#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Disposição no nome

08-11-2024 | 10:22
Por Marcius Azevedo

Paulo Lourenço ganha espaço no elenco do São Paulo e, como indica o significado do seu nome, coloca muita disposição em quadra para ajudar o time no NBB CAIXA

O nome Paulo vem do latim Paullus e tem como significado baixa estatura. Indica ainda uma pessoa com muita disposição e um otimismo contagiante. Paulo Lourenço se encaixa quase que perfeitamente nesta descrição. Com 1,94m, ele não é considerado um gigante no basquete, mas tem sido um guerreiro em quadra para dar sua importante parcela de contribuição ao São Paulo no NBB CAIXA 2024/25.

Um das poucas peças adicionadas ao elenco são-paulino em relação à temporada passada, o jogador de 30 anos recebeu uma oportunidade do técnico Guerrinha como titular na ausência de Tyrone e provou que pode ocupar um papel importante na equipe durante um campeonato tão longo e complicado.

Paulo Lourenço parte com muita disposição para anotar mais dois pontos para o São Paulo. Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Na vitória sobre o Flamengo, na quinta-feira (07/11), Paulo Lourenço teve uma atuação de gala, liderando o São Paulo nas principais estatísticas, terminando o jogo com 14 pontos, 10 rebotes, sendo cinco ofensivos, e cinco assistências para 25 de eficiência. Para além dos números, o ala foi bastante efetivo na marcação e lutou bastante no garrafão nos dois lados da quadra.

“Temos um time muito completo, um time que tem muitas peças e cada um tem múltiplas funções. Um dos meus papéis é brigar. Vamos ter alguém para chutar, vamos ter alguém para cortar, e cada um tem de saber o que pode entregar de melhor. Uma das coisas que eu tenho também para entregar para o time é essa parte física, brigar, lutar, pegar rebote de ataque e, claro, matar umas bolinhas”, afirmou Paulo Lourenço.

O jogador chegou ao São Paulo após um bom desempenho pelo Brasília na temporada passada, quando registrou médias de 14,7 pontos e 5,7 rebotes para 14,7 de eficiência. No entanto, Paulo Lourenço demorou um pouco para colocar em quadra todo o potencial que fez o clube contratá-lo para o NBB CAIXA 2024/25.

“Foi muito especial para mim. Não tive um bom começo de campeonato. Fazer um jogo bom e ajudar o time a sair com uma vitória foi muito bom, muito importante para mim. É continuar trabalhando firme e fazendo o nosso jogo para alcançar o nosso objetivo”, afirmou o ala, após o São Paulo vencer o Flamengo. “O mais importante é vencer. Essa vitória diante do Flamengo era muito importante por se tratar de um confronto direto, onde queremos brigar, e porque tínhamos perdido os dois últimos jogos.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Paulo Lourenço correspondeu em um momento complicado. Após um bom começo de temporada, com cinco vitórias consecutivas, o São Paulo perdeu para Mogi Basquete e Pinheiros e tinha pela frente o Flamengo, que, até então, havia sofrido apenas uma derrota. Para completar, o ala tinha de ocupar o lugar de Tyrone, um dos destaques do Tricolor no NBB CAIXA 2024/25.

“O time foi montado para suprir qualquer deficiência que possamos ter durante o campeonato. Estávamos sem o Tyrone, que é uma peça muito importante e eu consegui fazer um bom jogo, pude suprir essa ausência dele, que realmente é muito difícil. Ele é um cara que é dominante no basquete há muito tempo, mas fico muito feliz que tenha dado tudo certo contra o Flamengo”, afirmou Paulo Lourenço.

O ala está em sua nona temporada do NBB CAIXA. Além de São Paulo e Brasília, o jogador defendeu ainda Fortaleza Basquete Cearense, Pato Basquete e Cerrado Basquete. Ainda disputou três edições da Liga de Desenvolvimento de Basquete e outra da Liga Ouro. Essa experiência deixa Paulo Lourenço à vontade para cobrar também os companheiros. Feliz com o seu processo de adaptação no MorumBis, segundo ele, há apenas uma questão que precisa de ajuste: o nível de cobrança em quadra.

“Está sendo uma adaptação muito tranquila, porque o clube é muito acolhedor, seja diretoria, comissão técnica e, principalmente, os jogadores. Temos uma química muito boa, gostamos um do outro. Às vezes até demais. Na quadra, podemos cobrar um pouco mais um do outro. Temos um time onde todo mundo se acompanha, todo mundo se gosta e isso faz tudo ser mais fácil”, finalizou.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.