Garcia cravou seu recorde de pontos no NBB justamente contra o Minas (João Pires/LNB)

Carrasco do Paulistano, Alex Garcia será peça fundamental para o Bauru neste sábado (João Pires/LNB)

E tem mais
Mas não é só com a camisa do Bauru que Alex teve boas atuações contra o Paulistano. Quando defendia o Brasília, nas seis primeiras temporadas do NBB CAIXA, o camisa 10 também acumulou belos desempenhos diante dos alvirrubros da capital paulista. Nas duas últimas partidas que fez contra o Paulistano pelo time candango, o ‘Brabo’ deitou e rolou novamente:

NBB CAIXA 13/14 – 30 pontos, 9 rebotes, 5 assistências e 37 de eficiência
NBB CAIXA 12/13 – 25 pontos, 8 rebotes, 5 assistências e 33 de eficiência

Conhece bem
Paulinho Boracini, armador do Bauru, fez sua temporada de estreia no NBB CAIXA pelo Paulistano, em 2009/2010. Na ocasião, o jogador disputou 16 partidas e registrou as expressivas médias de 23,3 pontos, com direito a 3,9 bolas de 3 pontos, e 18,38 de eficiência por duelo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Também já estiveram lá
Outros do elenco do Bauru que já estiveram do lado do Paulistano são o ala/pivô Jefferson William, que vestiu as cores do clube alvirrubro em 2004, e o pivô Thiago Labbate, vice-campeão do NBB CAIXA 2013/2014 pelo Paulistano.

#11 - Jefferson William - Ala/Pivô

Na temporada 2013/2014, Jefferson registrou seu recorde pessoal de rebotes no NBB CAIXA diante do Paulistano (João Pires/LNB)

E recorde!
Jefferson, por sua vez, registrou seu recorde de rebotes no NBB CAIXA justamente em um jogo contra O Paulistano. O feito aconteceu na temporada 2013/2014, quando defendia o São José. Na partida, o ala/pivô apanhou 16 sobras, completou um duplo-duplo ao marcar mais 12 pontos e ajudou sua ex-equipe a vencer os alvirrubros, por 79 a 73.

Foi final
Bauru e Paulistano protagonizaram a decisão do Campeonato Paulista 2013. Na ocasião,  a equipe bauruense não deu chances aos alvirrubros, venceram a série melhor de cinco por 3 a 0 e levantou o troféu de campeão em pleno Ginásio Antonio Prado Jr.

Confronto gigante
Neste sábado, as equipes travarão o grande duelo da vice-liderança e decidirão quem ficará na cola do Flamengo até o fim da temporada. Bauru e Paulistano possuem 19 vitórias em 26 jogos nesta temporada e o time da capital do estado de São Paulo fica na frente pela vitória no primeiro turno.

Voltou a vencer
Na última partida pelo NBB CAIXA, o Bauru ganhou da Liga Sorocabana, por 90 a 71, e espantou a série de dois jogos sem vitória na competição.

Engrenou
O Paulistano não sabe o que é perder há duas partidas. A equipe vem de duas importantes vitórias fora de casa , contra o Mogi das Cruzes/Helbor, por 83 a 80, e Franca Basquete, por 88 a 79.

8/12
Em 12 jogos fora de casa pelo NBB CAIXA, o Paulistano venceu oito. Suas vítimas foram: Rio Claro Basquete; Banrisul/Caxias do Sul; Universo/Vitória; Macaé Basquete; EC Pinheiros; Decisão Engenharia/Minas; Mogi das Cruzes/Helbor; e Franca Basquete.

Pressão grande no Panela
O Bauru tem um domínio espetacular nos jogos no Panela de Pressão. Em 12 jogos feitos pelo NBB CAIXA como mandante nesta temporada, a equipe do interior de São Paulo perdeu apenas um jogo, para o Pinheiros.

Olho nele!
Com a lesão de Ricardo Fischer, que ficará afastado até a próxima temporada, e com Paulinho Boracini em recuperação de uma contusão, o jovem Gui Santos foi o titular na armação do Bauru nas duas últimas partidas e não fez feio. Diante do Basquete Cearense, o garoto, de apenas 19 anos, registrou um duplo-duplo de 16 pontos e 11 assistências. Já na vitória sobre a Liga Sorocabana, o camisa 20 anotou dez pontos e quatro assistências.

Desfalques
Além de Ricardo Fischer, que passou por um cirurgia no joelho, Bauru também não poderá contar com os serviços do pivô Hettsheimeir, que ainda se recupera de uma lesão sofrida na panturrilha esquerda.