#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pé no chão

29-03-2017 | 03:04
Por Douglas Carraretto

Vindo de ótima sequência no NBB CAIXA, Paulistano prega cautela para duelo desta quinta-feira contra o Solar Cearense

O Paulistano/Corpore cresceu no momento crucial da fase de classificação do NBB CAIXA. Nas últimas rodadas da primeira etapa do campeonato, o time do técnico Gustavo De Conti venceu seis dos últimos sete jogos e subiu de 11º para o oitavo lugar, posição que o deixaria com mando de quadra nas oitavas de final.

Agora, o esquadrão alvirrubro tentará fechar o segundo turno com chave de ouro contra os dois times do Nordeste: Solar Cearense, 11º colocado, nesta quinta-feira (30/03), às 19h30, e Universo/Vitória no sábado (01/04), às 14 horas. Ambos os duelos serão no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP).

“Não adianta pensarmos lá na frente”, disse o ala Eddy (Bruno Ulivieri/JGCOM)

Se a fase de classificação terminasse hoje, o Paulistano iria à série melhor de cinco das oitavas contra o nono colocado podendo sediar os Jogos 2, 3 e um possível 5. O adversário, no momento, seria o Campo Mourão.

“Não adianta pensarmos lá na frente se antes teremos dois jogos dificílimos. Agora é foco total nos dois últimos compromissos dessa fase, para que possamos manter aquilo que apresentamos de melhor e também corrigir o que for necessário. Só depois do jogo contra o Vitória é que pensaremos na série de playoff, que será um novo campeonato”, disse o ala Eddy, do Paulistano.

O Paulistano viveu dois momentos distintos na fase de classificação do NBB CAIXA. No primeiro turno, chegou a ser o terceiro colocado e se manteve na briga pelo G-4 durante um bom tempo. Depois, uma sequência de seis derrotas seguidas fez o clube despencar para o décimo lugar. Há algumas semanas, a equipe era a 11ª colocada.

Mas agora, a maré mudou, e o time de Gustavo De Conti venceu seis dos últimos sete jogos, contra Minas, Macaé Basquete, Flamengo, LSB/Uniso, Caxias do Sul e Vasco da Gama. A única derrota foi para o rival EC Pinheiros. Com isso, a equipe alvirrubra deu um salto importante para o oitavo lugar e agora está prestes a confirmar o mando de quadra nas oitavas de final.

“Nosso time se comportou muito bem nesses dois jogos e também diante da LSB, fazendo uma grande partida em casa, e isso nos dá total confiança para encerrar bem a primeira fase”, concluiu Eddy.

Se vencer o Carcará, o clube da capital paulista poderá até igualar a campanha do sétimo colocado Universo/Vitória se a equipe baiana perder para a LSB/Uniso, em Sorocaba (SP). Já em caso de derrota, os comandados de Gustavo De Conti permanecerão em oitavo, mesmo em caso de êxito do nono colocado Campo Mourão sobre o Franca Basquete.

“Vamos encarar esses dois últimos jogos como verdadeiras decisões”, comentou Marcus Toledo (Stephen Eilert/Solar Cearense)

Adversário do Paulistano nesta quinta-feira, o Solar Cearense é o 11º colocado, com campanha de 11 vitórias e 15 derrotas, e tem como objetivo subir para o décimo lugar. Isso só acontecerá se a equipe do técnico Alberto Bial ganhar os dois últimos compromissos, contra Paulistano e Liga Sorocabana, e ainda torcer para o décimo colocado Vasco da Gama perder para o EC Pinheiros, fora de casa.

“Vamos encarar esses dois últimos jogos como verdadeiras decisões, porque eles são importantes em vários aspectos: confiança, crescimento e preparação para os playoffs e mais duas oportunidades de subirmos um pouco mais na classificação. Duas partidas muito duras, mas estamos preparados”, disse o ala Marcus Toledo, do Solar Cearense.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.