#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pela cidade inteira

06-04-2017 | 05:55
Por Douglas Carraretto

Campo Mourão vive expectativa de sua estreia nos playoffs do NBB CAIXA, e técnico Emerson de Souza afirma: “entramos para a história”

Menor cidade em número de habitantes do NBB CAIXA, Campo Mourão fez história em sua estreia na elite (Valmir de Lara/Campo Mourão Basquete)

O Campo Mourão Basquete já está na história do NBB CAIXA. Em sua primeira temporada na competição, o representante do Paraná realizou uma campanha histórica, chegou a estar dentro do G-4 na quarta colocação e conseguiu a tão sonhada vaga nos playoffs.

A estreia no mata-mata será nesta sexta-feira (07/04), às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Belin Carolo, diante do sétimo colocado Universo/Vitória, com transmissão ao vivo do SporTV.

Não são todos os estreantes do NBB CAIXA que conseguem ir aos playoffs logo em sua primeira oportunidade. Historicamente falando, o campeonato já teve 15 debutantes. Destes, somente sete foram ao mata-mata no ano de estreia: Uberlândia (10/11), Liga Sorocabana e Tijuca (11/12), Solar Cearense (12/13), Caxias do Sul e Universo/Vitória (15/16) e agora o Campo Mourão (16/17).

É sempre bom relembrar que Campo Mourão (PR) é a menor cidade em número de habitantes do NBB CAIXA, com cerca de apenas 90 mil moradores. Mesmo com essa situação, o município abraçou totalmente a equipe de basquete, que reuniu ótimo público no Ginásio Belin Carolo nas partidas em casa na fase de classificação.

“A cidade tem muito orgulho do que fizemos nesse primeiro ano na elite. Em uma temporada Campo Mourão entrou para a história como menor cidade em número de habitantes a chegar aos playoffs do NBB CAIXA. A esperança de todos é muito grande. A cidade está empolgada. Esperamos contar com bom público para conseguirmos nossa primeira vitória nos playoffs”, disse o técnico Emerson de Souza.

Campo Mourão foi o responsável por quebrar invencibilidade de 5 jogos do Vitória (Valmir de Lara/Campo Mourão Basquete)

Na fase de classificação, o Leão, que terminou na décima colocação, conquistou vitórias incríveis fora de casa, como contra UniCEUB/BRBCARD/Brasília, EC Pinheiros, Vasco da Gama, Solar Cearense e Paulistano/Corpore, todos fora de casa, além do vice-líder Mogi das Cruzes/Helbor e o próprio Universo/Vitória, adversário nos playoffs, atuando no Belin Carolo.

Diante do Vitória, o retrospecto é de um triunfo e uma derrota na etapa classificatória. Em casa, a equipe do técnico Emerson de Souza quebrou a invencibilidade do rubro-negro baiano ao ganhar por 70 a 64. Já no jogo de volta, em Salvador (BA), derrota após duelo bastante equilibrado, pelo placar de 86 a 79.

“Nossa expectativa é muito grande. Os dois confrontos contra o Vitória na fase de classificação foram equilibrados. Vencemos a primeira e perdemos a segunda fazendo bom jogo. Mostramos que nosso jogo encaixa bem contra eles. Mas vamos jogar uma batalha de cada vez, jogo a jogo para conseguir ir às quartas de final”, concluiu o comandante do Campo Mourão.

Depois do duelo de abertura da série em Campo Mourão, as equipes migrarão para Salvador, onde farão os dois jogos seguintes do confronto, nos dias 11 e 13 de abril, às 21 e 20 horas (de Brasília), respectivamente, ambos com transmissão ao vivo dos canais SporTV. O vencedor da série encontrará com o Mogi das Cruzes/Helbor, vice-líder da fase de classificação.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.