HOJE
Pegar ou largar
Por Liga Nacional de Basquete
Com transmissão ao vivo do SporTV, Flamengo vai ao "caldeirão" Hugo Ramos enfrentar o Mogi podendo garantir a liderança da fase de classificação do NBB CAIXA

Flamengo, de Rafa Luz, pode garantir a liderança da 1ª fase se vencer o Mogi, de Larry, que quer vencer para voltar ao G-4 (Bruno Lorenzo/LNB)
Depois de receber o Jogo das Estrelas 2016 no último final de semana, o “caldeirão” Hugo Ramos será palco de mais um grande espetáculo. Nesta sexta-feira (25/03), Mogi das Cruzes/Helbor e Flamengo farão um confronto extremamente decisivo na reta final da fase de classificação do NBB CAIXA, às 11 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o país através dos canais SporTV.
Com campanha de 20 vitórias e cinco derrotas (80% de aproveitamento), o rubro-negro pode garantir a liderança da primeira fase da competição caso saia do Hugão com um resultado positivo. Isso porque a equipe carioca tem vantagem em um possível empate tanto com o vice-líder Paulistano/Corpore como contra o terceiro colocado Pascholaotto/Bauru, únicos times que ainda poderiam alcançá-la.
+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2015/2016
Do outro lado, a motivação do Mogi para ganhar dos atuais tricampeões se deve por conta da luta pelo G-4. Atualmente na quinta colocação, o time do técnico Danilo Padovani tem campanha de 17 triunfos em 25 confrontos disputados (68% de aproveitamento) e precisa vencer o máximo de jogos dos três que lhes restam na fase de classificação do NBB CAIXA 2015/2016.
À frente dos mogianos, na primeira posição dentro do grupo dos quatro primeiros, está o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, que depende somente de si para acabar a primeira fase no G-4. A equipe candanga tem campanha de 18 vitórias em 26 partidas e cravará o acesso direto às quartas de final caso vença seus dois duelos restantes na fase de classificação, contra Rio Claro e Decisão Engenharia/Minas.

Mogi e Flamengo fizeram a disputa brasileira pelo 3º lugar da Liga das Américas 2016, que ficou com os mogianos (José Jimenez Tirado/FIBA Américas)
Duas das grandes potências do basquete brasileiro na atualidade, Mogi e Flamengo têm travado grandes duelos nos últimos tempos. O último deles aconteceu no Final Four da Liga das Américas 2016, na disputa de terceiro lugar, vencida pelos mogianos, pelo placar de 73 a 71. O destaque da equipe vencedora ficou por conta do ala norte-americano Shamell, responsável por 19 pontos.
Antes disso, em duelo válido pelo primeiro turno da fase de classificação do NBB CAIXA, o atual tricampeão usou seu fator casa e levou a melhor sobre os mogianos de maneira emocionante, no Tijuca Tênis Clube, por 73 a 71, em duelo transmitido ao vivo pelo #NBBnaWeb. Nesta partida, o cestinha foi o rubro-negro Marcelinho Machado, responsável por 18 pontos e ainda sete assistências.
+Clique aqui e confira os jogos que ainda restam na fase de classificação do NBB CAIXA 2015/2016
Mas se o assunto é NBB CAIXA, o Flamengo leva ampla vantagem sobre o esquadrão do Alto Tietê. Em 11 confrontos já realizados entre eles, o time do técnico José Neto venceu nove e perdeu apenas dois, com direito a um belo confronto de semifinal na temporada 2013/2014, vencida pelos rubro-negros, pelo placar final de 3 a 1 na série melhor de cinco.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Mogi venceu 12 dos 13 jogos que fez no “caldeirão” Hugo Ramos na atual temporada do NBB CAIXA (Fotojump/LNB)
Para tentar reduzir a vantagem histórica dos cariocas no confronto geral no NBB CAIXA, o Mogi usará da força do “caldeirão” Hugo Ramos, que inclusive recebeu o Jogo das Estrelas 2016. Na atual temporada da competição, a agremiação do Alto Tietê venceu 12 dos 13 jogos que vez diante de sua torcida. A única derrota aconteceu na última semana, para o vice-líder Paulistano/Corpore, por 83 a 80.
Como forma de recuperação pelo revés para o clube paulistano, o Mogi bateu o Macáe Basquete na última quarta-feira, também no Hugão, pelo placar de 88 a 79. No mesmo dia e não tão longe dali, em São José dos Campos (SP), o líder Flamengo levou a melhor sobre o dono da casa, São José Basketball, no Ginásio Lineu de Moura, pelo placar de 88 a 80, e se aproximou ainda mais de garantir a ponta da classificação do NBB CAIXA.
Confira as partidas desta semana do NBB CAIXA 2015/2016:
– 23/03 (Quarta-feira)
Franca Basquete 79 x 88 Paulistano/Corpore
Decisão Engenharia/Minas 77 x 72 Rio Claro Basquete
EC Pinheiros 93 x 81 Solar Cearense
São José Basketball 80 x 88 Flamengo
Mogi das Cruzes/Helbor 88 x 79 Macaé Basquete
Banrisul/Caxias do Sul Basquete 72 x 76 Universo/Vitória
Paschoalotto/Bauru 90 x 71 Liga Sorocabana
– 25/03 (Sexta-feira)
11h – Mogi das Cruzes/Helbor x Flamengo – ao vivo no SporTV
11h – UniCEUB/Cartão BRB/Brasília x Rio Claro Basquete
11h – EC Pinheiros x Universo/Vitória
11h – Franca Basquete x Liga Sorocabana
18h – São José Basketball x Macaé Basquete – ao vivo no #NBBnaWeb
– 26/03 (Sábado)
16h30 – Paschoalotto/Bauru x Paulistano/Corpore – ao vivo na RedeTV!
– 27/03 (Domingo)
11h – Flamengo x Decisão Engenharia/Minas
18h – Liga Sorocabana x Mogi das Cruzes/Helbor
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca