HOJE
Pé no chão
Por Douglas Carraretto
Vindo de ótima sequência no NBB CAIXA, Paulistano prega cautela para duelo desta quinta-feira contra o Solar Cearense
O Paulistano/Corpore cresceu no momento crucial da fase de classificação do NBB CAIXA. Nas últimas rodadas da primeira etapa do campeonato, o time do técnico Gustavo De Conti venceu seis dos últimos sete jogos e subiu de 11º para o oitavo lugar, posição que o deixaria com mando de quadra nas oitavas de final.
Agora, o esquadrão alvirrubro tentará fechar o segundo turno com chave de ouro contra os dois times do Nordeste: Solar Cearense, 11º colocado, nesta quinta-feira (30/03), às 19h30, e Universo/Vitória no sábado (01/04), às 14 horas. Ambos os duelos serão no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP).
Se a fase de classificação terminasse hoje, o Paulistano iria à série melhor de cinco das oitavas contra o nono colocado podendo sediar os Jogos 2, 3 e um possível 5. O adversário, no momento, seria o Campo Mourão.
“Não adianta pensarmos lá na frente se antes teremos dois jogos dificílimos. Agora é foco total nos dois últimos compromissos dessa fase, para que possamos manter aquilo que apresentamos de melhor e também corrigir o que for necessário. Só depois do jogo contra o Vitória é que pensaremos na série de playoff, que será um novo campeonato”, disse o ala Eddy, do Paulistano.
O Paulistano viveu dois momentos distintos na fase de classificação do NBB CAIXA. No primeiro turno, chegou a ser o terceiro colocado e se manteve na briga pelo G-4 durante um bom tempo. Depois, uma sequência de seis derrotas seguidas fez o clube despencar para o décimo lugar. Há algumas semanas, a equipe era a 11ª colocada.
Mas agora, a maré mudou, e o time de Gustavo De Conti venceu seis dos últimos sete jogos, contra Minas, Macaé Basquete, Flamengo, LSB/Uniso, Caxias do Sul e Vasco da Gama. A única derrota foi para o rival EC Pinheiros. Com isso, a equipe alvirrubra deu um salto importante para o oitavo lugar e agora está prestes a confirmar o mando de quadra nas oitavas de final.
“Nosso time se comportou muito bem nesses dois jogos e também diante da LSB, fazendo uma grande partida em casa, e isso nos dá total confiança para encerrar bem a primeira fase”, concluiu Eddy.
Se vencer o Carcará, o clube da capital paulista poderá até igualar a campanha do sétimo colocado Universo/Vitória se a equipe baiana perder para a LSB/Uniso, em Sorocaba (SP). Já em caso de derrota, os comandados de Gustavo De Conti permanecerão em oitavo, mesmo em caso de êxito do nono colocado Campo Mourão sobre o Franca Basquete.

“Vamos encarar esses dois últimos jogos como verdadeiras decisões”, comentou Marcus Toledo (Stephen Eilert/Solar Cearense)
Adversário do Paulistano nesta quinta-feira, o Solar Cearense é o 11º colocado, com campanha de 11 vitórias e 15 derrotas, e tem como objetivo subir para o décimo lugar. Isso só acontecerá se a equipe do técnico Alberto Bial ganhar os dois últimos compromissos, contra Paulistano e Liga Sorocabana, e ainda torcer para o décimo colocado Vasco da Gama perder para o EC Pinheiros, fora de casa.
“Vamos encarar esses dois últimos jogos como verdadeiras decisões, porque eles são importantes em vários aspectos: confiança, crescimento e preparação para os playoffs e mais duas oportunidades de subirmos um pouco mais na classificação. Duas partidas muito duras, mas estamos preparados”, disse o ala Marcus Toledo, do Solar Cearense.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
