
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
29/07
30/07
31/07
01/08
02/08
03/08
04/08
12/09

Pegada Franca!


Arena Olímp. São Seb. Paraíso
Com defesa intensa o tempo todo, Franca não dá chances ao Limeira, vence pela segunda vez na LDB 2016 e se aproxima da classificação à Série Ouro
Por Liga Nacional de Basquete


Para conquistar sua segunda vitória na LDB 2016 e dar um importante passo rumo à classificação para a Série Ouro, o Sesi-SP/Franca Basquete honrou a tradição do basquete da cidade e marcou demais. Com uma defesa sufocante durante os 40 minutos, o time dirigido pelo técnico Daniel Wattfy venceu o confronto dos times do interior paulista por 73 a 49, nesta quinta-feira, em São Sebastião do Paraíso (MG).
Põe na conta: Com duas vitórias em dois jogos disputados, Franca está muito próximo de garantir seu lugar na Série Ouro. A equipe ainda fará mais dois jogos pela primeira fase e mais um triunfo garante a classificação. Mesmo no caso de duas derrotas, a equipe dificilmente ficará de fora.
Números comprovam: A forte defesa francana pode ser ilustrada pelo número de erros (20) e também por conta dos baixos aproveitamentos do Limeira nas bolas de 2 e 3 pontos (34,6% e 17,3%, respectivamente). Além disso, Franca ainda dominou completamente os rebotes (44 a 29).
O cara: Principal nome do elenco francano na LDB 2016, o ala Antonio mostrou do que é capaz nesta quinta. Com seu estilo de jogo físico funcionando muito bem, o jogador foi o cestinha da partida, com 13 pontos (5/6 nos arremessos de dois pontos), e ainda apanhou sete rebotes. Tudo isso em apenas 19 minutos em quadra.
Fala aí: “A defesa é a principal característica do basquete de Franca há anos. E com esse time não é diferente. Sempre vamos buscar uma forte defesa para tirar a confiança dos nosso adversários e hoje fizemos isso muito bem. Anulamos o ataque deles e tomamos menos de 50 pontos, o que para nós é um grande feito”, disse Antonio.

Antonio teve papel fundamental na arrasadora vitória francana nesta quinta (João Pires/LNB)
Cartas na manga: Formado por jovens jogadores das categorias Sub-17 e Sub-19, o banco de reservas do Franca funcionou muito bem novamente. Desta vez, os destaques ficaram por conta do armador Cassiano (11 pontos, quatro rebotes, três assistências e três bolas recuperadas), do ala Didi (nove pontos, três rebotes, três assistências e três bolas recuperadas), e do ala/armador Léo (dez pontos).
Fala aí (2): “É muito importante para nós, os mais velhos do time, saber que a molecada que vem do banco está dando conta do recado. Eles dão um gás ainda maior ao nosso time e sempre aumentam ainda mais a força da nossa defesa. Vamos precisar muito da rotação se quisermos chegar longe nesta LDB”, completou Antonio.
E agora? O próximo compromisso dos francanos na LDB 2016 será nesta sexta-feira, diante do Minas Tênis Clube, às 15 horas (de Brasília). Já o Limeira folgará um dia e fechará sua campanha no Grupo A neste sábado, também diante do clube mineiro.
Vida ou morte: Dono de uma vitória em três partidas realizadas, o time limeirense terá que vencer o Minas para buscar a classificação. Em caso de derrota, a equipe do técnico Jece Leite estará eliminada da briga pelo título e irá disputar a Série Ouro.
Fala aí: “A defesa deles foi bem agressiva, mas não soubemos lidar com isso. Não conseguimos encaixar nosso jogo no começo e isso facilitou as coisas para eles. Mas agora é zerar a cabeça e aproveitar o dia de folga para acertar as coisas que erramos hoje. Vamos em busca dessa vitória no sábado”, disse o ala limeirense Michel.
Sensação diferente: Depois de defender as cores do Limeira nas cinco primeiras edições da LDB, o ala/pivô Dú Sommer atuou pela primeira vez diante de sua ex-equipe. Reforço francano para a temporada 2016/2017. o jogador atuou por 16 minutos nesta quinta e marcou apenas dois pontos.
Incansáveis: Oito dos 12 atletas do elenco francano – Alexey, Cassiano, Antonio, Cintra, Du, João Pedro, Rafael e Guilherme – atuaram na noite da última quarta-feira (31/08) pela equipe adulta no Campeonato Paulista, fora de casa, contra o Rio Claro. Todos eles haviam atuado na terça (30/08) pela rodada inicial da LDB 2016 e percorreram uma verdadeira “maratona” para representar a equipe nas duas competições.
Jogo truncado: Durante todo o primeiro quarto, as equipes fizeram um duelo de grandes defesas. Desta maneira, os ataques tiveram muitas dificuldades e jogo ficou truncado. Neste cenário, as equipes se alternaram algumas vezes na ponta do placar e Limeira fechou em vantagem (14 a 13).
Arrancada francana: No segundo período, o equilíbrio deu lugar ao domínio do Franca. Com sua defesa ainda funcionando muito bem, o time passou a atacar com mais tranquilidade e, com um ótimo jogo coletivo, venceu a parcial (17 a 7) e foi para o intervalo liderando por nove pontos (30 a 21).
Não teve jeito: Depois de assumir o controle do jogo, Franca voltou dos vestiários melhor ainda e não deu mais chances aos rivais. Forçando os limeirenses a seguidos erros, o time da capital do basquete pontuou diversas vezes em contra-ataques e fechou o terceiro quarto com 28 pontos de frente (58 a 30).
Se soltou um pouco: Após sofrer muito nos três primeiros quarto, o ataque limeirense melhorou no último quarto, muito por conta de bons lances de Higor, e a equipe venceu a parcial por 19 a 15. No entanto, o resultado da partida já estava praticamente sacramentado e a vitória francana veio sem sustos.