HOJE
Pela América do Sul
Por Liga Nacional de Basquete
Começa nesta quarta (01) a fase final da Liga Sul-Americana, em Buenos Aires. Flamengo, Brasília e Pinheiros são os brasileiros na disputa do título
Com três brasileiros lutando pelo título, a fase final da Liga Sul-Americana de clubes começa nesta quarta-feira, dia 1 de fevereiro, sediado na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina. Flamengo, Uniceub/BRB/Brasília e Pinheiros/SKY são os representantes “tupiniquins” que seguem na competição.
O Flamengo está no grupo A da primeira etapa da decisão, junto com o Pinheiros e o Atenas de Córdoba (ARG). A delegação rubro-negra já está em solo argentino e se prepara para buscar seu segundo título na história da competição – venceram a primeira vez em 2009. Para chegar a fase final, o time carioca superou o U.T.E (EQU) e o Boston College (CHI), e foi derrotado pelo Atenas (ARG) na primeira fase. A estreia na fase final será nesta quarta, às 20h30, contra o Pinheiros.
“Conhecemos bem os adversários e sabemos que são fortes. Qualquer momento de desconcentração pode custar a nossa classificação. Temos que estar focados o tempo todo para alcançar nosso objetivo, porque sabemos da importância desse título para o Flamengo”, disse o ala Marcelinho, capitão da equipe do Flamengo.
O Pinheiros embarca na manhã desta terça rumo a Buenos Aires. A equipe paulista disputa pela primeira vez a Liga Sul-Americana e para chegar à fase final sediou um dos quadrangulares da primeira fase, quando venceu o Biguá (URU) e o Orgullo Paisa (COL) e foi derrotado pelo Obras Sanitarias.
Apesar de comandar uma equipe estreante na competição, o experiente técnico Claudio Mortari acredita que sua equipe está pronta para enfrentar a pressão de uma decisão internacional.
“O Pinheiros já vem de algumas decisões, isso está superado. Em jogos sob pressão temos nos saído muito bem. A cada jogo você vai calejando um pouco mais. É a primeira vez do Pinheiros na Liga Sul-Americana e seria muito importante conquistar o título”, comentou o treinador.
O Uniceub/BRB/Brasília é o atual campeão da competição e está no grupo B da fase final, com o Malvin (URU) e a equipe anfitriã, o Obras Sanitarias (ARG). Na primeira fase, os candangos avançaram com vitórias sobre o Centauros (VEN) e o Amistad (BOL) e uma derrota para o Malvin (URU). A equipe também viaja nesta terça, mas estreia somente na quinta (02), às 20h30, justamente contra os uruguaios.
“Chegando lá é uma maratona. O primeiro jogo é fundamental e precisamos vencer o Malvin para enfrentar o Obras com um pouco mais de tranquilidade. Conhecemos o Malvin, jogamos contra eles na fase de classificação e sabemos que temos condições de ganhar. Conhecemos o tipo de jogo e os principais atletas da equipe deles”, analisou o técnico José Vidal, que para a fase final poderá contar com o pivô Lucas Tischer, que terminou de cumprir uma suspensão de um ano de competições internacionais.
Fase final da Liga Sul-Americana – Buenos Aires (ARG)
01/02 (Quarta-feira)
20h30 – Pinheiros/SKY x Flamengo
23h – Obras Sanitarias (ARG) x Malvin (URU)
02/02 (Quinta-feira)
20h30 – Uniceub/BRB/Brasília x Malvin (URU)
23h – Atenas (ARG) x Pinheiros/SKY
03/02 (Sexta-feira)
20h30 – Atenas (ARG) x Flamengo
23h – Obras Sanitarias x Uniceub/BRB/Brasília
04/02 (Sábado)
20h30 – 1º Grupo A x 2º Grupo B
23h – 1º Grupo B x 2º Grupo A
05/02 (Domingo)
20h30 – Disputa do terceiro lugar
23h – Final
Grupo A
Flamengo
Pinheiros/SKY
Atenas (ARG)
Grupo B
Uniceub/BRB/Brasília
Obras Sanitarias (ARG)
Malvin (URU)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca