#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pela América do Sul

30-01-2012 | 12:34
Por Liga Nacional de Basquete

Começa nesta quarta (01) a fase final da Liga Sul-Americana, em Buenos Aires. Flamengo, Brasília e Pinheiros são os brasileiros na disputa do título

Com três brasileiros lutando pelo título, a fase final da Liga Sul-Americana de clubes começa nesta quarta-feira, dia 1 de fevereiro, sediado na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina. Flamengo, Uniceub/BRB/Brasília e Pinheiros/SKY são os representantes “tupiniquins” que seguem na competição.

O Flamengo está no grupo A da primeira etapa da decisão, junto com o Pinheiros e o Atenas de Córdoba (ARG). A delegação rubro-negra já está em solo argentino e se prepara para buscar seu segundo título na história da competição – venceram a primeira vez em 2009. Para chegar a fase final, o time carioca superou o U.T.E (EQU) e o Boston College (CHI), e foi derrotado pelo Atenas (ARG) na primeira fase. A estreia na fase final será nesta quarta, às 20h30, contra o Pinheiros.

“Conhecemos bem os adversários e sabemos que são fortes. Qualquer momento de desconcentração pode custar a nossa classificação. Temos que estar focados o tempo todo para alcançar nosso objetivo, porque sabemos da importância desse título para o Flamengo”, disse o ala Marcelinho, capitão da equipe do Flamengo.

O Pinheiros embarca na manhã desta terça rumo a Buenos Aires. A equipe paulista disputa pela primeira vez a Liga Sul-Americana e para chegar à fase final sediou um dos quadrangulares da primeira fase, quando venceu o Biguá (URU) e o Orgullo Paisa (COL) e foi derrotado pelo Obras Sanitarias.

Apesar de comandar uma equipe estreante na competição, o experiente técnico Claudio Mortari acredita que sua equipe está pronta para enfrentar a pressão de uma decisão internacional.

“O Pinheiros já vem de algumas decisões, isso está superado. Em jogos sob pressão temos nos saído muito bem. A cada jogo você vai calejando um pouco mais. É a primeira vez do Pinheiros na Liga Sul-Americana e seria muito importante conquistar o título”, comentou o treinador.

O Uniceub/BRB/Brasília é o atual campeão da competição e está no grupo B da fase final, com o Malvin (URU) e a equipe anfitriã, o Obras Sanitarias (ARG). Na primeira fase, os candangos avançaram com vitórias sobre o Centauros (VEN) e o Amistad (BOL) e uma derrota para o Malvin (URU). A equipe também viaja nesta terça, mas estreia somente na quinta (02), às 20h30, justamente contra os uruguaios.

“Chegando lá é uma maratona. O primeiro jogo é fundamental e precisamos vencer o Malvin para enfrentar o Obras com um pouco mais de tranquilidade. Conhecemos o Malvin, jogamos contra eles na fase de classificação e sabemos que temos condições de ganhar. Conhecemos o tipo de jogo e os principais atletas da equipe deles”, analisou o técnico José Vidal, que para a fase final poderá contar com o pivô Lucas Tischer, que terminou de cumprir uma suspensão de um ano de competições internacionais.

Fase final da Liga Sul-Americana – Buenos Aires (ARG)

01/02 (Quarta-feira)
20h30 – Pinheiros/SKY x Flamengo
23h – Obras Sanitarias (ARG) x Malvin (URU)

02/02 (Quinta-feira)
20h30 – Uniceub/BRB/Brasília x Malvin (URU)
23h – Atenas (ARG) x Pinheiros/SKY

03/02 (Sexta-feira)
20h30 – Atenas (ARG) x Flamengo
23h – Obras Sanitarias x Uniceub/BRB/Brasília

04/02 (Sábado)
20h30 – 1º Grupo A x 2º Grupo B
23h – 1º Grupo B x 2º Grupo A

05/02 (Domingo)
20h30 – Disputa do terceiro lugar
23h – Final

Grupo A
Flamengo
Pinheiros/SKY
Atenas (ARG)

Grupo B
Uniceub/BRB/Brasília
Obras Sanitarias (ARG)
Malvin (URU)