HOJE
Pegando fogo!
Por Liga Nacional de Basquete
Com sete equipes do NBB CAIXA presentes, Campeonato Paulista 2016 se aproxima da reta final na primeira fase e acirra disputa pelas primeiras posições
O Campeonato Paulista de Basquete de 2016 está na reta final da fase classificatória. A competição, que conta com dez times, sendo sete deles integrantes do NBB CAIXA 2016/2017, já concluiu 14 de suas 18 rodadas iniciais e se aproxima da fase de playoffs, que será disputada pelos oito melhores classificados da primeira fase.
Neste momento, a classificação é bastante interessante para alguns times do NBB CAIXA. Mogi das Cruzes/Helbor, EC Pinheiros, Franca Basquete/Magazine Luiza e Paulistano/Corpore, ocupam as quatro primeiras colocações, respectivamente. Na sétima colocação, o Rio Claro Basquete tem exatos 50% de aproveitamento, até então, com sete vitórias e sete derrotas. Nas duas últimas posições e neste momento fora dos playoffs estão a Liga Sorocabana, nona colocada, e o Gocil/Bauru Basket, que ocupa a décima posição.
+Clique aqui e confira a classificação completa do Campeonato Paulista 2016

Com reforços, como o de Caio Torres, na foto, o Mogi tem um dos melhores elencos do basquete nacional e lidera a primeira fase do Campeonato Paulista 2016 (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)
Mogi
Campanha: 12 vitórias – 2 derrotas
Posição: 1º Lugar
Um dos elencos mais fortes do basquetebol brasileiro para a temporada 2016/2017, o Mogi inicio sua trajetória no Campeonato Paulista 2016 de maneira perfeita. Foram 12 vitórias nos 12 primeiros jogos da equipe paulista, que só veio a ser derrotada nos últimos dois confrontos que realizou, diante do América de São José do Rio Preto e do Franca. A competição também já serviu para estrear algumas das novas peças mogianas, como o técnico Jorge Guerra, o “Guerrinha”, e o pivô Caio Torres.
Pinheiros
Campanha: 11 vitórias – 3 derrotas
Posição: 2º Lugar
Uma das equipes que mais passou por mudanças no período de baixa temporada, o Pinheiros também faz bela campanha na primeira fase do Campeonato Paulista 2016. Com vitórias importantes recentemente, como no clássico da capital paulista, contra o Paulistano, por 91 a 90, e diante do Bauru, fora de casa, por 99 a 94, nas duas últimas rodadas da competição, os pinheirenses ocupam o segundo lugar da tabela de classificação, com 11 vitórias e apenas três derrotas.

Muito reforçado na baixa temporada, o Franca, do ala Pedro, tem nove vitórias e cinco derrotas, até o momento, e ocupa a terceira colocação do Paulista (Newton Nogueira/Divulgação)
Franca
Campanha: 10 vitórias – 4 derrotas
Posição: 3º Lugar
Outro elenco muito reforçado para a temporada 2016/2017 do basquete brasileiro, o Franca vem se saindo muito bem no inicio do trabalho do técnico Helinho. São dez resultados positivos e apenas quatro negativos, que fazem com que a “Capital do Basquete” esteja muito esperançosa na equipe, que neste momento, ocupa a terceira colocação da competição.
Paulistano
Campanha: 9 vitórias e 5 derrotas
Posição: 4º Lugar
Após a saída de todo do quinteto, composto por Kenny Dawkins, Valtinho, Gemerson, Gruber e Caio Torres, que iniciou a grande maioria dos jogos do Paulistano no último NBB CAIXA, a equipe da capital paulista tenta se adaptar aos novos nomes e, até o momento, faz bom trabalho. Apesar das saídas de nomes de peso, outros atletas importantes chegaram para reforçar o time alvirrubro, como a dupla Lucas Dias e Georginho, contratados diretamente do rival Pinheiros, e os ex-atletas do clube, Eddy, que estava no Macaé Basquete, e Renato Carbonari, que estava no São José Basketball.
Rio Claro
Campanha: 7 vitórias e 7 derrotas
Posição: 6º Lugar
Também dentro do G-8, o Rio Claro faz campanha regular até o momento. O time, que não passou por muitas mudanças no período de baixa temporada, tem contado com o belo trabalho de um dos seus principais reforços. O armador Gegê, ex-CR Flamengo, foi apresentado pela equipe do interior paulista no mês de agosto e é um dos pontos altos da trajetória desempenhada pelos rio-clarenses até a 14ª rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista 2016.

Com 50% de aproveitamento, em sete vitórias e sete derrotas, hoje o Rio Claro é o sexto colocado do Campeonato Paulista 2016 (Filippo Ferrari/Divulgação)
Liga Sorocabana
Campanha: 3 vitórias – 11 derrotas
Posição: 9º Lugar
Outro time que passou por diversas transformações após o fim do NBB CAIXA 2015/2016 é a Liga Sorocabana. A equipe, que anunciou nove contratações no período de baixa temporada, vem contando com boas atuações de um dos seus principais reforços. O armador Carioca, que disputou o último NBB CAIXA pelo Decisão Engenharia/Minas, é o principal cestinha sorocabano na competição, com média de 17,5 pontos por jogo, e vem tentando manter a equipe paulista próxima ao G-8.
Bauru
Campanha: 3 vitórias – 11 derrotas
Posição: 10º Lugar
Atual vice-campeão do NBB CAIXA, o Bauru ocupa a décima colocação do Campeonato Paulista 2016 até então. A equipe paulista, que também perdeu peças importantes no período de baixa temporada, como Ricardo Fischer e Robert Day, atuou com o elenco sub-19 em grande parte dos jogos da competição. Nas últimas semanas, enfim os bauruenses estrearam seus novos reforços para temporada 2016/2017 do basquete nacional, como Valtinho, ex-Paulistano, e Shilton, ex-Minas, e colocaram em quadra seu elenco adulto completo.

Após iniciar a competição com o elenco sub-19, Bauru estreou suas contratações, como o pivô Shilton, na primeira fase do Campeonato Paulista 2016 (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca