#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pegando fogo!

13-09-2016 | 07:15
Por Liga Nacional de Basquete

Com sete equipes do NBB CAIXA presentes, Campeonato Paulista 2016 se aproxima da reta final na primeira fase e acirra disputa pelas primeiras posições

O Campeonato Paulista de Basquete de 2016 está na reta final da fase classificatória. A competição, que conta com dez times, sendo sete deles integrantes do NBB CAIXA 2016/2017, já concluiu 14 de suas 18 rodadas iniciais e se aproxima da fase de playoffs, que será disputada pelos oito melhores classificados da primeira fase.

Neste momento, a classificação é bastante interessante para alguns times do NBB CAIXA. Mogi das Cruzes/Helbor, EC Pinheiros, Franca Basquete/Magazine Luiza e Paulistano/Corpore, ocupam as quatro primeiras colocações, respectivamente. Na sétima colocação, o Rio Claro Basquete tem exatos 50% de aproveitamento, até então, com sete vitórias e sete derrotas. Nas duas últimas posições e neste momento fora dos playoffs estão a Liga Sorocabana, nona colocada, e o Gocil/Bauru Basket, que ocupa a décima posição.

+Clique aqui e confira a classificação completa do Campeonato Paulista 2016

Caio Torres, do Mogi

Com reforços, como o de Caio Torres, na foto, o Mogi tem um dos melhores elencos do basquete nacional e lidera a primeira fase do Campeonato Paulista 2016 (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Mogi

Campanha: 12 vitórias – 2 derrotas

Posição: 1º Lugar

Um dos elencos mais fortes do basquetebol brasileiro para a temporada 2016/2017, o Mogi inicio sua trajetória no Campeonato Paulista 2016 de maneira perfeita. Foram 12 vitórias nos 12 primeiros jogos da equipe paulista, que só veio a ser derrotada nos últimos dois confrontos que realizou, diante do América de São José do Rio Preto e do Franca. A competição também já serviu para estrear algumas das novas peças mogianas, como o técnico Jorge Guerra, o “Guerrinha”, e o pivô Caio Torres.

Pinheiros

Campanha: 11 vitórias – 3 derrotas

Posição: 2º Lugar

Uma das equipes que mais passou por mudanças no período de baixa temporada, o Pinheiros também faz bela campanha na primeira fase do Campeonato Paulista 2016. Com vitórias importantes recentemente, como no clássico da capital paulista, contra o Paulistano, por 91 a 90, e diante do Bauru, fora de casa, por 99 a 94, nas duas últimas rodadas da competição, os pinheirenses ocupam o segundo lugar da tabela de classificação, com 11 vitórias e apenas três derrotas.

Pedro, do Franca

Muito reforçado na baixa temporada, o Franca, do ala Pedro, tem nove vitórias e cinco derrotas, até o momento, e ocupa a terceira colocação do Paulista (Newton Nogueira/Divulgação)

Franca

Campanha: 10 vitórias – 4 derrotas

Posição: 3º Lugar

Outro elenco muito reforçado para a temporada 2016/2017 do basquete brasileiro, o Franca vem se saindo muito bem no inicio do trabalho do técnico Helinho. São dez resultados positivos e apenas quatro negativos, que fazem com que a “Capital do Basquete” esteja muito esperançosa na equipe, que neste momento, ocupa a terceira colocação da competição.

Paulistano

Campanha: 9 vitórias e 5 derrotas

Posição: 4º Lugar

Após a saída de todo do quinteto, composto por Kenny Dawkins, Valtinho, Gemerson, Gruber e Caio Torres, que iniciou a grande maioria dos jogos do Paulistano no último NBB CAIXA, a equipe da capital paulista tenta se adaptar aos novos nomes e, até o momento, faz bom trabalho. Apesar das saídas de nomes de peso, outros atletas importantes chegaram para reforçar o time alvirrubro, como a dupla Lucas Dias e Georginho, contratados diretamente do rival Pinheiros, e os ex-atletas do clube, Eddy, que estava no Macaé Basquete, e Renato Carbonari, que estava no São José Basketball.

Rio Claro

Campanha: 7 vitórias e 7 derrotas

Posição: 6º Lugar

Também dentro do G-8, o Rio Claro faz campanha regular até o momento. O time, que não passou por muitas mudanças no período de baixa temporada, tem contado com o belo trabalho de um dos seus principais reforços. O armador Gegê, ex-CR Flamengo, foi apresentado pela equipe do interior paulista no mês de agosto e é um dos pontos altos da trajetória desempenhada pelos rio-clarenses até a 14ª rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista 2016.

Teichmann, do Rio Claro

Com 50% de aproveitamento, em sete vitórias e sete derrotas, hoje o Rio Claro é o sexto colocado do Campeonato Paulista 2016 (Filippo Ferrari/Divulgação)

Liga Sorocabana

Campanha: 3 vitórias – 11 derrotas

Posição: 9º Lugar

Outro time que passou por diversas transformações após o fim do NBB CAIXA 2015/2016 é a Liga Sorocabana. A equipe, que anunciou nove contratações no período de baixa temporada, vem contando com boas atuações de um dos seus principais reforços. O armador Carioca, que disputou o último NBB CAIXA pelo Decisão Engenharia/Minas, é o principal cestinha sorocabano na competição, com média de 17,5 pontos por jogo, e vem tentando manter a equipe paulista próxima ao G-8.

Bauru

Campanha: 3 vitórias – 11 derrotas

Posição: 10º Lugar

Atual vice-campeão do NBB CAIXA, o Bauru ocupa a décima colocação do Campeonato Paulista 2016 até então. A equipe paulista, que também perdeu peças importantes no período de baixa temporada, como Ricardo Fischer e Robert Day, atuou com o elenco sub-19 em grande parte dos jogos da competição. Nas últimas semanas, enfim os bauruenses estrearam seus novos reforços para temporada 2016/2017 do basquete nacional, como Valtinho, ex-Paulistano, e Shilton, ex-Minas, e colocaram em quadra seu elenco adulto completo.

Shilton, do Bauru

Após iniciar a competição com o elenco sub-19, Bauru estreou suas contratações, como o pivô Shilton, na primeira fase do Campeonato Paulista 2016 (Caio Casagrande/Bauru Basket)