
26/02
03/03
04/03
06/03
07/03
09/03
11/03
13/03
22/03

Pegada de líder


Tijuca Tênis Clube
Com segundo quarto arrasador, líder Flamengo passa pelo Minas e se recupera de derrota na última rodada; rubro-negros conquistam 18ª vitória no NBB6
Por Liga Nacional de Basquete


Depois de ter sua sequência de 11 vitórias interrompida pelo Pinheiros/SKY no último sábado, o Flamengo agiu como um verdadeiro líder e se reabilitou no NBB6 em grande estilo, com um largo triunfo sobre o Minas Tênis Clube, nesta segunda-feira, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, pelo placar de 90 a 59. O duelo foi válido pela 25ª rodada da competição e foi antecipado devido à participação dos cariocas na Liga das Américas, entre os dias 14 e 16 de fevereiro.
Agora, após o resultado positivo diante do clube de Belo Horizonte, os rubro-negros contabilizam 18 resultados positivos em 22 partidas e se mantiveram na liderança isolada do NBB (81,8% de aproveitamento). Enquanto isso, os minastenistas ampliaram seu jejum de vitórias para três jogos e agora ocupam a 15ª colocação, com campanha de seis êxitos em 19 encontros no campeonato (31,5% de aproveitamento), a mesma da Liga Sorocabana.
O Flamengo teve como principal figura em quadra o ala Marquinhos, que a cada dia que passa mostra que está recuperado da lesão que o fez perder o primeiro turno do NBB. Com 17 pontos, sendo dez deles no último quarto, o camisa 11 foi o cestinha do encontro, além de colecionar quatro assistências e três rebotes. Destaque também para os homens de garrafão flamenguistas Olivinha e Meyinsse, ambos responsáveis por 15 pontos. Pelo lado do Minas, o jovem armador Henrique Coelho foi o maior pontuador, com 13 pontos.
“Tínhamos a expectativa de um jogo duro, pois o Minas aposta muito no físico. Estávamos mentalmente preparados para isso e nos saímos bem. Neste campeonato, o mais regular leva vantagem, e a regularidade é difícil de ser conseguida. Você vê, por exemplo, times ganhando e perdendo de outros que estão mais abaixo na classificação”, falou o técnico rubro-negro José Neto.
-
Douglas Nunes, do Minas, e Meyinsse, do Flamengo
-
-
Elinho, do Minas
-
Meyinsse, do Flamengo
-
-
Meyinsse, do Flamengo
-
Coelho, do Minas
-
Laprovittola, do Flamengo, e Douglas Nunes, do Minas
-
Meyinsse, do Flamengo
-
Wanderson, do Minas, e Olivinha, do Flamengo
-
Meyinsse, do Flamengo, e Moisés, do Minas
-
Laing, do Minas, e Marcelinho, do Flamengo
-
Marcelinho, do Flamengo, e Laing, do Minas
O confronto teve início bastante movimentado e as duas equipes disputaram ponto a ponto a etapa inicial. Apenas no minuto final, o Flamengo engatou uma boa sequência de pontos e, com bons desempenhos de seus homens de garrafão, Meyinsse e Olivinha, fechou a primeira parcial, por 23 a 15.
Mas um segundo quarto arrasador por parte dos rubro-negros fez com que a vantagem que era de oito pular para 27 pontos através de um incrível 25 a 3 (45 a 18). Os mineiros pouco conseguiram fazer diante da forte defesa flamenguista, que limitou os adversários a apenas 11 pontos e foi para os vestiários com 50 a 26 no placar.
O Minas engrossou sua defesa, deixou o jogo mais truncado e o nível técnico da partida mostrou uma ligeira caída nos primeiros momentos. Porém, as equipes encontraram o caminho da cesta e se acertaram em quadra. Apesar da melhora dos mineiros em quadra, o Flamengo continuou soberano no duelo e manteve a diferença acima dos 20 pontos, tendo 67 a 45 como placar final do terceiro período.
No último período, o time da casa não tirou o pé do acelerador e trataram de aumentar ainda mais a diferença, desta vez, para a margem dos 30 pontos (81 a 51). Com mão quente de Gegê e Marquinhos, ambos com duas bolas de 3 pontos e autores de oito e dez pontos, respectivamente, o Flamengo encerrou o embate com 31 pontos de diferença e devidamente reabilitado no NBB 2013/2014.
“Foi um jogo completo por parte de todos nós. Estivemos sempre concentrados e atuamos com muita intensidade. Depois de uma derrota (para o Pinheiros), foi muito bom responder assim, ganhando. Isso faz bem ao grupo. Temos que estar dessa mesma forma nos próximos jogos”, disse o armador argentino Laprovittola, que encerrou a partida com sete pontos e seis assistências na conta.