HOJE
Pela classificação
Por Liga Nacional de Basquete
Com dois a zero de vantagem, Flamengo tem chance de fechar série de quartas de final contra o Paulistano, em casa, neste sábado
Vencer para avançar às semifinais. É isso que o Flamengo precisa fazer na noite deste sábado, às 21h30 (de Brasília), no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), na terceira partida da série de quartas de final da atual temporada do Novo Basquete Brasil contra o Paulistano/Unimed. O confronto será transmitido ao vivo pelo canal SporTV.
Depois de vencer as duas primeiras partidas do confronto diante do clube da capital paulista, a equipe carioca terá a chance de confirmar sua passagem ao grupo dos quatro melhores do maior campeonato de basquete do país ao lado de sua torcida. Porém, para conquistar tal vantagem, o esquadrão dirigido pelo técnico José Neto não teve vida fácil.
No primeiro jogo da série, o clube da Gávea chegou a abrir 24 pontos de frente, mas teve que segurar uma reação espetacular dos rivais para sair com o triunfo na partida disputa na cidade de São Paulo. Depois, no segundo duelo, os paulistas chegaram a colocar 20 pontos de diferença no placar e os rubro-negros tiveram que suar a camisa para conquistar a virada e o segundo resultado positivo nas quartas de final, ao lado de sua vibrante torcida.
“Vai ser mais um jogo complicado e sabemos das dificuldades que enfrentaremos. O adversário virá com muita vontade de vencer a partida, mas contamos com o apoio da nossa torcida e esperamos que eles (torcida) repitam o show que deram no último jogo. Vamos fazer de tudo para sair com mais uma vitória para tentar fechar a série logo neste sábado”, disse o ala/pivô Olivinha.
Caso consiga a classificação sem perder nenhum jogo nas quartas de final, o esquadrão do Rio de Janeiro largará na frente dos outros times. Todas as outras séries desta etapa da competição terão no mínimo quatro jogos e as equipes envolvidas se desgastarão mais do que os líderes da fase de classificação em uma eventual vitória no confronto com o Paulistano por três jogos a zero.
“Acho que a expectativa do time é fechar a série, lógico, mas sabemos que vai ser outro jogo muito difícil. Apesar de estar dois a zero para gente, o Paulistano vem jogando com uma defesa muito forte, fazendo nosso time trabalhar bastante o ataque. Acho que jogar em casa, com a torcida do nosso lado, vai ser a força que precisamos para fecharmos a série em 3 a 0 no próximo jogo”, afirmou o ala/armador Benite, um dos destaques da equipe flamenguista nas duas primeiras partidas do confronto, com média de 14 pontos por jogo.
Do outro lado, mesmo com duas derrotas na série, o time da capital paulista segue confiante. A maneira com que a equipe se portou nas duas partidas diante dos líderes da fase de classificação do NBB faz com que o elenco siga esperançoso em se manter vivo na disputa do campeonato nacional.
“Fizemos duas boas partidas na série, mas em ambas as oportunidades fomos derrotados no final. Sabemos na necessidade da vitória nessa partida e vamos entrar em quadra focados e dispostos a levar o confronto de volta para São Paulo”, disse o armador Elinho, que anotou 22 e 12 pontos, respectivamente, nos dois jogos iniciais do duelo com os cariocas.
Confira o calendário completo da série:
Flamengo (1º) 2 x 0 Paulistano/Unimed (9º)
29/04 – Paulistano 91 x 100 Flamengo
02/05 – Flamengo 80 x 76 Paulistano
04/05 – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 21h30 (transmissão ao vivo do SporTV)
07/05* – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), às 21 horas (transmissão ao vivo do SporTV)
10/05* – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 21 horas (transmissão ao vivo do SporTV)
*se necessário